Roubar… e reclamar da peça!

Por a 15 Abril 2017 12:10

Há 10 anos, no Rali do México de 2007 houve um mexicano que duas semanas depois do seu ‘feito’, ficou ‘zangado’! Esse espectador, durante a prova do WRC realizada nesse ano, no seu país, escapuliu-se na zona de assistência da Ford e “presenteou-se” com uma pequena lembrança que viria fazer grande furor em Portugal. O atrevido mexicano levou consigo o vidro lateral traseiro do Ford Focus de Hirvonen, mostrando a todos, orgulhosamente, o seu “prémio”. Contudo, na prova portuguesa essa mesma peça viria a estar na origem da penalização imposta a todos os Ford, pelo que o azarado mexicano, teria de se deslocar à Argentina caso pretendesse obter um exemplar… legal.

Mas afinal o que se passou em Portugal?
Todos os Ford Focus WRC sofreram uma penalização de cinco minutos, que foi atribuída a Marcus Gronholm, Mikko Hirvonen, Jari-Matti Latvala, Henning Solberg, Matthew Wilson e Gareth Machale no final do Vodafone Rali de Portugal, por decisão do Colégio de Comissários Desportivos. Foi um dos pontos quentes da prova portuguesa. Recorde-se que no final do rali, o espectro da desclassificação pairou sobre os seis pilotos que conduziam os Ford Focus WRC, mas o CCD acabou por somar ao tempo final de cada um dos pilotos cinco minutos de penalização, em virtude de irregularidades técnicas encontradas nos vidros laterais (esquerdo e direito) de policarbonato dos Focus preparados pela M-Sport, que não tinham os 3,5 mm de espessura regulamentares, mas apenas 3 mm, o que, em termos práticos, significava que pesavam menos 10 gramas. Para além disso, com uma espessura inferior, tecnicamente, é possível que os vidros possam abrir uma pequena frincha e com isso ajudar no arrefecimento de alguns componentes. Mas, a verdade, é que não foi o peso, nem esta vantagem técnica que levou o CCD a tomar posição baseada nos relatórios dos comissários técnicos, mas antes o facto das equipas entretanto sancionados, “não terem cumprido o regulamento”. Para a equipa Ford, que prometeu abrir um inquérito interno ao caso, nomeadamente, ao nível do construtor e fornecedor das janelas do Focus, “ficamos muito desapontados por percebermos que cometemos um erro”, adiantou Malcolm Wilson, o Diretor da M-Sport, na altura, preferindo guardar outros comentários para quando tiverem sido finalmente apuradas as responsabilidades do erro.

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    7 Comentários em "Roubar… e reclamar da peça!"

      Subscribe  
    Notify of
    ernie
    Membro
    A sério!!! …Para a equipa Ford, que prometeu já abrir um inquérito interno ao caso, nomeadamente, ao nível do construtor e fornecedor das janelas do Focus, “ficamos muito desapontados por percebermos que cometemos um erro”, adiantou Malcolm Wilson, o Diretor da M-Sport que preferiu guardar outros comentários para quando tiverem sido finalmente apuradas as responsabilidades do erro… Como podemos perceber pelo excerto do texto acima, que está escrito no presente, podemos depreender que passados 10 anos, o caso está longe de estar resolvido, até porque parece que só agora vai ser aberto o inquérito. Alguns de nós provavelmente já não… Ler mais »
    iceman7
    Membro

    Se isto fosse em outras modalidades diriam que o mexicano trabalhava para a FIA e trocou os vidros originais por falsos irregulares para lixar a Ford!

    ze-do-pipo
    Membro

    Caro JLA. não gostaria de ser malcriado, pelo que pergunto que “coisa” é esta? Algo para “encher chouriços” ou blá blá… Pelo que diz no corpo desta “coisa” que pretende ser uma notícia ou reportagem, é que o mexicano roubou a peça, mas contrariamente ao que diz o título não reclamou dela.

    iceman7
    Membro

    É o vírus Correio da Manhã que já chegou ao AutoSport. Mas não só, quase todas as redacções nacionais estão contagiadas.

    g-rod
    Membro

    exacto

    ze-do-pipo
    Membro

    Eu é que venho “Reclamar da peça” supostamente jornalística (para ser simpático…) que o Autosport publicou!

    joseaalves
    Membro

    A verdade, é que o mexicano ainda deve ter o original, porque ao que se viu á alguns anos, afinal eram imitações quase perfeitas. O resto é que se se sabe….

    últimas Ralis
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png