A história de Alejandro Martins no Rally de Marrocos

Por a 9 Outubro 2018 21:36

O Rali de Marrocos não acabou bem para a dupla Alejandro Martins/Manuel Porém. Um grande buraco na estrada colocou a equipa fora da corrida enquanto na penúltima etapa da prova quando estavam num magnífico quinto lugar provisório na etapa e eram nonos da geral até aí, na frente de Giniel de Villiers, piloto oficial da Toyota: “Infelizmente as notícias não são as que esperaríamos pois não acabei a prova como desejava. Estou contudo muito satisfeito com o desempenho de toda a nossa equipa sem exceção e cedo percebemos que poderíamos tirar daqui um top 10 e com tudo a correr normal chegaríamos ao top 5, mas a terra subitamente, saiu-nos debaixo dos pés  e depois de um voo de mais de 15 metros , aterrámos de frente, e aqui acabou a corrida. O carro não ficou mal , mas a pancada seca provocou-me uma fractura numa das vértebras, e aqui estou no hospital à espera de saber o que irão fazer. O Manel (Porém) não sofreu qualquer lesão e está bem.

Não escondo por todas as razões o meu desalento pois acrescentando a tudo isto , vejo me completamente impedido de participar na nossa prova rainha , e com isso poder lutar pelo título de Campeão Nacional para o qual estava motivadíssimo, e assim entrego essa luta aos outros adversários .

Resta-me agradecer a toda a equipa e a todos que foram incansáveis no apoio que nos deram ” disse Alejandro Martins.

A prova foi ganha pela quinta vez por Nasser al-Attiyah, na sua Toyota Hilux da Overdrive, depois de dominar claramente a prova. Segundo lugar para a dupla J. Przygonski/T. Colsoul (MINI JCW Rally), com C. Despres/J.-P. Cottret (MINI JCW Buggy) a fechar o pódio. M. Prokop/J. Tomanek (Ford) foram quartos na frente de R. Chabot/G. Pilles (Peugeot).

Esta prova de seis dias e 1.362 Km serviu de teste para o Dakar, que este ano deverá ser uma luta entre as Toyota, Mini e talvez algum Peugeot ex-oficial melhor preparado.

Alejandro Martins decidiu participar no Rali de Marrocos, prova da Taça do Mundo que serve de prearação à maior parte das equipas que vão marcar presença no próximo Dakar. Depois do importante triunfo na Baja TT Idanha-a-Nova, penúltima etapa do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, que o coloca em grande destaque na luta pelo título nacional a ser discutido na Baja Portalegre 500, Alejandro Martins pegou na sua Toyota Hilux AM 48, e com Manuel Porém ao lado decidiu rumar a sul:

“Perante uma concorrência fortíssima e num outro patamar de conhecimento deste tipo de provas, resta-me naturalmente fazer o melhor possível. Já demonstrei no passado que nos percursos de pista me consigo bater por uma boa posição absoluta, resta-me tentar que a sorte esteja um pouco connosco nas travessias de dunas onde é muito fácil cometer erros. Vamos tentar estar muito focados para não os cometer, sabendo que temos uma excelente máquina e uma equipa que continua a dar o seu melhor para que tudo funcione na perfeição” disse Alejandro Martins.

Depois de um primeiro dia stressante no prólogo, onde diversos concorrentes mais lentos impediram Alejandro Martins de fazer um resultado que o piloto da Toyota Hilux AM 48 acreditava estar ao seu alcance, o primeiro dia decorreu sem incidentes, o que permitiu ao piloto e ao seu navegador Manuel Porém ficarem no top 10: “Apesar de a etapa ter sido marcada por diversas dificuldades, muita erva de camelo e inúmeras dunetes, o certo é que felizmente tudo nos correu bem. Tentámos imprimir uma toada rápida, mas cautelosa, e fiquei bastante satisfeito por ficarmos nos dez primeiros, porque esse é o nosso objetivo para esta corrida”, referiu Alejandro Martins no final da primeira etapa.

Depois de na etapa inaugural do Rally du Maroc ter ascendido a um lugar no Top 10, Alejandro Martins voltou a fazer uma boa etapa, pese as inúmeras contrariedades pelas quais passou o piloto da Toyota Hilux AM48 e o seu navegador Manuel Porém: “O segundo dia foi duríssimo e repleto de diversas contrariedades sem as quais poderíamos ter feito um resultado bastante melhor. Mas são coisas que fazem parte da corrida e também aconteceram com pilotos consagrados. Até ao Km 100 tudo ia bem. Apenas seis pilotos tinham sido mais rápidos do que nós no primeiro Way Point mas furámos e pior do que isso tivemos problemas com o macaco. Perdemos cerca de 10 minutos quando deveriam ter sido 2 ou 3. Mais à frente ficámos atascados no mesmo leito de rio onde já tinha caído o De Viliers e demorámos cerca de 25 minutos para conseguir tirar de lá a nossa Toyota.

Ao km 200 e numa das várias tentativas de ultrapassagem a um dos Peugeot voltámos a furar. Aqui correu tudo bem e ainda conseguimos ultrapassar o Peugeot ainda da linha de chegada, mas nessa altura já em grande esforço pois a bomba de direção tinha cedido. Apesar de tudo estamos bastante satisfeitos e muito motivados para continuar a lutar por uma boa classificação”, disse.

No dia seguinte, numa etapa extremamente difícil, quase toda ela disputada nas dunas, o piloto da Toyota Hilux AM48 conseguiu um magnífico 9º lugar: “Já sabíamos que ia ser uma etapa muito complicada pelo facto de quase toda ela ter sido disputada nas dunas. O pior foi que o Manuel teve um problema alimentar que limitou a sua prestação. Foi necessário um esforço enorme manter a concentração nestas condições e por isso estou ainda mais satisfeito pelo resultado conseguido.”, referiu.

Classificação

1. N. Al-Attiyah (QAT) / M. Baumel (FRA) Toyota – 16h 38m 28s

2. J. Przygonski (POL) / T. Colsoul (BEL) MINI JCW Rally – 16h 55m 09s

3. C. Despres (FRA) / J.-P. Cottret (FRA) MINI JCW Buggy – 17h 12m 25s

4. M. Prokop (CZE) / J. Tomanek (CZE) Ford – 17h 17m 20s

5. R. Chabot (FRA) / G. Pilles (FRA) Peugeot – 19h 36m 50s

.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado