ACP está a investigar denúncias de reconhecimentos ilegais na Baja Portalegre 500

Por a 15 Novembro 2016 12:00

Clube organizador da Baja Portalegre 500, o Automóvel Club de Portugal está a investigar a possibilidade de terem sido realizados reconhecimentos ilegais ao percurso da prova alentejana por parte de alguns concorrentes.

Durante o desenrolar do evento e após o fim da 30.ª edição da prova, ganha pela dupla Ricardo Porém/Filipe Palmeiro, um conjunto de pilotos denunciaram a situação, incluindo o atual vice-campeão nacional João Ramos, com o presidente do ACP, Carlos Barbosa, a revelar ao AutoSport que a organização que lidera está já a seguir “uma série de pistas” sobre o tema, incluindo a troca de correspondência eletrónica entre “pilotos de topo”:

“Quando foi agora o Portalegre recebemos uma série de queixas, do João Ramos a outras pessoas, de que havia muita gente que tinha treinado. Posso dizer-lhe que estamos a averiguar essa situação e a seguir uma série de pistas, e que já vimos inclusivamente emails que saíram de pilotos de topo para motards de topo com o percurso todo. Estamos a ver a origem de tudo isto e a investigar, e em breve daremos notícias”.

Para Carlos Barbosa, esta é uma situação “extremamente preocupante”:

“É uma situação completamente anti-desportiva. Não faz qualquer sentido. As provas do campeonato do mundo dizem claramente que o percurso é secreto e estamos já a ver a fonte de onde saiu esta informação. No fundo foram meia dúzia de pessoas que a apanharam e que a deram a dez ou quinze pilotos, quer de motos, quer de carros. Portanto, além de ser extremamente preocupante, considero que estar a treinar uma prova em que se sabe de antemão que não se pode treinar, e em condições de desigualdade perante todos os concorrentes, é uma atitude do mais reles e do mais anti-desportivo que há”, concluiu.

André Bettencourt Rodrigues

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
7 anos atrás

Por quanto será vendido este tipo de informação? Não será isto um caso de polícia? Quanto a mim este tipo de situações transcende a autoridade desportiva, uma vez que seguramente envolve corrupção e isso é crime e não apenas reles e anti-desportivo. Sr. Barbosa, acho que não se trata apenas de “limpeza doméstica”, porque não me parece que alguém tenha feito o favor de facultar o percurso da prova, sem receber algum tipo de compensação. Também há que ver que a ser verdade, muitos concorrentes e patrocinadores foram lesados, gente que investe muito dinheiro, tempo e paixão. Há também o… Ler mais »

Ricardo MW
Ricardo MW
7 anos atrás

Não duvido que algúns pilotos façam um reconhecimento parcial do percurso, até porque não é muito dificil faze-lo, em 2004 no fim-de-semana anterior à prova tive oportunidade de fazer parte do percurso sem ser incomodado por ninguém, nem da organização nem de proprietários de terrenos, fiz quase metada da volta norte e toda ela já estava marcada com fitas da organização, durante o meu passeio encontrei vários pilotos de motos quase todos eles participantes da prova, e nenhum deles foi igualmente incomodado por quem quer que fosse. Investiguem o que quiserem mas acho muito pouco provável que consigam provar que… Ler mais »

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado