WRC 2018 arranca com Rali de Monte Carlo

Por a 22 Janeiro 2018 07:35

Um vez mais e como é tradição, o Rali de Monte Carlo abre o WRC. Não se podia escolher melhor palco para o arranque duma temporada, já que o ‘carater’ normalmente incerto da prova dá à competição o melhor embalo para uma temporada que se espera pelo menos tão entusiasmante quanto a última. Nos próximos dias vamos aqui colocar toda a informação sobre o WRC 2018, competição que promete mais e melhor do que a temporada passada.

De resto, poderíamos aqui falar deste ou doutro piloto, os mais e os menos favoritos, mas desta feita começamos de forma diferente. Vamos falar de batedores, ouvreurs’ como dizem os franceses. Numa prova como o Rali de Monte Carlo, estes elementos têm uma grande importância no sucesso ou insucesso dos pilotos, já que em mais lado nenhum no WRC (a não ser que as condições meteorológicas sejam diametralmente opostas) os pisos correm o risco de nada ter a ver com o momento dos reconhecimentos.

A passagem nos troços até duas horas antes do início de cada troço leva a que esse ajuste final nas notas seja o mais fidedigno possível para os pilotos, e mesmo assim, por vezes há mudanças que surpreendem as equipas. Simon Jean Joseph, batedor de Sébastien Ogier revelou que o ano passado houve um troço em que ajustou notas em todas as curvas duma especial e este trabalho é duma importância enorme para os ‘seus’ pilotos.

Os ‘anjos da guarda’ dos pilotos este ano são. Na Ford, Sébastien Ogier (Simon Jean Joseph); Elfyn Evans (o pai Gwyndaf Evans); Bryan Bouffier (Pascal Enjolras). Na Hyundai, Andreas Mikkelsen (Bernt Kollevold), Thierry Neuville (Bruno Thiry), Dani Sordo (Enrique Ojeda). Toyota: Jari-Matti Latvala (Toni Gardemeister), Esapekka Lappi (Juho Hänninen) e Ott Tänak (Martin Kangur); Citroën: Kris Meeke (Stephen Whitford) e Craig Breen (Mikko Hirvonen).

Este ano o rali realiza-se uma semana mais tarde, e pelo que se vê no momento, não vai faltar neve e gelo, leia-se um Monte Carlo ‘comme il faut’, provavelmente até com muito mais gelo e neve que nos anos anteriores, o que lhe pode tirar um pouco de incerteza quanto aos pneus.

.

Em termos de pilotos, regista-se apenas o terceiro carro oficial da Ford para Bryan Bouffier, e na Hyundai, Hayden Paddon não vem este ano, já que na divisão do terceiro carro, este rali é para Dani Sordo. A Citroën, como se sabe, só terá dois carros este ano, eventualmente com algumas exceções, como na Suécia, em que vão contar com Mads Ostberg.

Há seis equipas no WRC2. A Skoda Motorsport participa com Jan Kopecky, a M-Sport tem dois carros para Eric Camilli e Teemu Suninen. Há também quatro carros no WRC3. Por fim, três nos R-GT, todos Fiat Abarth 124. Kalle Rovanpera e Ole Christian Veiby estão entre os pilotos não registados no WRC2, disputando o Monte Carlo só para aprender.

Os fornecedores de pneus, este ano a Michelin, DMack e Pirelli, podem disponibilizar quatro tipos de pneus, (asfalto macio/super macio/inverno com e sem pregos), todos montados em jantes de 18 polegadas e este é o único evento do campeonato que permite quatro tipos de pneus diferentes.

Martin Holmes

Horário (hora portuguesa)

4ª Feira, 24 de janeiro

Shakedown (Gap) 3.35 km 15:00

5ª Feira, 25 de janeiro (1ª Etapa)

PE1 Thoard – Sisteron 36.69 km 20:43

PE2 Bayons – Bréziers 1 25.49 km 21:51

Assistência Flexi Service A – Gap – 45+3 Min 22:56

6ª Feira, 26 de janeiro (2ª etapa)

Assistência Service B – Gap – 15+3 Min 07:00

PE3 Vitrolles – Oze 1 26.72 km 07:51

PE4 Roussieux – Eygalayes 1 30.54 km 09:04

PE5 Vaumeilh – Claret 1 15.18 km 10:37

Assistência Service C – Gap – 30+3 Min 11:52

PE6 Vitrolles – Oze 2 26.72 km 12:58

PE7 Roussieux – Eygalayes 2 30.54 km 14:11

PE8 Vaumeilh – Claret 2 15.18 km 15:44

Assistência Flexi Service D – Gap – 45+3 Min 16:49

Sábado, 27 de janeiro (3ª Etapa)

Assistência Service E – Gap – 15+3 Min 05:57

PE9 Agnières-en-Dévoluy – Corps 1 29.16 km 07:08

PE10 Saint-Léger-les-Mélèzes – La Bâtie-Neuve 1 16.87 km 08:16

Assistência Service F – Gap – 30+3 Min 09:31

PE11 Agnières-en-Dévoluy – Corps 2 29.16 km 10:57

PE12 Saint-Léger-les-Mélèzes – La Bâtie-Neuve 2 16.87 km 12:08

Assistência Service G – Gap – 30+3 Min 13:23

PE13 Bayons – Bréziers 2 25.49 km 15:09

Assistência Service H – Gap – 45+3 Min 16:29

Domingo, 28 de janeiro (4ª Etapa)

4. etapa

PE14 La Bollène-Vésubie – Peïra-Cava 1 18.41 km 07:32

PE15 La Cabanette – Col de Braus 1 13.58 km 08:08

PE16 La Bollène-Vésubie – Peïra-Cava 2 18.41 km 19:00

PE17 La Cabanette – Col de Braus 2 [Power Stage] 13.58 km 11:18

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Esta é das competições que ainda mantém alguma da magia de antigamente. Imagens do Youtube, que deviam também ir para o Youporn !

https://www.youtube.com/watch?v=RQhbDhAEh9Q

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

— Teste do Meeke. Piso seco de manhã, neve à tarde

https://www.youtube.com/watch?v=zMWO-CJCTW0

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado