/ralis/wrc/jogo-wrc-10-recria-arganil-1980-e-walter-rohrl-no-nevoeiro-de-arganil/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=jogo-wrc-10-recria-arganil-1980-e-walter-rohrl-no-nevoeiro-de-arganil&utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=jogo-wrc-10-recria-arganil-1980-e-walter-rohrl-no-nevoeiro-de-arganil
Jogo WRC 10 recria Arganil 1980 e Walter Rohrl no nevoeiro | AutoSport

Jogo WRC 10 recria Arganil 1980 e Walter Rohrl no nevoeiro

Por a 18 Junho 2021 18:06

O ‘modo aniversário’ do jogo oficial do Mundial de Ralis, o WRC 10, que está previsto chegar às lojas em setembro próximo traz diversas features, que iremos divulgando com o tempo, mas há uma que vai ‘dizer’ muito aos portugueses, adeptos, do jogo, do WRC e de… Arganil.

O jogo vai ter, para além das provas de 2020 do WRC, um conjunto de ralis históricos, Grécia, Itália, Sanremo, Nova Zelândia, Argentina, entre outros. O ‘modo’ História, tem 20 desafios, desde os ralis dos primeiros anos do WRC, ao Grupo B, Grupo A, WRC, e WRC moderno. Um desses desafios, recria do nevoeiro denso de Arganil de 1980, onde Walter Rohrl ‘deu’ quatro minutos a Markku Alén. Segundo nos revelaram, será um desafio imenso fazer Arganil com aquela falta de visibilidade. Um detalhe que nos deixa já de água na boca…

Revisitar a história

Foi a 7 de março de 1980 que se deu uma das mais incríveis histórias do Mundial de Ralis. Contando com uma dupla passagem pela versão mais utilizada nos anos anteriores, a edição de 1980 tinha 42 Km, começando perto de Vale de Maceira e terminando em Folques. Na madrugada daquele dia, um senhor chamado Walter Rohrl completava nesse dia 33 anos e estava disposto a oferecer uma inesquecível prenda a si próprio. Algumas horas antes, no hotel e antes de adormecer, percorreu mentalmente os 42km de Arganil.

Quando o Fiat 131 se aproximou do início do troço para disputar a primeira passagem, um horrível nevoeiro não permitia ver mais do que 5 metros de distância. Então, o piloto alemão, valendo-se do “reconhecimento virtual” que havia feito no hotel, partiu para o troço disposto a correr todos os riscos para decidir ali o rali a seu favor. Quando o seu navegador Geistdorfer começou a cantar notas, Rohrl apercebeu-se que era impossível seguir qualquer referência visual. Então, decidiu usar um sistema alternativo. Sempre que o seu navegador cantava “curva a 60 metros”, Rohrl contava 1, 2, 3 segundos e virava “às cegas”. Quando ouvia “100 metros”, contava 1,2,3,4,5 segundos e assim sucessivamente. Este método não só lhe permitiu chegar ao final do troço com um tempo de 35m,15s, como ainda ganhou, pasme-se, 3m48s a Waldegaard e 4m40s ao seu companheiro de equipa e principal adversário Markku Alen. Visivelmente exausto, Rohrl haveria ainda de ganhar mais 1m55s a Alen, na segunda passagem (33m,13s), decidindo o rallye a seu favor.

Há uns anos, Walter Rohrl revisitou Arganil para filmagens, recordando a bem conhecida história quando ‘deu’ 4m40s a Markku Alen, no nevoeiro de Arganil: “Foi um dia incrível. Nos ralis, nos lugares da frente se um piloto em luta direta dava trinta segundos a outro já era muito, imaginem quase cinco minutos. O mais curioso é que na segunda passagem, quando já tinha uma grande vantagem na frente e estava a gerir a prova, o Markku apanhou-me passados 20 quilómetros, mas assim que apareceu a zona de nevoeiro, até ao fim, voltei a ganhar-lhe dois minutos. No fim veio-me dizer que que assim não podia ser, não era capaz de lutar comigo. Foram tempos inesquecíveis”, recordou. O vídeo é em alemão, mas mesmo que não perceba, vale a pena ver as imagens, e pode sempre ativar as legendas automáticas do youtube…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis