Campeonato de Portugal de Todo o Terreno: Simply the best, agora Plus…

Por a 19 Fevereiro 2023 18:26

Mais uma vez, inicia-se em Beja o Campeonato de Portugal de Todo o Terreno, competição que este ano se prepara para receber vários carros de última geração do TT Mundial, já vistos em grande escala no Dakar. Sem o Campeão em título, João Ferreira à partida, todos os restantes habituais concorrentes marcam presença para mais um ano em que se espera nova ‘colheita’ de exceção.

Os portugueses são mesmo um povo especial no que aos desportos motorizados diz respeito, todo-o-terreno em particular. Fosse este um país mais ‘normal’ em termos económicos e provavelmente teríamos vários pilotos ao mais alto nível no TT internacional, espelhando a qualidade da modalidade em termos internos. E mesmo assim temos quem para lá caminhe…

Depois de uma época em que João Ferreira espantou o mundo do TT nacional, e fez franzir a testa de personalidades como Sven Quandt, líder da X-Raid, o Campeão de Portugal e Europeu de TT não vai estar à partida do CPTT 2023, devendo surgir apenas numa ou noutra prova. O seu foco é o Mundial de Todo-o-Terreno que está apenas na sua segunda edição. É o passo lógico de um piloto que pode voltar a colocar Portugal entre os principais nomes do TT Mundial. Está a caminhar para isso…

Dentro de portas, mais do mesmo, mas ‘plus’. Ou seja: voltamos a ter um parque automóvel com máquinas de topo, mas este ano já com as T1+, veículos que nasceram no Dakar 2022, e que já este ano se estenderam a outras marcas para lá da Toyota Hilux e BRX Hunter: Mini, e Ford Ranger/Raptor T1+.

Está prevista a vinda para Portugal de diversos carros, o de Lourenço Rosa já cá está desde o meio do ano passado, em Beja vai estar, pelo menos mais um, não o definitivo, mas um ‘aluguer’ pois neste momento ainda há dúvidas se outros pilotos terão os seus carros de 2023 à partida do campeonato. João Ramos terá uma Toyota Hilux T1+ alugada a Benediktas Vanagas, um carro que é uma evolução da Toyota Hilux normal com o Kit T1+ ao invés de um chassis construído do ‘zero’ como João Ramos irá ter no futuro. Mas de pilotos e carros falaremos mais à frente com maior detalhe…

No T1 espera-se um plantel na linha do que se tem visto, João Ferreira é mesmo a única ausência, Miguel Barbosa deve surgir numa ou noutra prova, especialmente Portalegre, sem ter previsto disputar todo o campeonato, mas é no T3 que vamos voltar a ter um incremento de carros e novos nomes, especialmente o de Armindo Araújo, que se junta a João Dias, Campeão em título na SantagRacing, com o Campeão de Portugal de Ralis em título a disputar ao mesmo tempo o CPR e o CPTT, algo que Miguel Barbosa já fez também, há uns anos, quando correu com o SkodaFabia R5 da BP UltimateŠkodaTeam, e a Toyota Hilux com que venceu em Loulé sendo terceiro no campeonato.

Outra novidade é uma prova em Espanha, em abril, a Baja TT Dehesa Extremadura, na zona de Badajoz.

Quem são os protagonistas

Tal como tem sucedido todos os anos, o plantel vai variando um pouco de prova para prova, mas o essencial, os pilotos da frente, que lutam pelos títulos e triunfos nas provas nas diversas categorias, marcam todos presença já no início do campeonato.

Já se sabe que o campeão absoluto em título, João Ferreira não vai defender o triunfo na competição, mas há boas novidades.

Entre os pilotos que disputam habitualmente o campeonato, destaque para João Ramos que, como já referimos, vai ter uma Toyota Hilux T1+ ‘alugada’ a Benediktas Vanagas.

Foi a única forma de poder arrancar o campeonato com uma T1+, que Tiago Reis não vai ter. O Campeão de 2019 e 2021 terá de arrancar a competição com uma Hilux T1 semelhante à que correu no ano passado.

Luís Santos há-de correr esta época com o novo Mini JCW Plus, mas ainda não é certo que chegue a tempo da prova de Beja. Só mais em cima da prova se saberá.

Portanto, contas feitas, só mesmo Lourenço Rosa e Joaquim Dias, dupla da BP Ultimate Adventure têm a sua Toyota Hilux T1+, com que já rodaram em Portugal, em Reguengos, ainda sem ser em competição. Portanto, mais T1+ chegarão a Portugal, mas para já em Beja, dois carros, talvez três…

Alejandro Martins e José Marques (Mini JCW) mantêm o mesmo carro do ano passado, pois o piloto entende que este continua a ser muito competitivo. E é bem capaz de ter razão, já que os novos T1+ ainda têm muito para provar em provas como as portuguesas, tipo Baja, pois sabe-se que o Mini é fiável, muito ágil e vai permitir ao piloto da MRacing continuar a obter bons resultados.

Nuno Madeira e José Janela mantêm a ‘Bruta’, a Ford Ranger T1, talvez quando a Ford tiver a sua T1+, mudem. Talvez para o ano.

Lino Carapeta comprou a Ford Ranger T1 de Francisco Barreto, que não vai estar em Beja, mas pondera disputar o campeonato. Resta saber é com que carro…

No T1 marcam ainda presença em Beja pilotos como Edgar Reis (Totota Hilux T1), Miguel Casaca (VW Amarok), Henrique Lourenço (Mitsubishi Racing Lancer), Bruno Oliveira (Ford Ranger T1), Jorge Cardoso (Mercedes T1), Cláudio Carapeta (Bowler T1), entre outros.

É no T3 que existem grandes novidades. O Campeão João Dias (Can Am/Santag) regressa, o mesmo sucede com o segundo do campeonato de 2022, Francisco Guedes, mas a grande novidade é Armindo Araújo, que ao lado de Luís Ramalho vai disputar o CPTT em paralelo com o CPR.

Na primeira prova surgem ainda nomes como Luís Portela de Morais (Overdrive T3), João Carvalho (Can Am/Santag), Daniel Silva (Transfradelos), Filipe Cameirinha (Can-Am Benimoto), entre outros.

O T4 também está bem representado, com quase uma dezena de pilotos, tal como no ano passado o T2 arranca também com um plantel curto e para já só com Francisco Dias (Nissan Navarra DD2) entre os primeiros do campeonato de 2022.

Uma classe que continua a ganhar adeptos é o T8, que este ano se ‘desdobrou’ em T9, um grupo em que correm TT ‘derivados’ dos grupos T1 e T2 com 10 ou mais anos no Passaporte Técnico. São carros sem chassis tubulares ou parcialmente tubulares (ancoragem da suspensão e triângulos da suspensão) sendo apenas permitido chassis com longarinas e roll-bar.

Desta forma separaram-se carros de competitividade bem diferente. Contudo, a teoria parece boa, mas para já na prática ainda não surgiram muitos carros no T9. Para já estão só inscritos em Beja…dois! O de Alexandre Ferreira (Toyota BJ 73) e o de Cesário Santos (Nissan Navarra).

No T8, para já uma dúzia! Esta categoria tem tudo para ser ainda mais interessante do que tem sido, pois a quantidade e qualidade do plantel continua a aumentar.

A vinda de Nuno Matos com o seu Opel Mokka Proto para esta categoria é um bom exemplo, mas há muitas duplas e carros capazes de lutar pelos lugares cimeiros.

Obviamente Nuno Tordo (Nissan Navara), Michael Braun (Porsche Cayenne Proto), Alexandre Mota (Fiat Fullback Proto) assim quem ganhar ritmo, pode ‘misturar-se’, entre outros pilotos rápidos. Esta é uma categoria que está a suscitar muito interesse e tem tudo para ser bem competitiva.

Calendário mudou…

Há novidades no calendário. Face a 2022 mantêm-se as sete provas, o arranque volta a ser com a Baja TT Montes Alentejanos, mas há críticas de alguns quadrantes face ao timing da prova, que se realiza desde sempre, segundos a opinião de alguns, demasiado cedo o que coloca muita pressão em algumas equipas para ter os seus carros prontos a tempo, pois com o foco no Dakar, depois disso é muito difícil aos principais preparadores fazer face a todas as encomendas e tê-las prontas a tempo. Só em Portugal há diversos casos desses.

A BP Ultimate Baja TT ACP desaparece do calendário, para o seu lugar entra a Baja TT Dehesa Extremadura, que se realiza quase um mês mais tarde, a Baja TT do Oeste passa de maio para outubro, a Baja TT Norte de Portugal faz percurso inverso, realiza-se este ano muito mais cedo. De resto, tudo se mantém mais ou menos nas mesmas datas, são sete provas, contam seis resultados.

Calendário

Mês Prova Cidade Clube Organizador

24 a 26 Fevereiro Baja TT Montes Alentejanos/Esc Online Beja/CPKA

15 e 16 Abril Baja TT Dehesa Extremadura Badajoz/MCV Motorsports

5 e 6 Maio Baja TT Norte de Portugal Valpaços/CAMI

26 e 28 Maio Baja de Loulé Loulé/Clube Automóvel do Algarve

22 e 24 Setembro Baja TT Sharish Reguengos/Mourão/Redondo Reguengos de Monsaraz/Sociedade Artistíca Reguenguense

6 e 8 Outubro Baja TT do Oeste Torres Vedras/Escuderia Castelo Branco

27 e 28 Outubro 37ª Baja Portalegre 500 Portalegre/Automóvel Club de Portugal

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado