Audi Quattro de regresso ao WRC?

Por a 4 Março 2021 19:29

O lendário Audi Quattro pode regressar ao Mundial de Ralis inserido num novo projeto liderado por Mattias Ekström, Campeão do DTM (2004 e 2007) e do Mundial de Rallycross (2016). A recém-formada equipa EKS JC, pertencente a Ekström está a desenvolver um Quattro A1 de especificação Rally2 (Kit R4), que será elegível para as categorias de apoio, WRC2 e WRC3.

O carro foi construído de acordo com os regulamentos da FIA, em cooperação com a empresa sul-africana Rally Technic e a equipa confirmou que será elegível para competir no WRC: “Quando a nova geração do Audi A1 foi lançada, sabíamos que queríamos construir algo a partir dali”, começou por dizer Ekström. “E como todos conhecem a minha paixão pelos ralis, rapidamente se tornou claro que iríamos construir um carro de ralis”, disse Ekström.

“O carro está pronto. Falta apenas trabalho de preparação e desenvolvimento. Precisamos de fazer alguns quilómetros de testes e recolher informação. Não há uma data definida para que o carro possa ser homologado, mas para nós é bastante claro que veremos o carro em algumas competições na primavera/verão.

Por enquanto, este carro é apenas para nosso próprio uso, mas quando estivermos satisfeitos com o seu desempenho, iremos oferecê-lo para aluguer, ou compra, a outros concorrentes”, revelou.

Mattias Ekström há muito que está associado à Audi no desporto automóvel. Conduziu um S1 no Mundial de Rallycross de 2014 a 2019. Ganhou o título em 2016 e foi vice-campeão nas duas épocas seguintes.

O sueco regressou recentemente ao WRC, no Rali Árctico, que se realizou na passada semana, na Finlândia, depois de quase 15 anos de ausência da principal competição de ralis. Terminou em quinto lugar no WRC3, num Skoda Fabia.

O Quattro A1, tem obviamente tração às quatro rodas, um motor de 1,6 litros turboalimentado, que desenvolve 263 cv e está emparelhado com uma caixa sequencial de cinco velocidades.

O chefe de equipa do EKS JC, Joel Christoffersson, revelou que os testes começariam na neve e na terra antes de mudar para o asfalto: “O antigo campeão da FIA Junior WRC, Emil Bergkvist será o nosso piloto de desenvolvimento, e iniciaremos as nossas sessões de testes num futuro próximo. Também planeamos participar em alguns ralis locais, ou internacionais na época de 2021”, explicou.

O diretor da Rally Technic Chris Coertsee, falou sobre o seu entusiasmo pelo projecto. “O kit do Rally2 proporciona um equilíbrio único de preço-desempenho para os concorrentes, mas neste caso, é também combinado com uma marca lendária e uma carroçaria ‘gloriosa’”.

Como todos sabem, a Audi revolucionou os ralis no início da década de 1980, com o seu Quattro de tração às quatro rodas, turboalimentado. Quando a era dos Grupo B, que foi introduzida em 1982, Quattro A1 de  370 cv estava na vanguarda da nova geração. Fez a sua estreia no WRC em 1983, no Rallye Monte-Carlo, mas só fez quatro ralis, até ser substituído pela versão A2. Hannu Mikkola levou-o a vencer na Suécia e em Portugal, e nesse ano conquistou do título mundial de pilotos.Audi e o seu Quattro, saíram do WRC como equipa de fábrica, no final de 1987, com o seu enorme 200 Quattro, depois de terem registado 24 vitórias em 58 ralis. O Quattro continua a ser, provavelmente, o carro de ralis mais importante da história do WRC. E que agora pode estar de volta.

Não sabemos o sucesso que o carro poderá ter, mas como ideia, é claramente vencedor…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado