Hankook e os pneus do WRC: “não queremos que os resultados do rali sejam ditados por furos”

Por a 17 Maio 2025 10:33

Com a entrada da Hankook como nova fornecedora oficial de pneus do WRC, os pilotos enfrentam um período de adaptação marcado por desafios e expetativas. Após anos habituados aos Pirelli, ainda estão a descobrir os limites e as características dos novos compostos da marca coreana, numa fase crucial do campeonato, que ganha maior consistência com o Rali de Portugal — a primeira verdadeira prova de terra europeia da temporada.

A Hankook é a nova fornecedora do WRC, e os pilotos continuam a adaptar-se aos novos pneus da marca coreana. Estavam habituados aos Pirelli, depois de vários anos da marca italiana no WRC, agora é a vez da Hankook, e o processo de adaptação ainda dura.

São vários os pilotos que o referem, tem sido assim em todas as provas realizadas e o Rali de Portugal sendo a segunda de terra do ano, a primeira foi o Safari, é a partir daqui que os ralis se normalizam neste tipo de piso, pois as estradas do Quénia nada têm a ver com as provas de terra europeias ou sul-americanas.

Por isso, é natural que os pilotos ainda não saibam bem com o que contam, andam ainda a aprender os pneus e a sua grande maioria tem falado disso. Steven Cho, responsável da Hankook, é de opinião que “ os pilotos estão a fazer um trabalho fantástico e, embora o nível do grupo pareça bastante variável, eles têm de trabalhar muito para se adaptarem a tudo”, começou por dizer Cho que explicou o novo pneu trazido pela marca coreana para Portugal: Sim, o pneu de terra que estamos a usar aqui é o Dynapro R213, e trouxemos a especificação AW, especificamente para o rali, é um pequeno ajuste, basicamente, a construção e os compostos, que são iguais, mas reforçámos um pouco o padrão A. Por isso, apesar de parecer visualmente muito semelhante, os blocos são um pouco maiores, por isso há um pouco mais de material para trabalhar. Esperamos que, à medida que a temperatura suba e os troços se tornem mais rochosos e difíceis, possam ser um pouco mais duradouros.” disse Cho, que explicou depois o equilíbrio entre a proteção de furos versus o desempenho: “É sempre um equilíbrio muito difícil, por isso a nossa prioridade foi querermos ter um pneu seguro, durável e consistente. O que não queremos é que os resultados do rali sejam ditados por furos ou problemas deste tipo. Claro que, nos ralis de terra, não é necessário cobrir todas as situações, mas, de um modo geral, estávamos mais inclinados para o lado da durabilidade e da consistência. Queremos que os pilotos se sintam confiantes para se esforçarem e ultrapassarem os limites aqui e ali, e isso é algo em que vamos continuar a trabalhar em conjunto com os pilotos e as equipas”, disse Steve Cho.

Na verdade, a abordagem da Hankook é correta porque os pilotos podem escolher os limites que impõem ao pneu, e mesmo sabendo-se que os pilotos ficam incomodados se não tiverem performance, ficam ainda mais se furarem muitas vezes. Dar aos pilotos um pneu confiável em termos de furos, é uma boa decisão, porque dessa forma teremos muito mais vezes ralis mais puros em termos de luta pela velocidade, os pilotos podem forçar mais, podem usar os pneus, sem terem que se preocupar tanto com os furos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. [email protected]

    17 Maio, 2025 at 10:50

    Penso que a “opção” de prioritizar a resistência aos furos é boa.
    De resto os pneus são iguais p’ra todos…

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado