WRC: “A Toyota teve um problema, a Hyundai foi melhor”

Por a 1 Março 2021 16:35

No final do Rali de Monte Carlo publicámos um artigo cujo título era: “A Hyundai teve um problema, a Toyota foi melhor”, algo que se aplica na perfeição agora neste Rali do Ártico/Finlândia, mas ao contrário: “A Toyota teve um problema, a Hyundai foi melhor”.

No final do Rali de Monte Carlo, Andrea Adamo cascou forte e feio na sua equipa: “Este rali terminou da mesma forma que correu todo o fim-de-semana. Foi totalmente errado. Não sei se foi a nossa abordagem, ou o que quer que seja, mas voltámos a deixar expostos os nossos limites. Nem sequer podíamos reagir muito porque estávamos apenas a lamber as nossas feridas e a tentar chegar mais à frente. Pessoalmente tenho de repensar profundamente em muitas coisas, porque o que vi este fim-de-semana está longe de ser algo que me faça orgulhoso, e feliz. Algo na abordagem tem de ser mudado” disse um Andrea Adamo, que contrasta com o que vimos no final deste Rali do Ártico/Finlândia: “Depois do rali, o que tenho o prazer de dizer é que vejo que as pessoas tiveram a mesma abordagem que fizemos no ano passado e que nos permitiu, a partir da Estónia, lutar realmente e ganhar o campeonato dos Construtores. Por diferentes razões, não fomos suficientemente bons, em termos gerais, para também permitir que os nossos pilotos lutassem pelo campeonato de Pilotos. Por diferentes razões, em Monte-Carlo, não estávamos a atuar bem. Não em termos de desempenho mas na abordagem que devíamos ter tido e eu questiono-me sempre.

Penso realmente que aqui preparámos o evento da forma que estávamos habituados e da forma como temos do fazer, com a determinação que é necessária. Também, relaxar depois de Monte-Carlo foi necessário, porque alguns dos meus colaboradores estavam muito cansados. Porque devo dizer que, depois da Estónia em diante, a minha equipa tem trabalhado arduamente, não voltou para casa durante um longo período, sem ver a família, as crianças, etc., durante meses. Por vezes, tenho de gerir as coisas sob este ponto de vista…”

Já Jari-Matti Latvala, Chefe de Equipa da Toyota, admitiu que falharam nas afinações dos seus carros: “O Kalle produziu um desempenho muito bom neste rali, conseguindo manter a segunda posição no dia final e também ganhar a Power Stage, marcando bons pontos para a equipa e para si próprio. Elfyn tentou arduamente chegar ao quarto lugar, mas não conseguiu. Continuamos a liderar ambos os campeonatos e podemos estar satisfeitos, mas é claro que queríamos mais.

Este foi um rali em casa para a equipa e esperávamos poder ganhar aqui. Estivemos a lutar um pouco, os pilotos não estiveram completamente satisfeitos com o carro durante a prova. Fomos rápidos em alguns troços, mas depois houve outros em que não fomos tão competitivos e agora precisamos de analisar porquê”, disse.

Basicamente, a este nível com que se anda hoje em dia no WRC, os andamentos são tão equilibrados quando tudo está perfeito de ambos os lados, que qualquer pequena diferença se vai notar.

A Toyota era claramente favorita nesta prova, mas pelos vistos a Hyundai fez, desta vez, melhor o seu trabalho e isso fez a diferença. Convém ainda não esquecer que o piloto mais experiente da equipa, Ogier, nada podia fazer nesta prova devido à sua ordem na estrada, enquanto do lado da Hyundai as coisas foram bem diferentes. Veja-se a ordem de partida e a classificação no fim do primeiro dia de prova:

1 – Ogier (9º a 49.98s)

2 – Evans (5º a 32.0s)

3 – Neuville (4º a 29.8s)

4 – Rovanpera (3º a 20.4)

7 – Tanak (1º)

9 – Breen (2º a 16.2s)

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge
Jorge
3 anos atrás

O problema da Toyota foi a posição na estrada, sem tirar mérito aos Hyundai.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis