10 ANOS DE DESAFIO MAZDA

Por a 15 Março 2017 13:43

Quando no próximo dia 26 de maio se iniciar a Baja Capital dos Vinhos de Portugal (segunda prova do Nacional de TT), a disputar no Alentejo, na região de Reguengos de Monsaraz, estará também dada a partida para aquela que será a 10ª temporada do Desafio Mazda, que se mantém como uma iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, proporcionando, ao longo dos anos, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, em termos de geral das provas que integra.

Ponto fundamental nesta competição relaciona-se directamente com a promoção que é feita à disciplina do Todo-o-Terreno, à qual a Mazda está ligada de forma indelével. Assim, as bases da competição monomarca não sofrem alterações destacando-se, neste plano, o relevante lote de prémios que ascende a 53.500 €, divididos entre prémios por prova e no final da temporada.

No final de uma das temporadas mais disputadas de que há memória, o pódio final do Desafio Total/Mazda 2016 coroou como “Campeões” a dupla Etelvino Carvalho / João Penedo, um título que o primeiro já havia saboreado em 2013, mas que foi uma estreia para o seu co-piloto. A enorme regularidade ao longo da temporada permitiu-lhes saborear essa subida ao lugar mais alto de um pódio que, a secundá-los, se gravou, nas respectivas categorias de Pilotos e Navegadores, os nomes de Tiago Avelar e Pedro Dias da Silva (com 1 mero ponto a separá-los), e José Janela e Silva Santos.

Para a história e palmarés das provas ficaram as vitórias de Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira em Reguengos, de Pedro Dias da Silva/José Janela nas Bajas do Pinhal e de Portalegre e de João Rato/Vitor Hugo em Idanha-a-Nova. Já Etelvino Carvalho, com um forte acumulado pontual à entrada da derradeira prova do ano, garantia o seu sucesso no final de uma muito dura edição das 24 Horas Vila de Fronteira, a festa do todo-o-terreno que tradicionalmente encerra o Desafio e a própria modalidade no nosso país. Uma vitória que lhe garantia a merecida revalidação de um título que já fora seu.

Os respectivos troféus aos vencedores e vencidos da pretérita temporada foram hoje entregues em cerimónia dedicada, realizada na Fábrica Militar de Braço de Prata, na zona oriental de Lisboa, pelos responsáveis da Mazda Motor de Portugal e da Total Portugal Petróleos. Um palco improvisado onde também se premiou Etelvino Carvalho como “Melhor Preparador”, do seu próprio Mazda Proto, entregando-se o galardão de “Melhor Concessionário Mazda” à Elpídio & Horácio.

A temporada de 2017 com  novidades

Encerrada esta 9ª temporada, eis que o Desafio Total/Mazda atinge o número redondo das 10 edições, uma vez mais associando os Lubrificantes Total, agora através da recém-constituída nova representante nacional, à Mazda, nesta aposta conjunta de sucesso no todo-o-terreno nacional, projecto que continua a ter a EuropAssistance e a Avivar como parceiros.

O Desafio Total/Mazda 2017 demarca-se das temporadas anteriores através de algumas novidades, como sejam as mexidas ao nível do Regulamento nos capítulos referentes às pontuações, passando as equipas ter uma motivação adicional com a atribuição de um ponto extra para o melhor classificado no Prólogo e em cada Sector Selectivo.

Relativamente às provas, mantém o programa desportivo já apresentado em 2016, contemplando cinco provas: Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, Baja TT do Pinhal, Baja TT de Idanha, Baja TT e 24 Horas TT Vila de Fronteira.

Relativamente a mais uma temporada do Desafio Total/Mazda, José Santos, responsável da Mazda Motor de Portugal pela competição, sublinha que: “é com enorme agrado que a Mazda e a Total voltam a dar corpo a esta competição que já criou raízes no panorama do TT Nacional. Ao longo dos anos o Desafio foi evoluindo e a verdade é que 2016 foi a época em que contámos com mais equipas e, consequentemente, com maior competitividade. O ano de 2017 promete e foi no sentido de incrementar a animação em torno da nossa competição que promovemos algumas mudanças que, a nosso ver, vão apimentar, ainda mais o Desafio Total/Mazda.”

Acrescente-se que decorrente do interesse e procura registados para a potencial aquisição de novos kits Mazda CX-5, com que se revestem os Mazda Proto, é expectável um número de inscritos superior ao do ano findo. Quanto a nomes e numa altura em que estamos a mais de dois meses do início da temporada, é ainda um pouco cedo para afirmar, com uma certeza absoluta, que nomes se irão manter no plantel do Desafio e que novos outros poderão surgir para tentar o assalto ao título de 2017 e, assim, inscrever o seu nome no palmarés da iniciativa.

Garantida estará, assim, a competitividade nas cinco provas que fazem parte do Calendário do Desafio Total/Mazda 2017, sendo a seguinte a sua estrutura:

Data Prova Organizador

26 a 28 Maio Baja Capital dos Vinhos de Portugal S. A. Reguenguense

16 a 17 Junho Baja TT do Pinhal Escuderia Castelo Branco

08 a 09 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia Castelo Branco

26 a 28 Outubro Baja TT Portalegre 500 ACP Motorsport

23 a 26 Novembro 24 Horas TT Vila de Fronteira ACP Motorsport

Em termos de Pontuações, voltam a dividir-se pelo top 10 de cada prova, com 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os lugares do pódio das quatro Bajas, sendo atribuídos aos restantes, por ordem de classificação, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos. Em Fronteira os pilotos terão de atingir o final das 24 Horas para alcançarem a totalidade de pontos em jogo, prova em que a vitória valerá 50 pontos, o 2º lugar 36 pontos e o 3º atribuirá 30 pontos (mais 5 pontos do que uma vitória numa Baja). As restantes pontuações têm a mesma estrutura das bajas tradicionais, mas duplicando-se os pontos atribuídos.

Novidade neste capítulo são as Pontuações Extra, com a dupla mais rápida em cada Prólogo de todas as Bajas a obter 1 ponto, tal como acontecerá com as equipas que fizerem os melhores tempos em cada uma das Especiais (SS) das provas, valendo-lhes 1 ponto por SS (nota: excepto 24 Horas TT Vila de Fronteira).

O Pacote de Prémios para o presente ano é de novo significativo, com um total de 53.500 euros em jogo. Contempla 6.000 euros para cada Baja, 1.500 dos quais para o piloto vencedor, montantes que duplicam em Fronteira. No final do ano os orçamentos dos cinco primeiros Pilotos classificados no Desafio 2017 ver-se-ão contemplados com 6.500 euros para o ‘Campeão’, 5.000 para o 2º classificado e 3.000 para o 3º, 1.750 para o 4º e 1.250 euros para o 5º mais pontuado.

Para além das taças entregues a todos os pilotos e navegadores classificados, por prova e no evento de consagração, destacam-se os denominados “Prémios Prestigio” que premeiam o “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora.

Classificações do Desafio Total/Mazda 2016

Pilotos: Campeão: Etelvino Carvalho, 110 pontos; 2º Tiago Avelar, 81; 3º Pedro Dias da Silva, 80; 4º João Pedro Pais, 60; 5º João Rato, 40; 6º Rui Lopes, 38; 7º Francisco Gil, 33; 8ºs Jorge Cardoso e Pedro Oliveira, 25; 10º Floriano Roxo, 18; 11º Pedro Salgueiro, 8; 12º Bruno Rodrigues, 6; 13º Bruno Oliveira, 0.

Navegadores: Campeão: João Penedo, 60 pontos; 2º José Janela, 50; 3º Silva Santos, 45; 4º Vitor Hugo, 40; 5º Pedro Marcão, 36; 6º Filipe Rasteiro, 33; 7ºs Joaquim Norte e Ricardo Oliveira, 25; 9ºs Nuno Roxo e Luis Ferreira, 18; 11º Gonçalo Pires, 8; 12º Jorge Claro 6; 13º Paulo Marques, 0.

Palmarés do Desafio Total/Mazda

Ano Piloto Navegador

2016 Etelvino Carvalho João Penedo

2015 João Rato João Ratinho

2014 Carlos Pinto Miguel Sanchez

2013 Etelvino Carvalho Nuno Gonçalves

2012 João Rato José Motaco

2011 João Rato José Motaco

2010 João Pais João Rato

2009 João Pais –

2008 Bruno Oliveira –

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado