Thierry Neuville livrou-se da desclassificação do Rali de Monte Carlo

Thierry Neuville livrou-se da desclassificação do Rali de Monte Carlo, tendo, no entanto, sido multado em 10.000€. Escapou também de uma penalização, depois de rodar sem roda traseira esquerda no seu Hyundai i20 N Rally1, consequência do seu acidente na PEC 6.
Na ligação para o parque de assistência em Gap, a roda traseira esquerda do i20 N Rally1 de Neuville parou de rodar o que não é permitido pelo Artigo 34.1.5 do regulamento desportivo do WRC, que exige que as quatro rodas e pneus girem livremente no carro. O habitual é a desistência automática do evento, pois o carro é considerado inseguro para rodar na estrada. No entanto, a Hyundai foi multada em €10.000, depois de ter argumentado que existiam circunstâncias atenuantes.
Segundo a comunicação da FIA, sete minutos após Neuville deixar o controlo da PEC6, a roda traseira esquerda parou de girar, dois minutos depois, o Delegado Técnico da FIA, Jerome Toquet, informou à Hyundai sobre o ocorrido e, outros dois minutos depois, após receber a mensagem da equipa, Neuville parou para recolocar a roda.
Ao agir com celeridade, Neuville escapou da desistência do rali e os comissários concluíram que a equipa não obteve qualquer vantagem desportiva e por isso decidiram somente multar.
No passado a FIA era bem mais exigente neste tipo de situações, mas nos últimos tempos, as multas têm substituído as desclassificações. Por exemplo, em dezembro passado a Hyundai foi multada em 25.000 euros, com outra multa suspensa de 25.000 euros, por irregularidades nas caixas dos diferenciais traseiros dos carros i20 N Rally1 durante o WRC no Japão e a equipa coreana teve a sorte de encontrar comissários que se decidiram por uma pena quase inédita neste tipo de casos, porque a desclassificação é na grande maioria quase certa…
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Esta (ma)FIA está a destruir o espectáculo e o desporto automóvel em particular, com esteas penalizações ridiculas e chorudas multas, cuja quantia nem sabemos qual o destino da mesma!
Simplesmente ridiculas estas atitudes da FIA.
Quem sai a perder é o desporto, os adeptos e os verdadeiros artistas que são os pilotos, e as equipas / construtores que pretendem dar espectáculo e divulgar os seus produtos
Uma roda que percorre todos aqueles Km presa por uma unica porca dentro de um troço cronometrado pressupõe o pior em estrada aberta. Neuville deveria ter tentado uma reparação de emergência tal como acabou por ter de fazer quando avisado pela sua assistência. Se fosse desclassificado não se poderia queixar.