WRC, Rali da Argentina: Muita incerteza num grande desafio

Por a 25 Abril 2018 09:18

A 38ª edição do Rali da Argentina é a quinta ronda do WRC em 2018, e o segundo de três ralis fora da Europa. A prova está sediada, mais uma vez, em Villa Carlos Paz. Existem várias mudanças no percurso este ano, desde logo na especial de abertura, uma vez que a zona habitual em Córdoba está em obras, sendo agora em Villa Carlos Park.

Outra novidade é que as três especiais finais vão ser disputadas no sentido inverso ao habitual. A especial de Copina desta vez vai ser feita a subir enquanto a Guilio Cesare, famosa pelas enormes pedras lunares, será feita a descer. Este é o segundo de três ralis em seis semanas. O principal desafio do evento é evitar estragos de pedras presas e evitar problemas nos vários cursos de água.

O evento é baseado na província de Córdoba desde 1984, com excepção de 1992 e com excepção de 2010, onde esteve no IRC, faz parte do calendário do WRC desde 1980. É sempre um evento difícil de prever. Nos últimos cinco anos, cinco vencedores diferentes e três marcas diferentes a vencer, tendo já acontecido muitos momentos históricos. 1981: primeira e única vitória no WRC para Guy Frequelin (e a última vitória no WRC para um Grupo 2), 1986 primeira vitória no WRC para Biasion, 1988 a única vitória no WRC de um piloto sul-americano (Jorge Recalde), 1989 primeira de duas vitórias no WRC para Michael Ericsson, 2004 a última vitória no WRC de Carlos Sainz, entre 2005 e 2013 foi sempre ganho por Sebastien Loeb, 2016 foi ganho por Hayden Paddon, a sua única vitória até agora. E, claro, o rali de 1981 foi a última vez que Jean Todt venceu no WRC, como co-piloto. O presidente da FIA, já tinha ganho o rali em 1979, na altura prova candidata ao WRC.

A lista de inscritos para 2018 aumentou 33% em relação ao ano passado, passando de 22 para 30 os pilotos presentes. Serão 12 WRC, 10 WRC2, mas nenhum WRC3. Teemu Suninen regressa ao terceiro carro da M-Sport, na Citroen Racing Craig Breen está de regresso, ao lado de Kris Meeke e o Sheikh Khalid Al Qassimi também participa. Na luta entre R5, a Skoda inscreveu Pontus Tidemand e Kalle Rovanpera, Ole Christian Veiby, ainda que não pontue no campeonato, e o cinco vezes campeão da FIA Codasur, Gustava Saba do Paraguai. A M-Sport vai contar com Gus Greensmith e Nil Solans. Não há nenhum R5 da Citroen e da Peugeot e o único Hyundai R5 é para Diego Dominguez, vencedor por duas vezes da FIA Codasur e também paraguaio. Apenas cinco pilotos argentinos estão incritos, no entanto, apenas Alejandro Cancio está inscrito com as regras FIA, os restantes quatro contam apenas para o Nacional.

Além do WRC, o rali conta para mais duas categorias. É o segundo de cinco ralis do FIA Codasur, o que junta mais 15 pilotos, incluindo seis inscritos com as regras do WRC, e depois temos mais 10 inscritos da Copa ACA. O Rali da Argentina acontece uma semana depois do Rali do Chile, prova candidata ao WRC.

Martin Holmes

Horário

5ª Feira, 26 de Abril
Shakedown (Villa Carlos Paz) 6.01 km 12:00
1. etapa
PE1 SSS Ciudad de Cordoba 1.90 km 23:08
6ª Feira, 27 de Abril
PE2 Las Bajadas / Villa del Dique 1 16.65 km 12:13
PE3 Amboy / Yacanto 1 33.58 km 13:00
PE4 Santa Rosa / San Agustin 1 23.85 km 16:13
PE5 SSS FERNET BRANCA 1 (2 Laps) 6.04 km 16:08
Service B – Carlos Paz – 30 Min 16:48
PE6 Las Bajadas / Villa del Dique 2 16.65 km 18:51
PE7 Amboy / Yacanto 2 33.58 km 19:38
PE8 Santa Rosa / San Agustin 2 23.85 km 20:51
Flexi Service C – Carlos Paz – 45 Min 22:41
Total da etapa 156.10 km
2. etapa
Sábado, 28 de Abril 11:30
PE9 Tanti – Mataderos 1 13.92 km 12:23
PE10 Los Gigantes – Cuchilla Nevada 1 16.02 km 13:08
PE11 Cuchilla Nevada – Rio Pintos 1 40.48 km 13:35
PE12 SSS FERNET BRANCA 2 (2 Laps) 6.04 km 15:38
Service E – Carlos Paz – 30 Min 16:15
PE13 Tanti – Mataderos 2 13.92 km 17:23
PE14 Los Gigantes – Cuchilla Nevada 2 16.02 km 18:08
PE15 Cuchilla Nevada – Rio Pintos 2 40.48 km 18:35
Flexi Service F – Carlos Paz – 45 Min 20:35
Total da etapa 146.88 km
3. etapa
Domingo, 29 de Abril 11:50
PE16 Copina – El Condor 16.43 km 13:08
PE17 Giulio Cesare – Mina Clavero 22.41 km 13:55
PE18 El Condor (Power Stage) 16.43 km 16:18
Service H – Carlos Paz – 10 Min 18:01
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado