Andrea Adamo: a vontade de vencer que conduziu Ott Tänak à Hyundai

Por a 30 Setembro 2025 00:10

A máxima “ganhar é a única opção. Não me interessa o que temos de fazer, temos de ganhar” sempre pautou a carreira de Andrea Adamo, o antigo diretor da equipa Hyundai Motorsport.

Desde cedo, Adamo sabia que o seu destino era o desporto motorizado, declarando aos 15 anos aos seus pais que seria engenheiro de carros de corrida – um “objetivo”, não um “sonho”, alcançado com trabalho árduo e determinação. A sua inabalável vontade de vencer seria o catalisador para uma das mais surpreendentes transferências de pilotos no WRC, atraindo o então campeão mundial Ott Tänak para a Hyundai.

A filosofia de Adamo: construir uma equipa vencedora

Com uma carreira notável em carros de turismo, incluindo passagens pela Alfa Romeo e Honda, Adamo juntou-se à Hyundai em 2015 para liderar o programa de clientes, assumindo a direção da equipa WRC em 2019. Sob a sua liderança, a marca coreana conquistou os seus primeiros títulos de construtores em 2019 e 2020, solidificando a sua posição no topo do desporto. Para Adamo, a chave para o sucesso passava por ter os melhores elementos.

“A primeira coisa de que precisas para ganhar é ter todas as melhores pessoas possíveis”, afirmou Adamo no mais recente episódio do WRC Backstories Podcast, apresentado por Becs Williams. “Sempre tentei estudar quais foram os fatores-chave da minha experiência anterior que nos permitiram ganhar. E ficou claro para mim que tens de ter os melhores pilotos.”

O momento decisivo: a luta por Ott Tänak

Em 2019, com Thierry Neuville já a liderar o ataque da equipa, Adamo procurava outro piloto de topo a tempo inteiro para reforçar as opções da Hyundai na batalha contra a Toyota e a M-Sport Ford. O alvo era Ott Tänak, e a estratégia para o recrutar começou a desenhar-se num momento de desilusão para o estónio.

“Na minha opinião [na altura], era o Ott e alguém pode dizer Sébastien Ogier, mas a Stellantis [Citroën] ainda estava envolvida, e o seu contrato estava em curso, por isso ter-me-ia custado muito”, explicou Adamo. “Mas o contrato do Ott estava a chegar ao fim [na Toyota] e, para ser sincero, a primeira vez que falámos um pouco foi em 2019, na Sardenha.”

O Rali da Sardenha de 2019 foi um ponto de viragem para Tänak, que sofreu uma falha cruel na direção assistida enquanto liderava confortavelmente, entregando a vitória a Dani Sordo da Hyundai. Foi nesse momento de angústia para Tänak que Adamo decidiu agir: “Lembro-me claramente de caminhar depois do parque fechado e de o ver [Ott] muito cabisbaixo, e vi aquilo como o momento em que devia começar a intervir”, acrescentou Adamo. “Eu era alguém empenhado em ganhar.”

Negociações intensas e o anúncio surpreendente

As negociações com Markko Märtin, o agente de Tänak, foram complexas e demoradas, ilustrando a determinação de Adamo em assegurar a contratação. “Difícil, foi enormemente difícil – mas não com o Ott, com o Markko”, recordou Adamo. “Acho que troquei 168 ficheiros Excel com o Markko sobre o contrato.”

O acordo foi finalmente selado durante o Rali da Turquia, em setembro de 2019. Poucos dias depois de Tänak ter conquistado o seu primeiro título mundial em Espanha, a Hyundai anunciou a sua contratação em outubro, com Tänak a declarar na altura que “a visão que Andrea apresentou é muito promissora e corresponde às minhas próprias ambições para o futuro”.

Ott Tänak permanece na Hyundai atualmente, na sua segunda passagem pela equipa, e continua na luta pelo seu segundo título mundial. Já Andrea Adamo continua a ser uma figura influente no WRC, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do novo serviço de dados “centro de comando” do campeonato.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado