Nasceu o Campeonato Portugal R4 Kit

Por a 10 Janeiro 2019 12:18

Há muito que a FIA colocou de pé o regulamento Kit R4 FIA que possibilita a existência de novos carros nos ralis. Este kit pode ser utilizado para montar numa enorme panóplia de carros de produção em série, e neste momento existe já uma grande diversidade de carros em estudo, alguns já em produção há algum tempo. Depois do desenvolvimento e construção inicial pela Oreca do Toyota Etios, os franceses já construíram entretanto o Renault Clio, Dacia Sandero, Fiat MR 500X e há ainda em estudo o Audi A1, Skoda Fabia, Hyundai i20 e finalmente um Mazda 2.

Sendo um dos problemas do R5 precisamente o facto de haver ainda poucas marcas, logo pouca diversidade de carros a correr, se e quando este R4 Kit FIA ‘explodir’, pode resolver esta questão, ainda que os R5 continuem a ser o topo da pirâmide a este nível. Em termos de andamento, estes carros situam-se bem acima dos R3 e um pouco abaixo dos R5, isto, claro está, em teoria, com o mesmo piloto em cada um dos carros.

Em termos de custos o Kit R4 FIA estará um pouco abaixo dos R5 usados, sendo que para esta diferenciação será importante a existência de uma nova competição. Quanto ao novo Campeonato Portugal R4 Kit, o Kit homologado pela FIA compreende 800 peças, desenhadas para serem instaladas em qualquer carro pequeno, de produção em série, escolhido pelo competidor. O Kit custa 108.000 euros mais impostos, a Oreca assegura que os custos de utilização do Kit R4 ficam em metade do custo dos R5.

Neste contexto, e prevendo o aparecimento regular deste tipo de carros (há vários pilotos interessados na fórmula) a FPAK decidiu criar o Campeonato Portugal R4–KIT que é reservado aos carros que estejam em conformidade com o Regulamento Técnico do CPR4 – KIT R em vigor.

O calendário (em baixo) já foi anunciado, sendo que o CPR4 – KIT R é composto por seis ralis, numa competição em que contam para a pontuação final os cinco resultados, entre os cinco ralis escolhidos.

Curiosamente também a Sports & You está a trabalhar para a criação de uma competição com melhores condições que envolva R5 de primeira geração do Grupo PSA, o Citroën DS3 R5 e Peugeot 208 T16, numa iniciativa que está em estudo e a qualquer momento pode ter desenvolvimentos.

Calendário

Rali Serras de Fafe

Rali Mortágua

Rali de Castelo Branco

Rali Terras D’Aboboreira

Rali Vidreiro Centro de Portugal

Rali Casinos Do Algarve

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado