Subaru ‘chocou’ WRC há precisamente nove anos…

Por a 16 Dezembro 2017 12:55

Se a notícia do abandono da equipa oficial da Suzuki tinha sido recebido com enorme desconforto por parte da família do Mundial de Ralis, a da retirada da formação da Subaru teve o impacto de uma autêntica onda de choque. Com Petter Solberg e Chris Atkinson, na altura, a já terem sido dados como certos na equipa de 2009 e a própria Prodrive a anunciar a inscrição da equipa Subaru WRT no Mundial de Marcas dois dias antes da ‘bomba’ rebentar, nada fazia prever que a equipa criada pela Fuji Heavy Industries e assistida no terreno pela Prodrive abdicasse do Mundial de Ralis e de forma tão abrupta.

Tal como aconteceu com a Suzuki, a grave crise económica que o mundo atravessava serviu de suporte à decisão, mas é credível que possam ter existido outras motivações por detrás da dramática decisão. Por um lado, é de crer que o contrato entre a Fuji Heavy e a Prodrive, que aparentemente devia continuar até ao final de 2009, não tenha sido renovado a meio da temporada de 2008, altura em que estava previsto sê-lo, o que poderá depois ter pesado na decisão final. Depois, a relação entre a STI, o departamento de competição da Fuji Heavy, e a Prodrive atingiu o seu mais baixo nível de sempre tão só e apenas pela falta de resultados dos Impreza oficiais nos últimos anos, antes da decisão de abandonar o WRC.

Por diversas vezes, a STI não escondeu estar à procura de um novo parceiro para liderar o seu programa internacional, ideia que acabou também por abdicar.

O próprio diretor da Prodrive, David Richards, recordou a decisão que colocou termo a uma ligação de 20 anos: “A saída da Subaru do Mundial de Ralis foi uma grande perda, já que a equipa há muito era um dos seus principais ícones. A Subaru World Rally Team criou verdadeiros campeões como Colin McRae e Richard Burns e a sua ausência foi muito sentida por todo o mundo dos ralis”, referiu Richards.

Na altura, o comunicado distribuído pela Prodrive deixava em aberto a possibilidade da Subaru regressar em 2010 com as novas regras do WRC: “Olhando para a frente, em 2010 serão introduzidos novos regulamentos no WRC, o que dá à Prodrive uma oportunidade para preparar a reentrada no campeonato com uma equipa que tem 24 anos de experiência e sucesso”. Mas como se sabe hoje, nove anos depois, não foi nada disso que sucedeu e ainda hoje a Subaru WRT é recordada com grande saudade.

O Campeonato do Mundo passou apenas a contar com duas equipas oficiais – Citroën e Ford – e se o abandono da Subaru depois de tanto tempo a preencher páginas importantes na história da competição foi desolador, que dizer para Petter Solberg e Chris Atkinson que, com o mercado de pilotos fechado, pois ficaram sem grandes hipóteses de arranjar lugar.

Hoje, precisamente nove anos depois do anúncio da saída, um possível regresso da Subaru ao WRC é muito mais do que uma miragem, é algo quase impossível. Ironicamente, a Subaru é uma marca que cresceu muito à conta dos seus sucessos nos ralis e em 2008 o pretexto da “crise económica” foi suficiente para dar uma justificação plausível. Aceitável, mas que talvez não encerre toda a verdade, pois sendo certo que as novas regras do WRC, para motores mais pequenos, de 4 cilindros em linha, o famoso ‘motor boxer’ da Subaru, com pistões contrapostos e que trabalham paralelamente ao solo não estavam no programa, mas será que os gastos com a SWRT não teriam justificado o investimento nas novas regras? Mesmo com algum tempo fora do WRC? A verdade é que depois do WRC os Subaru mudaram muito, e a marca japonesa saiu-se bem da crise que a todos afetou. E continua muito bem, mesmo sem WRC. Sinceramente, não achamos que a crise explique tudo…

Os principais feitos no WRC

3 títulos de Construtores (1995, 1996 e 1997)

3 títulos de Pilotos (Colin McRae 1995; Richard Burns 2001 e Petter Solberg 2003)

47 vitórias – 1 Legacy e 46 Impreza (11 com Impreza 555; 8 com WRC97; 3 com WRC98; 6 com WRC99; 3 com WRC2000; 2 com WRC2001; 1 com WRC2002; 4 WRC2003; 6 com WRC2004; 2 com WRC2005)

5 vitórias consecutivas

6 vitórias duplas

2 vitórias triplas

8 vitórias numa só temporada (1997)

17 vitórias em ralis diferentes

9 vitórias no Rali da Grã-Bretanha

6 vitórias no Rali da Nova Zelândia

5 vitórias no Rali da Grécia

3 vitórias no Rali da Austrália, Córsega, Monte Carlo e Portugal

128 pódios

[soliloquy id=”344928″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dumberdog
dumberdog
6 anos atrás

Que regressem o mais brevemente possível!

mcrae
mcrae
6 anos atrás

Realmente é de lamentara saída da Subaru porque aqueles carros azuis fazem parte do ADN do WRC e vive-versa. Apesar de ser uma marca que não tem o historial de uma Ford, Lancia, etc. a Subaru para mim apenas existe pelo WRC. Posso estar enganado mas para mim o grande obreiro da saída foi o David Richards quando começou a pensar na entrada na F1 e desleixou-se com o WRC, como era possível ver os Ford privados como o Henning Solberg a andar constantemente à frente dos Subarus oficiais. Claro que os Japoneses não devem ter achado grande piada e… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis