Rali do Algarve: Armindo Araújo vence e é Campeão do CPR

Por a 17 Novembro 2018 19:57

Armindo Araújo e Luís Ramalho chegaram ao Algarve com a maior dose de favoritismo à conquista do CPR, e no final a dupla do Hyundai I20 R5 levou água ao seu moinho, mas para que isso sucedessem tiveram que trabalhar muito, pois os seus opositores chegaram a aproximar-se muito do que precisavam para serem eles os Campeões.

No final, o título foi para os homens do Team Hyundai Portugal, com a Armindo Araújo a tornar-se no piloto com mais títulos absolutos de sempre, cinco, mais um que os míticos Joaquim Santos e Carlos Bica.

Depois de cinco anos afastado da competição, juntamente com a Hyundai, o piloto de Santo Tirso regressou em grande, terminando da melhor forma uma temporada em que venceu por quatro vezes em nove provas: “O nosso grande objetivo foi alcançado e penso que depois de todo o trabalho que fizemos esta temporada este foi um desfecho inteiramente merecido. Dos candidatos ao título fomos os únicos que terminamos todas as provas e alcançamos quatro vitórias em oito provas disputadas.

Toda a minha equipa está de parabéns e é ótimo poder dar à Hyundai um título, logo no ano em que se estreia oficialmente nos ralis em Portugal. Em termos pessoais, não posso deixar de estar orgulhoso por ter conseguido um feito inédito e chegar ao quinto campeonato absoluto”, começou por dizer Armindo Araújo no final do derradeiro rali da temporada.

Numa prova onde não teve um início tão fugaz como esperaria, o piloto do Hyundai i20 R5 acabou por realizar uma boa parte final e fechou com chave de ouro o rali organizado pelo Clube Automóvel do Algarve. “Não tivemos muito bem no dia de ontem, mas hoje conseguimos impor um ritmo que nos permitiu recuperar posições e entrar na luta pela vitoria após a desistência do Ricardo Teodósio. Nas últimas especiais e mesmo com o título assegurado sabíamos que tínhamos que andar rápido para poder vencer e foi isso que fizemos. O Hyundai esteve irrepreensível e fechamos o ano da melhor forma”, disse o campeão nacional.

Luís Ramalho, também ele saiu do Algarve com o título absoluto, mas no que diz respeito ao campeonato de navegadores, e por isso a festa de hoje terá um duplo sabor. “Pela primeira vez consegui alcançar o título absoluto e estou obviamente muito satisfeito com isso. O meu principal objetivo, desde que entrei neste projeto, foi ajudar o Armindo a ser campeão, mas é obvio que também gostaria de sair daqui com o campeonato de navegadores. Penso que trabalhamos muito bem durante o ano e aqui está a recompensa”, afirmou na chegada Luís Ramalho.

A fase final do rali, foi pródiga em surpresas, e apesar de ter entrado para o último troço no segundo lugar a 7.3s de Armindo Araújo, a dupla José Pedro Fontes e Paulo Babo fizeram um pião na derradeira especial, o que os relegou do segundo para o quarto lugar, acabando por ser Alexandre Camacho e Rui Rodrigues (Skoda Fabia R5) a ocupar o lugar intermédio do pódio. Para o Campeão madeirense, esta prova foi mais uma saída da ‘sua’, e na Serra de Monchique encontrou pisos a que não está nada habituado, especialmente quando no continente se cortam muitas vezes as bermas o que não sucede nos ralis madeirenses, devido à tipologia das estradas e por isso a maior dificuldade, aliado ao desconhecimento dos troços

Ainda assim, Camacho, no segundo dia de prova já fez tempos consistentes no top 4, sendo que na segunda metade do dia chegou mesmo a vencer uma especial, foi segundo e terceiro nas outras duas, e no final herdou o segundo lugar.

Miguel Barbosa e Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5) tiveram alguns percalços durante a prova, que os atrasaram um pouco, mas foram melhorando e terminaram o rali no pódio, um prémio merecido depois da luta que deu ao Campeão, Armindo Araújo, que teve de suar para passar o piloto do Skoda. Já José Pedro Fontes, mostrou andamento para vencer o rali, mas problemas de travões no primeiro dia e um furo que lhe custou cerca de um minuto, impediram-nos de ir mais longe na classificação, terminando em quarto.

O checo Ondrej Bisaha foi quinto e o melhor estrangeiro, nada pode fazer face ao melhor conhecimento da prova dos portugueses. De qualquer maneira, mostrou bom andamento com o seu bonito Ford Fiesta R5. Pedro Almeida e Nuno Almeida terminaram o ano com um sexto lugar, que na prática equivale a um quarto posto de CPR terminando um bom ano de evolução, mostrando ser um piloto com que se tem de contar no futuro.

Dan Gîrtofan e Tudor Mârza (Skoda Fabia R5) foram sétimos, na frente de Kevin Van Deijne e Hein A.W.Verschuuren (Ford Fiesta R5).

Daniel Nunes e Rui Raimundo (Peugeot 208 R2) dominaram por completo a os 2WD nacionais, venceram a Peugeot Rally Cup Ibérica e asseguraram o título nacional das duas rodas motrizes. A fechar o top 10 ficou a dupla russa Sergei Remennik e Marina Danilova (Mitsubishi Lancer Evo X).

Grande destaque tem que ser dado igualmente a Ricardo Teodósio que estava a fazer tudo bem do seu lado para ter hipóteses de chegar ao título, desistindo devido a uma falha do motor do Skoda Fabia R5, na PE8, quando lideravam com mais de 30 segundos de avanço para José Pedro Fontes. Nessa altura, Armindo Araújo já tinha passado Miguel Barbosa e ascendido ao terceiro lugar, mas cm quatro troços pela frente tudo podia acontecer. A luta não se estendeu até ao fim, mas no mínimo, teria sido um justo prémio, pelo menos o triunfo na prova.

O título está muito bem entregue a Armindo Araújo, nunca arriscou demais, fez uma gestão muito cuidada das suas provas, e é esta a receita certa para se chegar aos títulos, tendo este sido claramente o que teve mais luta até à decisão. Ainda sem contrato para 2019, ficamos todos à espera das decisões, não só da Hyundai, mas também dos patrocinadores de Araújo.

Caiu o pano desta forma sobre mais um Campeonato de Portugal de Ralis, tendo em conta o que se viu, tudo aponta que 2019 possa ser mais do mesmo, com vários candidatos a poder vencer provas e o título.

Pos. Piloto -Navegador Carro Tempo/Dif.

1 Armindo Araújo Luís Ramalho Hyundai I20 R5 1:39:45.9

2 Alexandre Camacho Rui Rodrigues Skoda Fabia R5 0:12.8

3 Miguel Barbosa Hugo Magalhães Skoda Fabia R5 0:16.2

4 José Pedro Fontes Paulo Babo Citroen C3 R5 0:46.7

5 Ondrej Bisaha (CZE ) Petr Tesinsky Ford Fiesta R5 1:07.1

6 Pedro Almeida Nuno Almeida Ford Fiesta R5 3:44.2

7 Dan Gîrtofan (ROU ) Tudor Mârza Skoda Fabia R5 5:08.2

8 Kevin Van Deijne (NLD ) Hein A.W.Verschuuren Ford Fiesta R5 6:04.4

9 Daniel Nunes Rui Raimundo Peugeot 208 R2 8:54.5

10 Sergei Remennik (RUS ) Marina Danilova Mitsubishi Lancer Evo X 9:01.9

11 Hugo Lopes Nuno Mota Ribeiro Peugeot 208 R2 9:06.7

12 Gil Antunes Daniel Amaral Renault Clio RS R3 10:17.1

13 Miguel Correia Pedro Alves Renault Clio R3 11:32.3

14 Mustafa Çakal (TUR ) Mehmet Koleoglu Mitsubishi Lancer Evo IX 11:59.2

15 William Mavitty (GBR ) Brian Daniels Mitsubishi Lancer Evo IX 12:46.4

16 Jonas Pipiras (LTU ) Aisvydas Paliukénas Peugeot 208 R2 13:19.1

17 Roberto Blach Nunez Jose Murado Gonzalez Peugeot 208 R2 14:25.5

18 José Paula Jorge Carvalho Peugeot 208 R5 15:05.1

19 Ruairi Bell (GBR ) Darren Garrod Peugeot 208 R2 15:26.1

20 Parcídio Summavielle Alberto Oliveira Peugeot 208 R2 17:08.7

21 Adam Westlund (SWE ) Emil Bergkvist Peugeot 208 R2 19:01.9

22 Szabo Csongor (ROU ) Rares Fetean Ford Fiesta R2 19:27.6

23 Paulo Caldeira Ana Gonçalves Citroen DS3 R5 22:41.9

24 Miguel Nunes João Paulo Fernandes Hyundai I20 R5 32:23.2

25 Diogo Gago Miguel Ramalho Peugeot 208 R2 34:58.1

26 Pedro Antunes Paulo Lopes Peugeot 208 R2 1:03:30.8

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado