WRC, Rali da Polónia: Sabia que é o segundo mais antigo?

Por a 23 Junho 2017 10:49

A oitava ronda do WRC em 2017 marca a mudança para os ralis mais suaves ou rápidos, se preferir, sendo o Rali da Polónia (30 de junho a 2 de julho) um dos mais rápidos do campeonato. Esta será a quinta vez que o WRC visita a zona de Mazurian no norte da Polónia, uma zona turística pertencente à cidade de Mikolajki a cerca de 250 Km a norte de Varsóvia. Esta será a 74ª edição do evento, tendo o mesmo começado em 1921, o que faz deste o segundo rali mais antigo do campeonato, apenas atrás do Rali de Monte Carlo. Hoje em dia o evento é realizado em pisos de terra, com a organização a dar este ano especial atenção à segurança do público, um ponto em que aa FIA continua a pressionar fortemente as organizações…

A lista de inscritos tem 49 duplas, com 17 WRC deste ano, 16 WRC2 – todos R5 – e 13 WRC3, dos quais 10 Junior WRC, num total de 46 registados no campeonato a que se juntam apenas mais três pilotos, não existindo nenhum piloto do campeonato local pelo segundo ano consecutivo, uma vez que se preferem concentrar nas provas do campeonato local. A principal notícia antes da prova foi a troca na Citroën, que deixa de fora na Polónia Kris Meeke depois dos vários erros e acidentes entrando para o seu lugar Andreas Mikkelsen. Robert Kubica esteve em negociações com a M-Sport para pilotar um WRC 2017, mas não chegou a acordo…

O consistente Craig Breen continua enquanto o terceiro carro volta a ser para Stephane Lefebvre. Ausente no WRC Trophy (Valeriy Gorban em Mini e Citroën para Jourdan Serderidis e Julien Raoux) está Martin Prokop no segundo Onebet Jipocar. Entre os cinco Fiesta WRC de 2017 está Teemu Suuninen, no carro que já foi pilotado por Lorenzo Bertelli. O campeão polaco de 2014 Vojciech Chuchala vai participar numa prova do WRC pela primeira vez, num Fiesta R5 inscrito no WRC2, mas Kajetan Kajetanowicz, não vai estar presente, estando focado no ERC, onde é segundo atrás de Bruno Magalhães. Os carros do Junior WRC são preparados pela M-Sport na sua fábrica polaca em Cracóvia, no sul do país. Um deles será pilotado por Emil Lindholm, recentemente anunciado como futura estrela de rali pelo Rali da Finlândia.

A M-Sport chega à Polónia com 40 pontos de vantagem sobre a Hyundai no campeonato de construtores e 91 sobre a Toyota, com a Citroen já muito longe. Neuville está agora um pouco mais perto de Ogier, que tem agora 18 pontos de vantagem. Pontus Tidemand tem 46 pontos de vantagem no WRC2 sobre Suuninen e pode ficar a apenas quatro pontos do título. Nil Solans lidera com 11 pontos de vantagem sobre Raphael Astier no WRC3.

Uma situação estranha nas semanas antes do rali. Os regulamentos permitem testes na Polónia, mas algumas equipas não aproveitaram a oportunidade. A M-Sport testou na Estónia, mesmo tendo uma base na Polónia e a Hyundai testou na Lituânia. Foi dito que o número de locais para testes não era o melhor, porque se desgastariam muito facilmente com a passagem dos carros além de poucos terem condições parecidas à da prova.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado