Baja Portalegre 500: Ricardo Porém líder no final do primeiro dia

Por a 28 Outubro 2016 16:47

Após ter realizado o segundo tempo no prólogo, a apenas 0,2s de Miguel Barbosa, Ricardo Porém confirmou a sua condição de candidato à vitória com um triunfo confortável no segundo sector selectivo do dia, que compreendeu 83,94 km cronometrados. Imprimir um ritmo mais forte nos últimos 20 km do percurso  foi decisivo para este resultado, confirmou ao AutoSport:

“Foi um dia impecável. Divertimos-nos, andámos ‘rapidinho’ e estamos em primeiro. O prólogo correu bem. Aplicámos uma toada tranquila e apesar de não termos realizado o melhor tempo, ficámos a duas décimas. Na parte inicial do troço da tarde não atacámos nada, quisemos saber qual era o andamento dos rivais para então nos últimos 20 km puxarmos para ver qual era a distância que conseguíamos colocar sobre estes quando forçávamos o andamento. Recuperámos cerca de 40s em 20 km, portanto 2 segundos por km, o que é fantástico”.

Sobre as condições do terreno, o líder desta 30.ª edição da Baja Portalegre 500 comprovou que “o piso estava totalmente seco, com algumas poças, mas super tranquilo”. Já sobre o seu Mini All4 Racing preparado pela X-Raid, nada a apontar: “O carro está perfeito, muito bom, incrível, mesmo ao meu gosto. O objetivo para amanhã é ganhar”, concluiu.

Ao volante do seu Mitsubishi Racing Lancer, Miguel Barbosa é agora segundo classificado à geral, a 17,8s de Ricardo Porém, depois de ter sido o terceiro mais rápido no troço da tarde, referindo que foi forçado a abrandar já perto do final do troço: “Vi uma luz da temperatura do motor, tirei um bocadinho o pé e perdi algum tempo já na fase final do troço”, afirmou o campeão nacional de 2015.

Ao volante da espetacular Ford Ranger, o espanhol Xavier Pons, segundo mais rápido na SS2, chegou ao fim sem “nada a declarar, simplesmente estava muito calor e cheguei ao fim do troço muito desgastado”, contou.

No ‘outro’ campeonato, aquele que irá definir o campeão nacional de 2016, João Ramos continua à frente de Nuno Matos, apesar de os dois pilotos se terem queixado de dificuldades na passagem pela ribeira: “Na ribeira, já perto do fim do troço, deixei o carro escorregar. Fui para uma zona de lama e perdi alguns segundos. Tirando isso sem problemas nenhuns”, afirmou o piloto da Toyota Hilux. Já Nuno Matos voltou a sentir falta de potência no seu Opel Mokka Proto assim que cruzou ‘as águas’: “O carro voltou a falhar na ribeira, a exemplo do que aconteceu no Prólogo, mas pior do que isso houve um problema com o ‘sentinel’ e acabámos por ficar algum tempo atrás do Edgar Condenso, e com isso perdemos muito tempo”.

 Alejandro Martins, quinto classificado da geral a separar os dois candidatos ao título, perdeu quase dois minutos no troço  após um toque que o fez danificar “a frente direita” do seu carro.

c1

 

c2

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado