Rali da Alemanha, PE5: Quinto vencedor diferente, mesmo líder…

Por a 18 Agosto 2017 13:14

Jan Kopecky, Dani Sordo, Ott Tanak, Andreas Mikkelsen e agora Thierry Neuville completam o leque de cinco troços com cinco vencedores diferentes, sendo que desta feita o quinto troço foi o primeiro sem mudança de líder. O norueguês da Citroën continua a ser o líder da prova alemã, depois de ter sido quarto neste troço, curiosamente atrás de Tanak e Ogier, que o seguem na classificação geral.

Isto significa que apesar de se manter na frente, Andreas Mikkelsen chega à primeira assistência do dia com uma vantagem de 4.1s face a Ott Tanak e 5.6s para Sébastien Ogier, com Elfyn Evans a realizar nova grande prova, pois é quarto a 14.8s. Com o azar que teve durante a manhã, com um ligeira saída de estrada onde teve muita sorte, pois em vez de ser a descer, como Sordo na PE4 era a subir (VER AQUI) com o belga a recolocar de imediato o carro na estrada. Está a 17.5s da frente, pelo que longe de estar afastado da luta. Em condições normais, nos cinco primeiro classificados estão os pilotos que vão lutar pela vitória, pois Esapekka Lappi é sexto já a 29.2s, e de todos os restantes WRC, Jari-Matti Latvala, que seria um potencial candidato aos lugares da frente, teve problemas de motor no Toyota Yaris WRC neste troço, perdendo quase minuto e meio e caindo para décimo.

Está a ser, como se percebe, um rali muito interessante, e o facto de estar um Citroën na frente mostra que ao contrário do que se viu em pisos de terra, o asfalto parece ser um tipo de piso em que o C3 está mais à vontade, e a posição de Mikkelsen mostra bem isso mesmo. Curiosamente, esta liderança surge quando a sua posição na estrada não o fazia prever, pois neste caso do asfalto a posição na estrada é melhor para quem sai à frente e quem vem mais atrás apanha o troço mais sujo: “Estou surpreso porque, quando chegava às curvas, havia muita gravilha na estrada tantos nas curvas de média como alta velocidade, e por isso corri muitos riscos mas, até agora, valeram a pena. É bom saber que posso andar ainda mais depressa” , disse Mikkelsen.

Como se pode calcular, a escolha de pneus mostrou-se complexa e apesar das previsões de chuva, não houve muita e quando parou as estradas secaram rapidamente. A maioria dos pilotos misturou compostos rígidos e macios mas ninguém ficou totalmente satisfeito com seu compromisso, já que as condições mudavam rápido, mesmo dentro dos próprios troços.

Dani Sordo eo Ott Tänak passaram pelo comando do rali, Sébastien Ogier andou sempre nos lugares da frente apesar de um pião na primeira especial da manhã. Elfyn Evans teve uma manhã sempre a melhorar, até ao quarto lugar, capitalizando com os problemas de Sordo (saída de estrada) e Latvala (problemas de motor). O espanhol saiu de estrada e mergulhou 40 metros entre arbustos e árvores e um problema com a ignição do motor custou a Latvala quase 90 segundos, caindo de quinto para 10º.

O líder do campeonato, Thierry Neuville, foi o mais rápido em Wadern-Weiskirchen, subindo para quinto depois de deslizar fora de estrada e danificar a aerodinâmica frontal do seu Hyundai i20 WRC. O belga está a 17,5 segundos do líder e a 11,9s do se rival na luta pelo título, Ogier. Esapekka Lappi superou uma ‘viagem’ às vinhas, quando falhou um ponto de travagem. O piloto do Yaris é sexto, logo à frente de Craig Breen e Juho Hänninen, que estão empatados no sétimo lugar. Breen perdeu tempo depois de tocar num muro, perdendo depois concentração e fazendo um pião. Hayden Paddon perdeu 50s com um furo na roda frontal direita.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado