Com a Volkswagen a rumar ao ‘negócio’ R5, será que a Skoda pode dar o salto?

Por a 14 Dezembro 2017 18:39

A Skoda está a par da M-Sport/Ford entre as marcas que melhor negócio estão a fazer com os ralis, sendo que os carros checos têm maior percentagem de vitórias. Apesar de terem chegado ao mercado bem mais tarde que a M-Sport, nem por isso a ‘coisa’ foi má para os checos, pois o tempo que investiram no desenvolvimento do carro tem-se refletido nas vendas, e com o que está a mostrar, a luta com os homens da Ford vai continuar a ser forte. Contudo, a balança tem pendido mais para o lado checo, e não há nada que indique que possa deixar de ser assim.

Contudo, alguém se lembrou de perguntar a Michal Hrabanek, responsável máximo da equipa, se a Skoda Motorsport pondera voltar ao WRC, e claro, a resposta foi o mais lógica possível: “Precisaríamos de dois anos de preparação mas embora nos sintamos cómodos no WRC2, está claro que queremos olhar para a categoria máxima” disse Hrabanek. Nem podia dizer outra coisa, mas se isso vai ser possível ou não, é outra coisa.

Voltando um pouco atrás, convém recordar como foi a história até aqui. A Skoda MotorSport tem um passado de 116 anos no desporto motorizado, e se reduzirmos a questão aos ralis, é muito fácil os adeptos lembrarem-se do 130 RS, do Favorit, Felicia Kit Car, Octavia WRC, Fabia WRC, até chegar aos mais recentes e extremamente bem sucedidos, Fabia S2000 e Fabia R5. Aqui há uns anos, quando se ponderou na ida do Grupo Volkswagen para o WRC, muitos pensaram num possível regresso da Skoda aos grandes palcos, menos de uma década depois de ter saído em 2005, mas não foi isso que aconteceu.

Curiosamente, em Mlada Boleslav até já se trabalhava num motor, pois autonomia para isso sempre houve. Só que quando chegaram as decisões, era a VW a escolhida para o WRC. Ironicamente, já havia uma boa base de motor na Skoda MotorSport, e foi com esse que a VW deu início e depois sequência ao seu bom trabalho. E fê-lo, como agora bem se sabe, da melhor maneira possível, ganhando tudo o que havia para ganhar. O tempo passou, o dieselgate chegou, a equipa do WRC desmembrou-se, e a realidade agora é o ralicross e o novo projeto Volkswagen Polo GTI R5.

O carro só irá competir do meio para a frente do ano de 2018, e até lá não há dúvidas que é a Skoda que vai continuar a dar cartas no negócio dos R5. O Polo R5 começa a competir em 2018, e só irá afirmar-se (ou não) durante 2019. Aí sim, poderá ponderar-se no seio do Grupo VW se vale a pena ter dois players na mesma categoria. Mas só quando o Polo R5 vingar. Não parece que faça sentido estarem os dois muito tempo, pois inevitavelmente um canibaliza o outro. Vejam o que aconteceu no Grupo PSA, em que o Citroën DS3 R5 (74 carros entre 2013 e 2017) e o Peugeot 208 T16 R5 (54 carros entre 2014 e 2017) venderam menos 60 carros juntos que a… Skoda.

Portanto, nessa altura poderá fazer sentido pensar num possível salto, mas não falemos de lógica pois a questão vista neste momento pode ser diferente quando for olhada daqui a uns anos. Neste momento até parece lógico poder promover a Skoda ao WRC – até existe uma base trabalhada dentro do grupo parada há um ano – e por-lhe um carroçaria nova em cima de um modelo relevante era o mais fácil da questão.

A estrutura na Skoda existe, o Grupo construiu em 2014 um novo edifício só dedicado aos motores, e também é verdade que Bernhard Maier, CEO da Skoda disse no seu discurso em Mlada Boleslav que “O ano de 2017 foi o nosso melhor a nível desportivo e de negócios de sempre, e o automobilismo está no nosso ADN há 116 anos e essa tradição leva-nos ao futuro e o ralis encaixam bem na nossa marca”. Talvez, mas os valores envolvidos no WRC são altos e este mundo automóvel está numa transição que não facilita nada decisões pouco ponderadas. A Porsche saiu do WEC, vai para a Fórmula E, a Mercedes saiu do DTM vai para a Fórmula E, e no meio de tudo isto não se sabe quando poderão mudar novamente as regras no WRC, quase certamente com a inclusão de tecnologia híbrida, nem que seja só para as ligações.

Vamos ver o que pode acontecer, mas uma coisa era certa. A Skoda ficava muito bem como quinta marca no WRC.

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ernie
ernie
6 anos atrás

Não estou cá só para “me atirar” ao Sr. Abreu e aos seus colegas/colaboradores. Concordo perfeitamente que a Skoda suba o degrau, depois de tantos anos (S2000 e R5) com sucesso, e deixar algum espaço para o Polo R5 crescer ou quem sabe arrumar logo de entrada os seus rivais da PSA (C3 R5 e 208 R5) e o da M-Sport (Fiesta R5), em que este último deverá ser mais difícil, porque tem muitas unidades vendidas, e mesmo que não venda muitas mais, continuarão a marcar maior presença, até porque os DS e Peugeot deverão ter parado o seu desenvolvimento.… Ler mais »

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