WRC, Rali da Nova Zelândia: Ott Tanak termina primeiro dia na frente

Por a 30 Setembro 2022 07:16

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o primeiro dia de um muito equilibrado Rali da Nova Zelândia na frente, 0.2s melhor que Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) com Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) em terceiro a 6.7s.

Grande dia também para Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) que é quarto a 7.2s, perfeitamente bem dentro da luta. Tendo em conta como o rali está, já se destacaram quatro pilotos, três Toyota e o Hyundai de Tanak.

Como se percebe, apenas 7.2s separam as quatro duplas da frente após 158,56 km de muita ação naquela que foi a etapa mais longa do Mundial de Ralis deste ano, até agora.

Tänak foi inicialmente dominante no seu Hyundai i20 N Rally1 e abriu uma pequena vantagem esguia, uma vez que fortes chuvadas assolaram os troços da manhã em belas estradas de terra na região de Waikato.

No entanto, quando a chuva acalmou brevemente antes da segunda passagem por Whaanga Coast, o piloto estónio foi prejudicado pela segunda posição na estrada e ‘lutou’ pela tração à medida que a superfície secava e se soltava.

Nessa altura, foi passado por Elfyn Evans, bem como por Sébastien Ogier, que, ajudado por uma posição de partida bem mais atrás, subiu da quinta para a primeira posição da geral depois de ter ultrapassado todos os adversários à sua frente chegando a ter 5.6s de avanço.

O tempo húmido voltou para os dois troços de fim de dia e Ogier ‘escovou’ um ramo de árvore com a extremidade traseira do seu Yaris que arrancou a metade superior do spoiler do carro. Logo a seguir, apanhou um troço rápido, em que o downforce era importante e isso permitiu a Tänak aumentar a pressão, voltando à frente com uma vitória bo último troço do dia, enquanto Ogier lutava com a aerodinâmica traseira reduzida a metade, terminando a 6.7s da liderança. A consistência de Evans foi recompensada com o segundo lugar, atrás do líder por apenas dois décimos de segundo.

O facto de abrir a estrada jogou inicialmente a favor de Kalle Rovanperä, uma vez que o piloto da Toyota evitou o pior da chuva na PE6, com o finlandês a terminar o dia apenas 0.5s atrás de Ogier na quarta posição da geral, mas a menos que possa suplantar Tänak por oito pontos, ou sete se ganhar o rali, não conseguirá sair campeão da Nova Zelândia.

Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) começaram bem mas foram caindo na classificação e terminaram o dia em quinto a 43.8s, ainda assim na frente de Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), que cederam 45.6s. Mais do mesmo para Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) que lideraram o rali até à PE3, perderam a posição na PE4 e saíram de estrada na PE5. Como se percebe, o duo de Pumas da M-Sport Ford foi inicialmente para a frente do rali, uma vez que Craig Breen e Gus Greensmith eram os dois primeiros após a abertura do dia, mas as coisas rapidamente azedaram quando Craig Breen abandonou depois de deslizar por uma vala, na mesma curva que ‘apanhou’ Colin McRae em 2002. Coisas de pilotos das ilhas britânicas…

Desta forma, Gus Greensmith foi deixado sozinho a lutar pelos pontos para a equipa, o que fez minimamente bem ao terminar o dia 36.6s de Rovanperä, em quinto.

A manhã de Thierry Neuville foi afetada por dois piões, mas a sua sorte melhorou à medida que o dia se desenrolava. Depois de ter ‘amaciado’ a suspensão, isso deu-lhe mais confiança, o que lhe permitiu terminar o dia ‘em cima’ de Greensmith.

Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) são sétimos na frente de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) com Hayden Paddon na frente do WRC2.

Sébastien Ogier iniciou o último troço 5.6s na frente de Elfyn Evans mas sem metade da asa traseira, caindo para o 3º lugar na classificação geral no final do derradeiro troço.

Kalle Rovanperä teve um bom desempenho magistral, apesar da desvantagem de ter de abrir a estrada. A chuva ajudou-o um pouco mas não arriscou muito, gerindo o seu rali.

Ott Tänak teve igualmente um bom dia, liderou, chegou a ser quarto mas terminou o dia na frente, tal o equilíbrio.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado