Jean-Marc Fortin (Overdrive) recorda o antigo Rali de Portugal: “Era uma loucura, o público ao lado dos carros”


Jean-Marc Fortin recorda os tempos áureos do Rali de Portugal e fala sobre o futuro do todo-o-terreno

Provavelmente poucos se lembram, mas Jean-Marc Fortin, atual CEO e fundador da Overdrive Racing começou a sua carreira nos ralis, navegando, entre outros, pilotos como Gregoire de Mevius, Krzysztof Hołowczyc e François Duval.

Portanto, passou várias vezes pelo Rali de Portugal, a primeira em 1995, com de Mevius no Nissan Sunny GTI. Desistiu! Voltou em 1997 com o mesmo piloto, mas já com o Ford Escort WRC, foram quartos, em 1998 correram com o Subaru Impreza WRC, terminando em oitavo lugar, tiveram um acidente em 1999, em Ponte de Lima, mas desta feita com Krzysztof Hołowczyc, no ano a seguir perderam uma roda no Vizo. Em 2001, com François Duval, tiveram um problema elétrico no Mitsubishi Carisma GT evo VI. Foi a última participação de Fortin no Rali de Portugal, de que ainda guarda grandes memórias.

“Lembro-me de ter terminado em quarto com De Mévius e da noite cheia de fogueiras com o público em massa, uma loucura. Os espetadores estavam tão perto que, por vezes, até tentavam tocar nos carros a alta velocidade.”

Recorda ainda o desafio da navegação em Arganil, onde não existiam mapas oficiais e os navegadores desenhavam os seus próprios mapas manuais em folhas A3, num processo artesanal que só mais tarde deu lugar aos mapas da Michelin.

Nostalgia e visão sobre o WRC atual

Fortin expressa saudades da adrenalina proporcionada pelos carros WRC dos anos dourados, tendo trabalhado com marcas como Peugeot, Ford e Subaru: “Sinto falta daquela adrenalina. Atualmente, o WRC perdeu muito impacto.

A Toyota faz um excelente trabalho, mas outros construtores como a Hyundai estão incertos. O público diminuiu e a emoção também. O desporto é cíclico.”

Ele destaca que, no rally cross-country, ainda existem grandes nomes como Carlos Sainz, Sébastien Loeb e Nasser Al-Attiyah, mas alerta para o vazio que poderá surgir quando estes se reformarem.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado