«Problemas de ‘juventude’ fazem parte do processo evolutivo»

Por a 16 Outubro 2007 11:52

Após anos de planeamento e preparação, o Suzuki SX4 WRC estreou-se este fim-de-semana, numa prova do Campeonato do Mundo de Ralis. Ao longo dos três dias do Rali de França – Tour de Corse, a dupla Nicolas Bernardi/Jean Marc Fortin e a equipa técnica da Suzuki Sport trabalharam intensamente para recolher a maior quantidade de informação possível para o contínuo desenvolvimento do novo carro.

Durante o primeiro dia do Rali de França, apesar de um desempenho muito sólido, a formação da Suzuki viu-se forçada a interromper a prova quando foi activada a luz de excesso de temperatura da água do motor. Rapidamente, os técnicos verificaram que o aviso se referia ao fluido hidráulico, não à água, e que nada impedia o SX4 WRC de continuar no dia seguinte sob as regras do Super Rally.

De volta à estrada, no sábado, as especiais estreitas que compunham a segunda etapa foram extremamente importantes para a recolha de informação sobre o desempenho do SX4 WRC em asfalto. Depois de uma manhã muito construtiva em que Bernardi se manteve invariavelmente perto do top 10, apesar de ter ordens para não puxar demasiado, o piloto teve novamente de parar devido a um injector partido. Mais uma vez, o problema foi facilmente resolvido e os técnicos prepararam o SX4 para o último dia do evento.

A etapa de domingo decorreu sem problemas de maior e os troços sinuosos deste último dia permitiram testar a aderência da nova máquina da Suzuki, uma vez que as curvas apertadas obrigavam os carros a pisar muitas vezes as bermas, arrastando terra para o alcatrão. Apesar de Nicolas Bernardi e Jean Marc Fortin terem sido abrandados por dificuldades com a caixa de velocidades, o derradeiro dia do Tour de Corse foi extremamente valioso em termos de recolha de dados que serão utilizados mais tarde para tornar o Suzuki SX4 WRC numa máquina verdadeiramente competitiva.

A equipa cumpriu claramente o seu objectivo para este evento e o Director da Suzuki World Rally Team, Nobuhiro Tajima, mostrou-se muito satisfeito com o fim-de-semana: “Estamos muito contentes por termos trazido o nosso novo carro até ao final. Os problemas que tivemos foram uma pequena inconveniência, mas isso faz parte do processo de testar um carro. Esta experiência ensinou-nos muito e agora temos várias ideias sobre como trabalhar na afinação e desenvolvimento do SX4 WRC”.

A Suzuki World Rally Team regressa à estrada no fim-de-semana de 30 de Novembro a 2 de Dezembro, para competir no Rali da Grã-Bretanha, uma prova de terra que será disputada pela dupla Sebastien Lindholm/Tomi Tuominen.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado