WRC, Rali de Portugal: ataque de Ogier travado com estilo, Tanak deu aula de defesa

Sébastien Ogier veio com tudo no ataque que fez a Ott Tanak, mas levou um ‘não’ tão elegante que parecia até pedido de desculpa com gravata!
O francês atacou, mas o estónio aumentou o ritmo com uma reação dominante na última especial da manhã de sábado no Rali de Portugal, restabelecendo uma vantagem de dois dígitos, depois de ter estado sob pressão no início do dia.
O piloto da Hyundai tem liderado o rali desde sexta-feira, mas viu a sua vantagem de 7,0 segundos ser rapidamente reduzida quando Sébastien Ogier começou a ‘disparar’ – vencendo Vieira do Minho e Cabeceiras de Basto para ficar a apenas 2,0 segundos, quando faltava uma especial para o final.
Mas Tänak, que não estava satisfeito com o comportamento do seu carro na primeira especial e sofreu um furo na traseira no troço seguinte, teve a última palavra em Amarante, a classificativa mais longa do rali com 22,01 km. O estónio fez um troço fantástico para bater Ogier por 9,8 segundos e ir para a assistência com uma vantagem de 11,8 segundos: “Mais rápido do que qualquer outro, claro – por isso, sim, foi uma boa especial! sorriu Tänak. “Depois da primeira, conseguimos adaptar-nos um pouco e as coisas pareciam encaixar nas duas seguintes. Agora sinto-me definitivamente melhor no carro.”
Ogier, que procura uma sétima vitória em Portugal, ficou a coçar a cabeça: “Estive demasiado lento”, admitiu. Kalle Rovanperä passou à frente do seu companheiro de equipa da Toyota, Takamoto Katsuta, para conquistar o terceiro lugar da geral, depois de uma forte prestação durante a manhã. O finlandês foi mais rápido do que o seu colega em Vieira do Minho e Amarante, transformando a sua desvantagem de 1,2 segundos durante a noite numa vantagem de 0,4 segundos.
Thierry Neuville continuou a manter-se em quinto no seu Hyundai. Apesar de ainda não estar totalmente à vontade com o manuseamento do seu i20 N Rally1, particularmente com a traseira, manteve-se bem perto, a apenas 10,4 segundos de Katsuta e a 46,6 segundos da liderança do rali.
Sami Pajari aumentou a sua margem sobre Elfyn Evans na luta pelo sexto lugar. O finlandês de 23 anos tem 15,2 segundos de vantagem sobre o frustrado galês, que continua a debater-se com baixos níveis de aderência, apesar de uma melhor posição na estrada em comparação com sexta-feira.
Josh McErlean subiu ao sétimo lugar da geral ao levar a melhor sobre o companheiro de equipa da M-Sport Ford, Grégoire Munster, que agora o segue por 23,7 segundos.
O líder do WRC2, Oliver Solberg, completou a tabela de classificação em 10º lugar, a 1 minuto e 53,7 segundos de Tänak, mas continuando a dominar a sua categoria.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
jose melo
17 Maio, 2025 at 14:50
Quer o título, quer o texto são uma aberração.
[email protected]
17 Maio, 2025 at 19:13
Não ia dizer nada…