WRC: Calendário de 2019 com 14 ralis, mas sem Japão. Portugal em junho

Por a 12 Outubro 2018 16:42

O calendário de 2019 do WRC deve ser hoje apresentado após reunião do Concelho Internacional em Paris. Todas as provas de 2018 continuam e o Chile entra. Os dados apresentados a seguir não são ainda oficiais, mas deverão passar a ser ainda hoje.

O mundial arranca, como é hábito, no Mónaco, com o Rali de Monte Carlo, entre 22 e 27 de janeiro. Segue-se a Suécia, a primeira passagem pelo continente americano com o México, a estreia no asfalto com a Córsega e depois a dupla ronda sul americana, primeiro Argentina e depois o Chile, com duas semanas a separar os ralis.

Portugal vai ser o sétimo rali do campeonato, começando a 30 de maio e terminando a 2 de junho. Segue-se depois o calendário igual ao de 2018, com Sardenha, Finlândia, Alemanha, Turquia, Grã-Bretanha, Espanha e Austrália, que fecha o campeonato entre 14 e 17 de novembro de 2019.

A surpresa é a ausência do Japão. Os japoneses não conseguiram mesmo colocar de pé a sua prova candidata ao WRC 2019 ainda este ano, pelo que o Conselho Mundial da FIA decidiu deixar cair a prova nipónica, pelo que a única novidade no calendário é mesmo o Chile. O Promotor não atinge o seu objetivo, para já, mas é certo que nos próximos anos vai continuar a tentar.

A prova melhor estabelecida fora da Europa é, há muito, a Argentina, que se realiza desde 1980. A Nova Zelândia e o Safari ainda estão no top 10 das mais disputadas, mas tanto uma quanto outra, têm estado há muito fora do WRC. Safari desde 2002 e Nova Zelândia desde 2012. A Austrália é outro evento mais ou menos bem inserido, mas tem tido problemas. Já mudou várias vezes de local, e não consegue afirmar-se com veemência no WRC. A Costa do Marfim ainda consta como a 15ª que mais vezes esteve no WRC, mas tendo começando em 1978, despediu-se em 1992.

O México é um bom exemplo duma prova necessária ao WRC, muito mais pela sua localização do que por tudo o resto. Entrou no WRC em 2004 e por aí tem ficado até agora. Se os norte-americanos, seus vizinhos de ‘cima’, se virassem para o WRC, ‘coisa’ que não está nada perto de suceder, outro galo cantaria com o México, mas a prova mexicana é melhor, por exemplo, que a Sardenha.

Caso curioso é o do Japão, que já esteve seis vezes no WRC, entre 2004 e 2010, mas apesar de ser um país ‘construtor’, o Mundial de Ralis nunca conseguiu afirmar-se verdadeiramente no país, talvez porque se realizasse em Hokkaido, na ilha de ‘cima’. Era intenção dos organizadores levar a prova para o ‘continente’, bem mais perto de Tóquio e isso poderia ser primordial na sua afirmação. Mas temos que esperar pelo menos mais um ano.

Nota: Na imagem o dia apresentado é o de término do rali.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis