WRC 2017: Hyundai Motorsport no melhor e no pior…

Por a 18 Dezembro 2017 16:32

Os números dizem que a Hyundai teve em 2017 a sua melhor época de sempre desde que regressou aos ralis, com quatro triunfos em ralis e 100 vitórias em especiais, mas o semblante dos elementos da equipa no fim do ano não espelhava esse aparente sucesso. Longe disso. Quem viu os Hyundai andar nas duas primeiras provas do ano, ficou com a impressão que eram quase imbatíveis e nem os dois erros de Thierry Neuville afastaram essa impressão, mas ao mesmo tempo que as restantes equipas cresceram, a Hyundai não conseguiu materializar essa perceção. Cedo se percebeu que só o belga poderia bater o pé a Ogier, mesmo depois do inenarrável erro da Suécia, ninguém o menosprezou. Mas a Hyundai ficou a 33 pontos da M-Sport e Neuville a 36 pontos de Ogier.

Tendo em conta que a M-Sport quase não falhou e com Dani Sordo e Hayden Paddon a ajudarem pouco, o título de Construtores foi ficando cada vez mais longe, mas o de pilotos foi uma história bem diferente. Pelas prestações que realizou, Neuville talvez não merecesse ter terminado no segundo lugar o campeonato pela terceira vez em cinco anos. Seis pódios de seguida permitiram-lhe empatar com Ogier na frente do campeonato, depois do Rali da Finlândia e a quatro provas do fim do campeonato.

Depois, quase tudo correu horrivelmente mal. Uma suspensão partida numa curva ‘cortada’ de forma normalíssima no troço de Panzerplatte, foi o princípio do fim para o belga, a que se seguiu um fim de semana ‘estranho’ em Espanha, com todos os carros da equipa a sofrerem o mesmo tipo de falha na suspensão, deixando no ar uma ideia de fragilidade do Hyundai. E Ogier lá fugiu… decisivamente.

A época de Hayden Paddon foi um desastre por várias razões. Dani Sordo teve uma prestação consistente, mas que foi piorando ligeiramente ao longo do ano.

Tudo isto levou a que Michel Nandan fosse buscar Andreas Mikkelsen para as últimas três provas, mas já era tarde demais. Erros e inconsistências criaram muitos obstáculos à equipa. Neuville terminou o ano como o piloto mais vitorioso, com quatro triunfos, Mikkelsen rapidamente mostrou o bom piloto que é, e é neles que a Hyundai confia para um 2018 bem diferente. Paddon e Sordo, vão ter que dividir o terceiro carro, um ‘castigo’ para o seu apagamento.

[soliloquy id=”345067″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado