Baja Portalegre 500: Triunfo de Bernhard Ten Brinke

Por a 9 Novembro 2020 16:45

Numa Baja Portalegre 500 à ‘antiga’, como há muito não se via, Bernhard Ten Brinke, na luta pela Taça do Mundo FIA de Bajas, venceu depois de um último setor em que impediu que um SSV triunfasse pela primeira vez na história da prova. Em termos nacionais, o mais rápido foi Alejandro Martins, numa prova em que a Miguel Barbosa bastou arrancar para ser campeão…

Num ano como este de 2020 em que tudo tem sido tão erróneo, por vezes quase anárquico, esta Baja Portalegre 500, evento para o qual o ACP tanto lutou para levar em frente, foi das mais complicadas da memória recente. A chuva que caiu nos dias anteriores à prova, e também no primeiro dia, levaram a que os concorrentes enfrentassem um percurso dantesco, e sendo verdade que no passado houve muitos ‘Portalegre’ assim, hoje em dia os tempos são outros e a segurança de pessoas e bens é primordial. Houve quem tivesse reportado quase estar a entrar em hipotermia, como também houve motores a sobreaquecer devido a tanta água. Um misto de sentimentos, para muitos e sendo verdade que TT é ‘isto’, é aventura, o verdadeiro dilúvio que se abateu sobre a zona de Portalegre convidava a ter alguma cautela, e foi isso que o ACP fez, ao tomar a difícil decisão de neutralizar o segundo setor seletivo, cancelar o terceiro e encurtar o quarto, para menos de metade da quilometragem. No fim, um Portalegre que não chegou a ter 200 quilómetros ao cronómetro, não teve público, DGS ‘oblige’, mas que não deixou de ter muita emoção e espetáculo.

Como sempre nesta prova, houve vencedores para todos os gostos, desde a Taça do Mundo FIA de Bajas que teve aqui a sua segunda de quatro provas, aos campeonatos nacionais de TT, autos, motos, SSV, diversas categorias, e por fim, os títulos, pois sendo verdade que este ano a Portalegre 500 não seria a prova de encerramento da temporada, como há muito tem vindo a ser, o cancelamento da Baja TT do Pinhal devido à implementação do Estado de Emergência no País, levou a que, afinal, voltasse a ser, o que ironicamente redundou num ‘furacão’ regulamentar. Falando só no caso dos autos, se à partida os concorrentes se preparavam para lutar em duas provas pelo título, de repente, percebeu-se que devido a questões regulamentares, Miguel Barbosa já só precisava de passar o palanque de partida para ser Campeão.

Um anti-climax. Olhando para o que foi o evento, teria sido uma história linda de contar, tantas foram as ocorrências entre os primeiros classificados do CPTT.

Mas as coisas são como são e para a história fica o facto de Bernhard Ten Brinke ter sido o mais forte e com isso vencido a Baja Portalegre 500. Apesar de ter entrado para o SS decido a mais de três minutos de Guillaume de Mévius e do seu Can Am Maverick X3, o holandês terminou com mais de um minuto na frente do SSV do filho de Gregoire de Mévius. Ainda se chegou a pensar na possibilidade de ganhar um SSV, o que seria histórico em Portalegre, mas o belga teve de se contentar com o segundo posto, a 1m17,1s do vencedor. No último lugar do pódio ficou outro dos candidatos à vitória na Taça do Mundo, o russo Vladimir Vasilyev, que se atrasou muito no primeiro dia e com isso reduziu fortemente as hipóteses de vencer. Atacou forte no SS decisivo, mas já não conseguiu melhor do que fechar o pódio.

Seja como for, cinco SSV no Top 10 diz bem do que estes veículos se estão a disseminar no TT. São muito mais baratos que os T1, e como se percebe, competitivos. Para lá de De Mévius em segundo, Aron Domzala (Can Am Maverick) foi quarto na frente doutro SSV, o de Vasily Gryazin (Can-Am Maverick X3).

Filme da corrida

No primeiro dia, apenas nove concorrentes tinham chegado ao fim do SS, com Guillaume de Mévius a aproveitar bem as características do seu veículo, leve e ágil, e chegou ao fim do SS na frente, deixando Pedro Dias da Silva, o melhor do CPTT, a 2m54,8s. Bernhard Ten Brinke era terceiro posição, a 3m03,8s. A chuva forte e ininterrupta fez com que algumas zonas da pista se tornassem intransitáveis. Deste modo, apenas 12 equipas conseguiram concluir o sector. Entretanto, a Direção de Prova optou por interromper a competição e encaminhar os restantes concorrentes por ligação e posteriormente atribuir tempo nominais. Vladimir Vasilyev era apenas sétimo, Ricardo Porém, que procurava o quinto triunfo em Portalegre, era quinto atrás de Aron Domzala.

Entre os principais nomes do CPTT, enquanto Dias da Silva era segundo da geral, Alexandre Ré rodava em 10º, Nuno Matos era 12º. Paulo Rui Ferreira e Alexandre Franco não estavam longe, mas João Ramos, que partiu com ambições de lutar pelo triunfo, era 15º, a quase 20 minutos do primeiro classificado, enquanto que Miguel Barbosa, abandonou no início da SS2 depois de ficar sem direção assistida na Toyota Hilux. Também Tiago Reis, que em 2019 se sagrou campeão em Portalegre, ficou numa ribeira. Como se percebe, este Portalegre tinha tudo para ser uma lotaria na luta pelo título, mas os regulamentos ditaram que Miguel Barbosa só precisou arrancar para a prova para ser Campeão. Desistiu pouco depois.

No segundo dia, e devido à intempérie, a organização teve de reorganizar fortemente a competição. Em vez de dois setores, um com 170 e outro com 180 quilómetros, os concorrentes fizeram apenas 79 quilómetros. Em teoria, De Mévius via abrir-se uma excelente oportunidade para vencer, e a extensão do Setor Seletivo não dava margem para grandes mudanças até porque já não chovia e os pisos estavam menos propícios a grandes diferenças.

Apesar de um percurso algo técnico, Ten Brinke não deu a mínima hipótese a De Mévius e ao Km 54 já o holandês tinha virado as contas a seu favor, acabando mesmo por vencer com todo o mérito, triunfando em Portalegre pela primeira vez, mantendo uma sequência de vitórias estrangeiras, depois de Nani Roma, em 2018, e de Orlando Terranova, em 2019: “Estou muito satisfeito. Não foi um fim-de-semana fácil. Foi muito difícil. Em especial, o primeiro dia. Foi mesmo muito duro, com imensa água, ribeiras muito fundas. Sobrevivemos nessa etapa. A segunda etapa, apesar de ter sido encurtada, foi técnica e deu muito gozo. Andámos depressa para conseguir a vitória”, disse o piloto holandês. Apesar de não ser capaz de defender a sua liderança, De Mévius assegurou o segundo lugar, o melhor de sempre de um SSV nesta prova e Vladimir Vasilyev recuperou até terceiro, empatando ao décimo de segundo com Ten Brinke no último setor. O primeiro dia ‘tramou’ o russo, que perdeu muito tempo face aos adversários diretos.

Aron Domzala e Marciel Marton (Can Am Maverick) foram quartos da geral, precisamente a mesma posição em que terminaram o primeiro dia de prova. Quem também fez uma boa recuperação foram Vasily Gryazin e Oleg Uperenko (Can-Am Maverick X3). O irmão de Nikolay Gryazin, atual piloto oficial da Hyundai no WRC 2, começou o segundo dia na oitava posição e recuperou até ao quinto posto.

Alejandro Martins foi o melhor português

Os melhores portugueses foram Alejandro Martins e José Marques (Mini JCW Rallye), que terminaram na sexta posição da geral. Depois dos problemas no primeiro dia, um belo prémio. A dupla andou bem, e o tempo que perderam no primeiro dia deveu-se a um toque e a terem ajudado um concorrente atascado. Esse registo foi-lhes ‘devolvido’ e no segundo dia mostraram de novo o bom andamento que já têm tido nas restantes provas do CPTT.

No top 8 ficaram cinco T3/T4. Significativo. Laurent Poletti/Cyril Debet (Can Am Maverick X3) foram sétimos classificados, depois de arrancarem para o segundo dia no nono lugar da geral.

Grande resultado para Alexandre Ré e Pedro Ré (Can Am Maverick) que terminaram no oitavo lugar da geral e segundos melhores portugueses. Foram, logicamente Campeões do T3, os primeiros Campeões de sempre nesta categoria, em Portugal.

Como se percebe, fora desta classificação ficaram Pedro Dias da Silva e José Janela, depois do motor do Ford Exr05 Proto partir na SS4. Arrancaram para a tirada no segundo lugar da geral, mantiveram a segunda posição à geral durante algum tempo e estavam a apenas quatro segundos do líder quando um problema de motor da Ford EXR 05 impediu a dupla de ir além do quilómetro 30. O mesmo sucedeu a Ricardo e Manuel Porém, com o motor do Borgward BX7 Evo a não aguentar o esforço. Eram sextos no final do 1º dia, mas não terminaram a prova.

Outros dos protagonistas, João Ramos e Filipe Palmeiro (Toyota Hilux) perderam mais de 20 minutos no SS4, e se já não estavam bem classificados no final da SS2 – 15º classificados – pior ficaram, caindo para o fundo da tabela. No primeiro dia, pára-brisas embaciado, motor a entrar em modo de segurança, no segundo, um furo, problemas com a direção assistida e finalmente uma correia do motor partida.

Luis Recuenco e Sergio Jimenez (Mini JCW Rallye) foram nonos da geral, depois de recuperarem uma enormidade de posições neste segundo dia de prova. Eram 21º no final do dia de ontem, subiram 11 posições. A fechar o Top 10, o eborense Victor Conceição e Valeria Geo (Mini All 4 Racing) uma nova dupla nestas andanças do TT, que apesar de não terem um Mini dos mais recentes fizeram uma estupenda exibição, coroada com um grande resultado para uns ‘rookies’.

André Amaral e Nelson Ramos (Ford Ranger) foram 11º na frente de Jorge Cardoso e André Barras (Mercedes A 14 Proto). Luís Dias/Pedro Rêgo (Nissan Pick Up) foram 14º.

No T2 o triunfo foi para João Ferreira e David Monteiro (Nissan Pathfinder) que totalizaram 2:55:13.2. Georgino Pedroso e Carlos Silva (Isuzu D-Max) foram segundos No terceiro lugar da categoria terminaram Nuno Corvo e José Camilo Martins (Nissan Pathfinder). A questão dos títulos de T2 e T8 está uma grande embrulhada, até que a FPAK se pronuncie, pois depende se esta prova valeu 25% dos pontos, como parece ser o que diz o regulamento ou terá pontuação total. Portanto, voltaremos ao assunto.

No Evento Nacional que foi denominado CPTT, triunfo de Henrique Lourenço/João Lourenço (Nissan Navara Offroad) 49.2s na frente de Francisco Barreto/Sérgio Cerveira (Nissan Navara) que com este resultado foram Campeões de T8. Michael Braun/Ivo Santos (Porsche Cayene Proto) fecharam o pódio a 51.7, seguindo-se Micael Cassiano/Rodrigo Fernandes (Nissan D22) e José Luís Marques/António Veigas (Nissan Navara).

Finalmente na Taça de Portugal de Todo o Terreno, venceram João Paulo Oliveira/Pedro Cação (Nissan Terrano II) 43.4s na frente de Pedro Valverde/Vitor Martins (Renault Megane Proto 4X4). O pódio ficou completo com Tiago Santos/Tiago Dias (Land-Rover 90 TD5).

Classificações

Baja Portalegre 500

1        Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul Toyota Hilux Overdrive       OVERDRIVE SA        2:18:11.0      T1

2        Guillaume de Mévius/Martijn Wydaeghe    Can Am Maverick X3 SOUTH RACING       1:17.1 T3

3        Vladimir Vasilyev/Dmitro Tsyro      Mini Cooper Countryman    VRT    1:20.3 T1

4        Aron Domzala/Marciel Marton       Can Am Maverick     MONSTER ENERGY CAN AM          2:50.0 T4

5        Vasily Gryazin/Oleg Uperenko       Can-Am Maverick X3 SPORTS RACING TECH       3:54.8 T3

6        Alejandro Martins/José Marques     Mini Jcw Rallye        Alejandro Martins     8:51.9 T1

7        Laurent Poletti/Cyril Debet   Can Am Maverick X3 Laurent Poletti         13:49.1         T3

8        Alexandre Ré/Pedro Ré       Can Am Maverick     SOUTH RACING       16:50.0         T4

9        Luis Recuenco/Sergio Peinado Jimenez     Mini Jcw Rallye        Luis Recuenco         18:10.6         T1

10      Victor Conceição/Valeria Geo        Mini All 4 Racing       Victor Conceição      19:02.4         T1

11      André Amaral/Nelson Ramos         Ford Ranger   André Amaral          20:05.0         T1

12      Jorge Cardoso/André Barras          Mercedes A 14 Proto Jorge Cardoso         20:57.8         T1

13      Koolen Kees/Miriam Pol      Can Am Maverick     SOUTH RACING       21:57.5         T4

14      Luís Dias/Pedro Rêgo         Nissan Pick Up (Wb01)       Luís Dias       22:57.8         T1

15      Jesús González Calleja/Eduardo Maximiliano Blanco Corbato (ARG )    Toyota Hilux  OVERDRIVE S.A.          23:18.7         T1

16      César Sequeira/Tânia Sequeira       Mini Cooper D Prototipo     César Sequeira         23:26.7         T1

17      Henrique Silva/Henrique Damasio   Mini Cattiva Paceman Proto Henrique Silva          24:23.0         T1

18      Ronald Van Loon/Erik Lemmen      Redlined Nissan Navara       RONALD VAN LOON           25:59.8         T1

19      Bruno Rodrigues/Ricardo Claro      Mazda Proto Cx5      Bruno Rodrigues      29:22.7         T1

20      Ghislain de Mevius/Joahn Jalet       Yamaha Interceptor Ghislain de Mevius    29:42.8         T3

21      Stefan Carmans/Antonius Van Tiel Nissan Red-Lined Vk56       Stefan Carmans       30:43.1         T1

22      Saleh Al Saif/Omar Abdulleh Allahim         Can Am Maverick X3 SOUTH RACING       31:49.8         T3

23      Víctor Grasa Royo/Manuel Navarro Dominguez    Can Am Maverick X3 METAL LUBE RALLY RAID         32:52.4         T3

24      Bernd Hans Hoffmann/Juan Carlos Carignani       Can Am Maverick Hrx-3 Turbo       Bernd Hans Hoffmann      33:32.1         T3

25      Gualter Barros/Francisco Esperto   Can Am Maverick     SOUTH RACING       33:43.0         T3

26      João Ferreira/David Monteiro        Nissan Pathfinder (R51)      João Ferreira 37:02.2         T2

27      João Ramos/Filipe Palmeiro          Toyota Hilux  João Ramos 37:57.5         T1

28      Georgino Pedroso/Carlos Silva       Isuzu D-Max  Georgino Pedroso    48:17.1         T2

Evento Nacional, CPTT

1        Henrique Lourenço   João Lourenço        Nissan Navara Offroad       2:53:55.8

2        Francisco Barreto     Sérgio Cerveira        Nissan Navara         0:49.2

3        Michael Braun          Ivo Santos    Porsche Cayene Proto        0:51.7

4        Micael Cassiano       Rodrigo Fernandes   Nissan D22    3:45.2

5        José Luís Marques    António Veigas        Nissan Navara         5:15.3

6        Nuno Reis     Jorge Antunes         Nissan BVLULEFD22UQN35 6:44.6

7        José Mendes Jorge Baptista         Mitsubishi l200         8:19.5

8        Luís Navarro Joaquim Serrão        Mitsubishi Pajero 3.2 DID    8:26.1

9        Tiago Alexandre       Filipe Rasteiro          Opel Mokka   9:00.7

10      Johan Senders         Stijn Van Erp Nissan Patrol Y61     24:10.8

11      João Franco Pedro Inácio Nissan Navara         36:12.6

Taça de Portugal de Todo o Terreno

1        João Paulo Oliveira   Pedro Cação Nissan Terrano II     3:03:30.7      T8

2        Pedro Valverde        Vitor Martins Renault Megane Proto 4X4  0:43.4 T8

3        Tiago Santos Tiago Dias     Land-Rover 90 TD5  1:29.2 T0

4        Jorge Coelho Luís Tomás   Bowler L. Rover Discovery TD5 S Wildcat 2:25.2 T8

5        Joaquim Calado       João Calado Nissan Terrano I      6:18.2 T8

6        Ismael Margarido     NN     Nissan Terrano I      14:12.2         T8

7        Lourenço Guimarães          Luís Areal      Nissan Terrano II     14:14.5         T8

8        Joel Marrazes          Fábio Ribeiro           Nissan D12    37:47.5         T8

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado