WRC/Rali da Nova Zelândia: Kalle Rovanpera Campeão

Por a 2 Outubro 2022 04:17

Kalle Rovanperä tornou-se no mais jovem Campeão do Mundo de Ralis de sempre. Com apenas 22 anos de idade… e um dia, e com Jonne Halttunen a seu lado, também ele campeão de navegadores. O jovem finlandês chega ao título apenas na sua terceira temporada competindo ao mais alto nível nos ralis.

Liderou o Mundial desde que ganhou a segunda prova do ano, na Suécia, em fevereiro, e chega agora ao título ainda com dois ralis pela frente.

É o oitavo título do WRC conquistado por um piloto da Toyota, e o quarto em igual número de anos, desde 2019, até 2022.

Rovanperä é o primeiro piloto finlandês a ganhar o campeonato em 20 anos e o primeiro a fazê-lo com um carro construído na Finlândia.

Numa prova difícil devido às condições climatéricas, teve aí o palco ideal para extrair o melhor de si, não dando a mais pequena hipótese aos seus adversários quando a ordem na estrada saiu da equação.

A sua velocidade em provas com condições meteorológicas difíceis foi sempre um atributo chave nas prestações de Rovanperä em 2022 e foi também central para a sua vitória na Nova Zelândia, onde o WRC regressou após uma década.

Depois de terminar o dia mais longo do rali na sexta-feira em condições mistas, em quarto da geral, destacou-se claramente no sábado, dia do seu 22º aniversário, assumindo uma clara liderança de quase meio minuto, que levou até ao fim.

A vitória na Power Stage foi a cereja no topo do bolo do campeonato, e nem sequer precisava, pois o ‘bolo’ estava já suficientemente ‘doce’…

Em apenas cinco anos, o finlandês chega ao topo da pirâmide com grande brilhantismo, levando com ele uma maturidade invulgar para a idade, uma frieza única e claro, dotes muito especiais ao volante, algo com que começou a lidar ainda muito pequeno.

É um enorme feito para o jovem finlandês e um grande orgulho para o seu pai, Harri: “É um grande alívio depois de uma época tão boa e finalmente estamos aqui! Foi uma pequena espera depois de alguns ralis difíceis, mas o meu maior agradecimento vai para a equipa – eles fizeram este ‘foguete’ este ano.

Mesmo depois de todos os ralis mais complicados, eles acreditaram em nós e deram-nos todo o apoio”, disse o jovem Rovanpera, no final.

Curiosamente, Rovanpera chega ao título precisamente 20 anos depois do último finlandês, Marcus Gronholm, o ter conseguido, juntando-se a um longa linhagem de finlandeses voadores, que também foram Campeões do Mundo, Juha Kankkunen, 4 títulos, Tommi Makinen, 4 títulos, Marcus Gronholm, 2, Hannu Mikkola, Timo Salonen e Ari Vatanen, com um cada.

Chegou finalmente o dia há muito esperado. Alguns, depois da recente reação da Hyundai julgaram que Rovanpera já estava a acusar a pressão, mas provavelmente não sabiam o tipo de ‘Iceman’ que este jovem é. O que sucedeu nos últimos ralis teve apenas e só a ver com um momento menos bom da Toyota, aliado precisamente ao contrário do lado da Hyundai, e isso levou aos desfechos a que assistimos. Sabíamos que quando tudo voltasse ao normal do lado da Toyota, mesmo com uma Hyundai forte, Rovanpera depressa voltaria ao mesmo registo que lhe permitiu vencer cinco vezes em sete ralis, repetindo agora o feito na prova em que selou o título, chegando à sexta vitória.

Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) foram segundos na frente de Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) com Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) em quarto na frente de Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1). Hayen Paddon venceu e dominou o WRC2 e Kajto Kajetanowicz foi segundo, um bom resultado que o coloca ainda mais na corrida pelo título.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
1 ano atrás

Parabéns!

FormulaTwo+1
1 ano atrás

Inteiramente merecido. Que piloto! Nunca diria que o jovem finlandês fosse campeão já este ano!

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado