WRC, RALI DA ALEMANHA: Ott Tanak ‘atira-se’ ao título

Por a 19 Agosto 2018 12:20

Grande demonstração de classe por parte de Ott Tanak, que venceu e convenceu no Rali da Alemanha. O piloto da Toyota dominou desde cedo, teve durante muito tempo a pressão de Sébastien Ogier, mas depois do furo do francês ficou ainda mais à vontade para vencer. Com Thierry Neuville a terminar em segundo e Sébastien Ogier em quarto, a luta pelo campeonato é cada vez mais a três…

Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) assegurou na Alemanha a sua terceira vitória do ano e a segunda consecutiva, depois do triunfo no Rali da Finlândia. A prova alemã torna-se desta forma a primeira que o estónio vence mais do que uma vez, depois do triunfo de há um ano.

Este é o quinto triunfo da carreira de Tanak, contando agora com três triunfos em pisos de terra (Itália 2017, Argentina 2018 e Finlândia 2018) e dois em asfalto (Alemanha 2017 e 2018). Cada vez um piloto mais completo, e que se aproxima da luta pelo título Mundial de Ralis, mostrando claramente que ainda terá uma palavra a dizer.

Nesta prova, só não liderou o rali na PE2, quando Ogier venceu a especial do rali, passando para a frente.

Desde aí, o estónio acumulou vitórias em troços, e chegou a uma vantagem de 13.6s, na PE12. O furo de Ogier na especial seguinte, a a consequente perda de 1m43.0s deixaram Tanak com 42.8s de avanço e com o rali da mão. Até final, limitou-se a controlar, e mesmo assim ainda foi segundo na PowerStage,

Thierry Neuville teve uma prova complicada, nunca (ou quase) acertou com a afinação ideal do seu Hyundai i20 Coupe WRC, e depois de ter rodado todo o primeiro dia na terceira posição, foi deixando fugir Ogier ao mesmo tempo que, atrás de si, Dani Sordo, Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi se aproximavam. Perdeu o terceiro lugar na PE11, caiu para quinto no troço seguinte, vendo a vida andar para trás, e apesar da margem ser curta e poder ainda recuperar no segundo dia, duma assentada, na PE16, viu Latvala e Sordo ficarem pelo caminho, herdando um segundo lugar que não mereceu. Mas os ralis são assim mesmo, tudo isto faz parte do jogo. O ano passado, nesta mesma prova, também se atrasou na luta com Ogier pelo título depois de um corte inócuo, como tantos outros, que lhe danificou uma suspensão do i20. Acontece, desta vez teve mais sorte. Na PowerStage, cometeu um erro, mas ainda conseguiu um ponto, aumentando em mais dois a sua liderança do campeonato: “tive falta de ritmo e confiança no carro, mas assegurámos bons pontos para o campeonato, e agora há que geri-los até ao fim da época…

Terceiro lugar para Esapekka Lappi, com a Toyota a colocar novamente dois carros no pódio, aproximando-se ainda mais na luta com a Hyundai e M-Sport nos Construtores. O finlandês mais jovem da Toyota teve uma prova em que quis, a todo o custo terminar. Não sendo o asfalto a sua melhor ‘praia’, foi rápido na fase inicial do rali, o que lhe valeu o quarto lugar, mas quando começou a apanhar pisos muito sujos, preferiu nada arriscar, chamando mesmo “veneno” ao pó que apanhou nos troços. Caiu para sétimo, mas ficou suficientemente perto para aproveitar quando à sua frente pilotos tiveram problemas. Chegou ao fim do segundo dia em quinto, mas perto do quarto lugar. As saídas de Sordo e o abandono de Latvala promoveram-no a terceiro. Melhor o resultado do que a exibição, mas tendo em conta que é asfalto… Foi 7º no Monte Carlo, 6º na Córsega, pelo que este pódio é o seu melhor resultado de sempre em asfalto.

Sébastien Ogier cometeu um pequeno erro que teve grandes consequências, pois ao raspar ligeiramente numa pedra do troço de Panzerplatte II, furou, perdeu 1m43.0s e caiu de segundo para nono. Encetou imediatamente uma boa recuperação que o levou ao quarto lugar, com alguma sorte que não teve com o furo. Tudo isto faz parte da história de uma prova e a verdade é que perde pontos para Neuville.

Antes, pressionou como pode Tanak, mantendo-se a uma distância que não permitia ao estónio qualquer tipo de gestão, mas o furo estragou-lhe os planos. Cometeu um erro na PowerStage, mas ainda assim venceu-a. Numa prova que era a ‘sua cara’, tem agora menos um rali para se chegar a Neuville e a renovação do título está agora um nadinha mais longe. De qualquer forma, há quatro ralis e 120 pontos em disputa: “Não tivemos muita sorte este fim de semana, mas tudo bem…” disse, no final.

Tabela do campeonato

1 Neuville, Thierry (BE) 14 27 11 15 23 29 30 4 0 19 172
2 Ogier, Sebastien (FR) 26 5 25 28 16 0 22 10 0 17 149
3 Tanak, Ott (EE) 18 3 5 19 27 0 5 30 0 29 136
4 Lappi, Esapekka (FI) 6 17 0 13 4 15 15 0 0 18 88
5 Mikkelsen, Andreas (NO) 3 18 14 6 13 0 2 1 0 8 65
6 Sordo Castillo, Daniel (ES) 0 18 12 15 15 0 60
7 Latvala, Jari-Matti (FI) 17 6 8 0 0 0 6 18 0 55
8 Evans, Elfyn (GB) 8 0 0 10 8 19 1 6 0 52
9 Ostberg, Mads (NO) 8 8 10 22 0 48
10 Breen, Craig (IE) 2 18 0 6 8 5 0 8 47
11 Meeke, Kris (GB) 17 0 15 4 7 0  ? 43
12 Suninen, Teemu (FI) 0 4 0 2 17 1 8 0 10 42
13 Paddon, Hayden (NZ) 10 0 12 12 34
14 Loeb, Sebastien (FR) 11 4 15
15 Tidemand, Pontus (SE) 0 6 1 4 11

FILME DO RALI

PE8: Ogier recupera…

O segundo dia do Rali da Alemanha começou com os homens da frente a ‘aquecer’ motores antes de entrar no ritmo a que estiveram ontem, pelo que Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) e Ott tanak (Toyota Yaris WRC) foram apenas quarto e quinto nos 9.43 Km de Panzerplatte, com o francês a recuperar 1.7s ao estónio e a diminuir a sua vantagem colocando-a em 10.6s.

Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) venceu o troço, 0.1s na frente de Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) com o finlandês a passar Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC). Quem também não começou bem o dia foi Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupe WRC) que foi apenas sétimo no troço, perdendo 3.5s para Latvala que está agora a apenas 7.9s do terceiro lugar…

PE9: Thierry Neuville com vida difícil

Ainda que a um ritmo mais baixo do que evidenciou ontem, Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) voltou a recolocar a diferença que trazia para Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC), aumentando-a mesmo mais um pouco. O piloto estónio foi segundo nesta especial, 0.6s atrás de Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) e tem agora 12.6s de avanço para Ogier, quando terminou o dia de ontem com 12.3s.

O espanhol da Hyundai é agora o novo quarto classificado e depois de ontem se ter ficado a pensar que Elfyn Evans poderia ir atrás de Neuville para lhe roubar pontos, é Sordo que já está na frente do grupo que luta pelo quarto lugar, com o espanhol a ficar agora apenas a 5.4s do seu colega de equipa.

Acredita-se que Sordo não vai tentar passar Neuville, mas este foi novamente apenas quinto na especial, perdeu mais 6.5s para a frente do rali, pelo que Latvala já está apenas a 8.9s de Neuville, que já dista 33.6s da frente. Ou seja, está sem hipóteses, em condições normais de chegar mais à frente, mas tem os pilotos atrás de si a morder-lhe os calcanhares.

PE10: Neuville ‘apertado’ por Sordo e Latvala

Já ficou claro a todos que o ritmo na frente do rali baixou um pouco entre os homens da frente, o que fica claro pelo facto de, ao contrário do dia de ontem, em que só Ott Tanak e Sébastien Ogier venceram especiais, hoje nenhum deles ainda venceu qualquer das três já realizadas, desiderato que coube a Jari-Matti Latvala, Dani Sordo e Esapekka Lappi.

O jovem finlandês triunfou na PE10, 1.3s na frente do seu colega de equipa, Latvala. Ogier foi terceiro, 0.7s na frente de Tanak, pelo que as coisas não mudaram muito na frente. Ultrapassámos agora o meio do rali, e a luta pela vitória está completamente em aberto, pois 12.5s separam primeiro e segundo.

Dani Sordo continua a recuperar tempo a Thierry Neuville e já só está a 2.4s do belga, que no entanto não terá de se preocupar com a posição. Mas Neuville tem que se preocupar com Latvala que está somente 2.8s mais atrás, numa luta que promete…

Nesta especial Lappi passou Evans, que já se percebeu não conseguir ajudar Ogier. Provavelmente, será Latvala a fazê-lo…

PE11: Latvala já é terceiro

Craig Breen venceu o seu primeiro troço no Rali da Alemanha, mostrando que, apesar de não ser um especialista de asfalto, o Citroën C3 WRC é um carro muito bom neste tipo de piso. Claramente, a equipa francesa não faz melhor nesta prova porque os pilotos não estão tão à vontade neste tipo de piso. Se pudéssemos apostar, diríamos que na Catalunha as coisas vão ser bem diferentes com Sébastien Loeb…

O troço foi curto, e por isso não se esperavam grandes diferenças, mas a verdade e´que foi suficiente para que Thierry Neuville perdesse o terceiro lugar para Latvala, que tem agora 0.1s de avanço para o belga, que neste troço de 12.28 Km perdeu 4.5s.

Latvala não passou somente Neuville, pois suplantou também Dani Sordo, que caiu para quinto.

Pior esteve ainda Elfyn Evans, que saiu de estrada e danificou a suspensão do seu Ford Fiesta WRC.

PE12: Sordo a 0.5s do pódio

Triunfo de Dani Sordo (Hyundai i20 Coupe WRC) na primeira especial depois da paragem na assistência a meio do dia, com o espanhol a passar para a frente do seu companheiro de equipa na Hyundai, Thierry Neuville, que não acertou ainda com a afinação certa no seu carro para os troços de hoje.

O belga começou o dia em terceiro a 15.1s de Sébastien Ogier, e neste momento já é quinto a mais de trinta segundos do francês. É lógico que se mantiver a posição o seu colega de equipa – que não luta pelo campeonato – devolve-a, mas as coisas estão a ficar ‘pretas’ para o piloto da Hyundai. Neste momento, em termos virtuais, está a perder oito pontos para Ogier.

Lá na frente, tudo estável, com Ogier a ganhar meio segundo a Tanak. a diferença entre ambos é agora 13.6s. Latvala e terceiro mas tem agora Saordo apenas a meio segundo e Neuville está 1.3s mais atrás, o que significa que o lugar mais baixo do pódio está ‘preso’ por 1.9s.

PE13: Furo ‘entrega’ rali…

A 13ª especial foi mesmo de azar para Sébastien Ogier que furou no troço mais longo do rali, Panzerplatte e perdeu 1m43.0s, caindo para o nono lugar da classificação geral. Este é o momento chave do rali, mas pode ser também o momento chave do campeonato, já que de repente, Thierry Neuville vê uma teórica perda de oito pontos (mais ou menos, devido à Powerstage), num ganho desses mesmos oito pontos (em teoria, falta muito rali e a PowerStage).

O belga chegou à Alemanha com 21 pontos de avanço e caso aumente significativamente a vantagem para Ogier, o francês fica com pouco espaço, em quatro ralis, para recuperar qualquer coisa à volta dos 30 pontos. Falta muito rali, ainda muita coisa pode acontecer, mas as perspetivas não são nada animadoras para os lados da M-Sport e de Ogier: “Foi um furo, não sei como aconteceu, fiz a mesma linha de sempre. Sabemos que é um pouco uma lotaria com as pedras…” disse Ogier.

PE13: Tanak com vitória na mão

Com o furo sofrido por Sébastien Ogier me Panzerplatte que o fez perder 1m43.0s, e cair para o nono lugar da classificação geral (ler em separado), Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) fica agora com um avanço de 42.8s de avanço para o novo segundo classificado, Dani Sordo (Hyundai i20 Coupé WRC) que por sua vez tem Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) a 5.1s.

Quem provavelmente revigorou a motivação foi Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) que roda agora a 1.6s de Latvala no terceiro lugar, e o simples facto de poder passar o finlandês na classificação significa, na prática, ganhar duas posições, pois com Sordo em segundo, não é crível que a equipa não troque as posições.

Se tudo terminasse agora, Neuville acrescentava oito pontos (provavelmente a M-Sport também trocaria a posição de Ogier com Suninen), mas a verdade é que os 1.6s que separam Neuville de Latvala podem significar bem mais. Se o belga passar o finlandês, ‘salta’ para 2º, onde soma 18 pontos. E Ogier, em condições normais só chega a sétimo. Depois há ainda a PowerStage, para os acertos, mas na prática, Neuville pode aqui praticamente decidir o campeonato, ou muito perto disso.

PE14: Ogier vence..mas mal está feito

Sébastien Ogier venceu a 14ª especial do Rali da alemanha, mas depois do futro sofrido na especial anterior, em que perdeu 1m43.0s o piloto francês só deverá conseguir chegar, em condições normais, ao sexto lugar de Craig Breen, e mesmo para isso tem que passar por Andreas Mikkelsen, de quem já só dista 3.5s, tendo depois mais 40.2 para recuperar a Breen em quatro troços. Não será tarefa fácil, mas há dois troços de 30 Km amanhã que poderão ajudar. Para já fez o que se esperava e já passou Suninen.

Contudo, há outro pormenor importante.

Se atacar Breen, vai ‘torrar’ os pneus antes da Power Stage e esta vale bem mais do que os dois pontos a mais que ganha se passar Breen.

Por outro lado, está precisamente a um minuto de Neuville. Será que vai tentar ir buscá-lo?

Lá na frente, tudo na mesma, 42.2s separam Ott Tanak de Dani Sordo, mas Neuville não está a conseguir fazer o seu trabalho, e está a deixar fugir Jari-Matti Latvala, que já está a 5.8s. Falta uma especial para o fim do dia…

Os ralis são mesmo assim, tudo pode mudar num ápice e depois de ter terminado o segundo dia de prova no quarto lugar, bastou um troço para que Thierry Neuville passasse a ser o novo segundo classificado, já que Dani Sordo saiu de estrada nas vinhas de Römerstraße II e perdeu mais de minuto e meio, caindo para a sétima posição, enquanto Jari-Matti Latvala, teve problemas de transmissão no seu Toyota Yaris WRC. Com isto, o belga passa de quarto para segundo enquanto Sébastien Ogier passou de sétimo para quarto, ultrapassando na classificação Andreas Mikkelsen e os dois pilotos que tiveram problemas.

Lá na frente, tudo na mesma, Ott Tanak tem agora 43.9s de avanço para Thierry Neuville.

Com estes números, as contas (virtuais) do campeonato ficam na mesma entre os dois pilotos, já que enquanto na PE15, estava 12-6 em pontos, no final da PE16, passou a 18-12. Mads Ostberg também saiu de estrada e desistiu.

PE15: Craig Breen de fora

De resto, na derradeira especial do dia, Ogier teve a sorte de ver Craig Breen perder tempo devido a uma saída de estrada, cedendo quase minuto e meio, caindo com isso para o 10º lugar. Desta forma, e apesar de estar em sétimo, Ogier está somente a 0.5s de Mikkelsen, pelo que o sexto lugar é quase certo.

PE16: Latvala e Sordo out

Os ralis são mesmo assim, tudo pode mudar num ápice e depois de ter terminado o segundo dia de prova no quarto lugar, bastou um troço para que Thierry Neuville passasse a ser o novo segundo classificado, já que Dani Sordo saiu de estrada nas vinhas de Römerstraße II e perdeu mais de minuto e meio, caindo para a sétima posição, enquanto Jari-Matti Latvala, teve problemas de transmissão no seu Toyota Yaris WRC. Com isto, o belga passa de quarto para segundo enquanto Sébastien Ogier passou de sétimo para quarto, ultrapassando na classificação Andreas Mikkelsen e os dois pilotos que tiveram problemas. Lá na frente, tudo na mesma, Ott Tanak tem agora 43.9s de avanço para Thierry Neuville.

Com estes números, as contas (virtuais) do campeonato ficam na mesma entre os dois pilotos, já que enquanto na PE15, estava 12-6 em pontos, no final da PE16, passou a 18-12. Mads Ostberg também saiu de estrada e desistiu.

PE17: Tudo à espera da Powerstage

Numa altura em que Ott Tanak está completamente em modo gestão, Sébastien Ogier venceu a especial com 2.1s de avanço para Thierry Neuville. Depois da sua saída de estrada na especial anterior, Dani Sordo acabou por desistir, devido ao agravamento dos proobemas no seu Hyundai i20 Coupe WRC. Com a PowerStage pela frente, é bem provável que tanto Ogier quanto Neuville vão com tudo pelos pontos da especial, ficando por saber se Tanak está também a olhar para o título. Se o estiver, e acreditamos que sim, vai também atacar a melhor posição no último troço, pelo que se espera uma especial muito intensa.

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