Baja Portalegre 500: A decisão do título Nacional de Todo o Terreno

Por a 27 Outubro 2016 09:55

João Ramos e Nuno Matos. Um deles será o novo Campeão Nacional de Todo o Terreno, numa decisão que se vai desenrolar no melhor palco, a Baja de Portalegre. Na prática com os mesmos 95 pontos – por força da regra que dita que o pior resultado do ano não conta para a classificação do campeonato (embora o resultado só se deite fora no fim) – João Ramos e Nuno Matos vão iniciar a Baja de Portalegre virtualmente empatados, o que significa, em traços gerais (porque cenários há muitos) que quem ficar na frente do outro, partindo do princípio que ficam entre os melhores concorrentes que pontuam para o CNTT, será campeão.

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Encaramos esta prova com um único objetivo, o de obter o título de Campeões Nacionais. Temos uma ligeira vantagem, mas que não nos permite adormecer, e como tal vamos encarar a prova com espírito e ritmo fortes” disse João Ramos. Já Nuno Matos, volta a ter uma boa oportunidade para chegar ao título: “Está tudo pronto, preparado, a margem de erro é nula porque as coisas não nos correram bem em Idanha, e por isso temos que tentar ganhar” começou por dizer Matos, para quem as contas são simples: “Sou campeão se ficar à frente do João (Ramos) em primeiro ou segundo, ou mesmo terceiro, desde que ganhe dois troços. Portanto, dentro destas contas temos que arrancar com esse objetivo.” disse.

Com esta ‘igualdade’ os pouco mais de 507 quilómetros de setores seletivos a realizar nesta 30ª Baja de Portalegre irão ser certamente muito animados nesta duelo que promete ser bastante intenso e nas contas finais os pontos obtidos pelas vitórias no prólogo e nos setores seletivos podem mesmo vir a fazer a diferença entre dois pilotos que procuram os seus primeiros títulos absolutos na especialidade, estando igualmente entregue a estes o duelo pela vitória em T1.

Nomes sonantes

Enquanto isso, e com o título na Taça do Mundo de Rallyes Cross-Country já decidido a favor de Nasser Al Attiyah, os mais importantes nomes internacionais que vão marcar presença na 30ª Baja Portalegre 500 vêm da Rússia. Boris Gadasin lidera a armada, com Andrey Novikov e Andrey Rudskoy a estarem igualmente aos comandos do G-Force na sua mais recente evolução para enfrentar uma concorrência onde estará o brasileiro Reinaldo Varela aos comandos da Toyota da Overdrive e o luso Ricardo Porém, vencedor das duas últimas edições e que volta a competir com um Mini.

Serão por isso os pilotos nacionais a assumir lugar de destaque na ‘bolsa de apostas’ para os 30 anos da Baja de Portalegre e mesmo com interesses em termos de campeonato no pensamento de João Ramos e Nuno Matos, qualquer um deles irá certamente discutir as primeiras posições da prova, o mesmo se passando com Miguel Barbosa que, sem pretensões ao título nacional, poderá mesmo pensar em exclusivo na luta pelo primeiro lugar final, algo que não consegue desde 2007 então aos comandos de um BMW X5.

A lista de inscritos revela a presença da maioria dos habituais pilotos do campeonato nacional de TT, juntando-se a estes alguns nomes que habitualmente encontramos noutras provas ou mesmo pilotos que ‘calçam as luvas’ apenas para a Baja de Portalegre, como é o caso de Hélder Oliveira ou mesmo de um estreante na Baja que será certamente rápido, Miguel Campos, que estará aos comandos de uma Toyota. Especial atenção igualmente ao espanhol Xavier Pons, um ex-piloto de enduro que depois dos Rallys encontrou no TT a sua modalidade de eleição. Em Portalegre estará com uma das Fords da equipa baseada em Portugal e que irá fazer regressar ás pistas Alexandre Ré também ele aos comandos de uma Ranger.

Nacionais de T2 e T8 também por decidir

Tal como acontece em termos absolutos e T1 também na T2 o ceptro não está ainda decidido e serão igualmente dois pilotos a discutir o mesmo. Luis Ferreira e César Sequeira chegam a Portalegre com magros oito pontos entre ambos, e tendo em conta que tanto um como outro estão livres de contas porque já abandonaram em rondas anteriores, para eles o duelo será igualmente totalmente aberto mas ao contrário do campeonato absoluto e de T1 os oito pontos de Luis Ferreira podem mesmo permitir alguma gestão deste face a Sequeira, que obrigatoriamente tem que vencer em todas as frentes (classe e SS’s) se quiser ficar com o campeonato nas mãos.

Com Avelino Reis fora da lista de inscritos serão dois os pilotos que vão discutir o título em T8, Marco Roque e Adelino Oliveira. Com apenas quatro pontos a dividirem a época de ambos até ao momento terão que obrigatoriamente pensar na vitória, em especial Adelino Oliveira que tem quatro pontos para recuperar face a Marco Roque.

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