Yves Matton: “O Kris (Meeke) não conseguiu adotar o ritmo necessário para fazer uma prova sem erros”

Por a 12 Junho 2017 11:49

Olhando para os altos e baixos da Citroën Racing nesta sétima ronda do Mundial de Ralis, os resultados variam claramente de uma dupla para a outra. “Antes de o rali começar, pedimos aos nosso pilotos para chegarem ao fim do rali. Julgo que não era pensarmos que, tivessem eles sido capazes de conseguir esse objetivo, teríamos seguramente terminado a prova com dois carros entre os cinco primeiros”, referiu Yves Matton, Diretor da Citroën Racing. “Infelizmente, o Kris (Meeke) não consegui adotar o ritmo necessário para fazer uma prova sem erros. Depois das primeiras especiais, ele sentiu-se confiante e disse que o seu ritmo era consistente com os objetivos traçados. Claramente, ele não consegui manter o seu ritmo.”

“Quanto ao Craig, a sua prova foi abruptamente interrompida devido à aterragem violenta após um salto”, prossegue Yves Matton. “A sua falta de conhecimento das especiais ficou-lhe cara, pois trata-se de uma zona traiçoeira bem conhecida entre os pilotos mais experientes neste rali. Dito isto, constatámos que o seu abandono foi muito semelhante às condições do seu abandono na Argentina, por isso temos de ver melhor o que podemos fazer para tornar o carro mais resistente a este tipo de impactos.”

“A abordagem do Andreas (Mikkelsen) foi construtiva e positiva. Depois do dia de testes que antecedeu a prova, sabíamos que o C3 WRC tinha de ser adaptado ao seu estilo de condução que não inclui, de todo, travar com pé esquerdo. É claro que isso demora tempo, por isso este rali funcionou como sessão de testes prolongada. Mais do que o resultado propriamente dito – oitavo da geral – pensamos que fizemos um bom trabalho conjunto. Ele foi capaz de identificar os pontos em que temos de trabalhar primeiro, e conseguiu mesmo os seus primeiros melhoramentos.”

“Por tudo isto, e depois duma série de resultados dececionantes, pedimos ao Kris Meeke para ficar de fora no Rali da Polónia“ explicou Yves Matton. “O Kris encarou isto como sendo no melhor interesse da equipa e queremos agradecer-lhe pela sua compreensão. Esta pausa vai permitir-lhe recarregar as baterias e libertar alguma da pressão dos últimos tempos, antes da preparação para o Rali da Finlândia. No ano, vencemos na Finlândia com um desempenho brilhante, portanto, espero que o nosso regresso seja em grande. Ao mesmo, esta alteração no alinhamento significa que podemos trabalhar mais com o Andreas. Esta primeira experiência foi mais uma sessão de testes do que um jornada competitiva propriamente dita. Um segundo rali irá dar-lhe a oportunidade de utilizar todas as coisas que ele já aprendeu para poder andar mais perto dos homens da frente.  Além disso, ele gosta bastante do Rali da Polónia, pois venceu a edição do ano passado.”

“Estamos também empenhados em apoiar os nosso pilotos mais jovens, com o Craig Breen e o Stéphane Lefebvre já inscritos para a próxima prova“ continuou Yves Matton. “Ambos participaram no Rali da Polónia 2016, tendo registado resultados bastante dignos. Terão, portanto, uma excelente oportunidade para mostrar aquilo de que são capazes. Dito isto, o seu principal objetivo será terminar o rali sem cometer quaisquer erros.”  Por forma a preparar a oitava prova do WRC, a equipa vai testar durante quatro dias na Polónia. Andreas Mikkelsen, Craig Breen e Stéphane Lefebvre vão alternar ao volante do C3 WRC. Por sua vez, Kris Meek e Paul Naggle vão participar nos reconhecimentos do Rali da Polónia.

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g-rod
g-rod
6 anos atrás

Nada como “sacudir a água de cima do capote” e crucificar o Meeke (para lhe aumentar a confiança) (hahahaha).
Até o problema do Breen passa a ser culpa dele. Incrível, este incompetente, não pensar que o Breen não conhece a armadilha, porque a própria equipa lhe tem sabotado a evolução, ao repartir os rally do ano passado com o Lefebvre.

Pascassio
Pascassio
Reply to  g-rod
6 anos atrás

O Meeke,precisa que lhe aumentem a confiança? Com a idade que tem, e experiência?Desculpando a linguagem, nesse caso está fodido!

g-rod
g-rod
Reply to  Pascassio
6 anos atrás

neste caso estava a ser irónico… Apesar de eu achar o Meeke o piloto mais “overrated” de todo o WRC, um chefe de equipa, tem que motivar os seus pilotos ou, pelo menos, não estragar (o Meeke já faz mais que o suficiente para isso). Acho toda a gestão da citroën simplesmente mediocre e amadora. A forma como geriram o Ogier há uns anos foi o início, depois disso foi sempre a piorar. Com o culminar, neste ano, em que puseram as fichas todas no pior piloto (dos de topo) [afastaram o Ogier, ao não o deixaram testar o carro],… Ler mais »

gambuzino
gambuzino
6 anos atrás

Gosto particularmente do Kris, mas tenho que admitir que 8 saídas de estrada em 7 ralis é realmente muito fraco! Já tem experiência suficiente para saber que ritmo imprimir consoante a classificativa e a etapa do rali, a ronda do campeonato e a sua fase na carreira. O Meeke em 2017 faz-me lembrar o Latvala na M-Sport, onde não havia um rali em que não voasse algum objecto à frente do carro… quando não era o carro a voar devido a algum objecto! Outro piloto que também está a precisar de um abre-olhos é o Hanninen.. não vai propriamente para… Ler mais »

g-rod
g-rod
Reply to  gambuzino
6 anos atrás

Provavelmente o problema não é só do piloto, parece-me que se “juntou a fome à vontade de comer” e à irregularidade do Meeke, acrescenta-se um C3 que parece abaixo do Fiesta e Hyundai e equivalente ao Yaris. com isto obriga os pilotos a andarem mais vezes acima dos limites, com os erros consequentes.

gambuzino
gambuzino
Reply to  g-rod
6 anos atrás

Não sei se concordo consigo. Ok, mesmo que o C3 não seja o carro mais forte dos 4 construtores, já em mais do que um rali se mostrou à vontade para andar à frente, como foi o caso da Sardenha, mas o Meeke logo no 1.º dia borra a pintura toda, com erros que até o próprio considera básicos. Até no México quase estragava tudo mesmo antes de cair o pano! Com a velocidade a que se anda na frente e com a pressão à volta dele desde o início da temporada, o Meeke já tem experiência suficiente para perceber… Ler mais »

g-rod
g-rod
Reply to  gambuzino
6 anos atrás

isso nem discuto (concordo em absoluto)… estava apenas a acrescentar informação que também acho pertinente.

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