Bernard Béguin: Eu e o meu BMW


“Eu e o meu BMW” – bem poderia ser o título de um filme. Ou, mais prosaicamente, de uma autobiografia. Mas não é: pode ser, simplesmente, o resumo da carreira desportiva de Bernard Beguin, um dos mais bem sucedidos pilotos franceses de ralis. Especialista em pisos de asfalto, Beguin evidenciou-se ao volante dos mais variados modelos da marca bávara, como por exemplo os espectaculres M1 e M3.

Beguin, hoje com 72 anos, começou a sua carreira na fileira das fórmulas de promoção, que nos finais da década de 60, inícios da de 70, proliferavam em França. Ganhou mesmo o Volante Shell, em 1971.O seu ecletismo não se reduziu às participações na F3 em 1972 e 1973 e na Coupe Simca-Shell de 1974 – em 1989, participou mesmo no Campeonato francês de Superturismo.

Todavia, foi nas provas de estrada que Bernard Beguin acabou por se destacar e ganhar um lugar no pódio dos principais pilotos mundiais, onde se manteve ao longo de três décadas. Em França, ele é mesmo umdos mais galardoados de sempre, mantendo o recorde de 27 vitórias nos campeonatos nacionais de ralis. Beguin conquistou quatro títulos (1979, 1991, 1992 e 1993, vencendo igualmente por duas vezes as 24 Horas de Chamonix, o santuário das corridas em pistas geladas.

Acresce dizer que a quase totalidade destes êxitos foram garantidos ao volante dos BMW. Curiosamente, as excepções foram os títulos gauleses, com o primeiro a ser conquistado com um Porsche 911 SC e os restantes com os Ford Sierra Cosworth 4×4 e Escort RS Cosworth. Outra das especialidades de Beguin foi a Volta à Córsega e foi aqui que garantiu a sua única vitória no Mundial de Ralis. Foi em 1987, aos comandos de um BMW M3 preparado e inscrito pela Prodrive.

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