Nasceu o Campeonato Portugal R4 Kit

Por a 10 Janeiro 2019 12:18

Há muito que a FIA colocou de pé o regulamento Kit R4 FIA que possibilita a existência de novos carros nos ralis. Este kit pode ser utilizado para montar numa enorme panóplia de carros de produção em série, e neste momento existe já uma grande diversidade de carros em estudo, alguns já em produção há algum tempo. Depois do desenvolvimento e construção inicial pela Oreca do Toyota Etios, os franceses já construíram entretanto o Renault Clio, Dacia Sandero, Fiat MR 500X e há ainda em estudo o Audi A1, Skoda Fabia, Hyundai i20 e finalmente um Mazda 2.

Sendo um dos problemas do R5 precisamente o facto de haver ainda poucas marcas, logo pouca diversidade de carros a correr, se e quando este R4 Kit FIA ‘explodir’, pode resolver esta questão, ainda que os R5 continuem a ser o topo da pirâmide a este nível. Em termos de andamento, estes carros situam-se bem acima dos R3 e um pouco abaixo dos R5, isto, claro está, em teoria, com o mesmo piloto em cada um dos carros.

Em termos de custos o Kit R4 FIA estará um pouco abaixo dos R5 usados, sendo que para esta diferenciação será importante a existência de uma nova competição. Quanto ao novo Campeonato Portugal R4 Kit, o Kit homologado pela FIA compreende 800 peças, desenhadas para serem instaladas em qualquer carro pequeno, de produção em série, escolhido pelo competidor. O Kit custa 108.000 euros mais impostos, a Oreca assegura que os custos de utilização do Kit R4 ficam em metade do custo dos R5.

Neste contexto, e prevendo o aparecimento regular deste tipo de carros (há vários pilotos interessados na fórmula) a FPAK decidiu criar o Campeonato Portugal R4–KIT que é reservado aos carros que estejam em conformidade com o Regulamento Técnico do CPR4 – KIT R em vigor.
O calendário (em baixo) já foi anunciado, sendo que o CPR4 – KIT R é composto por seis ralis, numa competição em que contam para a pontuação final os cinco resultados, entre os cinco ralis escolhidos.

Curiosamente também a Sports & You está a trabalhar para a criação de uma competição com melhores condições que envolva R5 de primeira geração do Grupo PSA, o Citroën DS3 R5 e Peugeot 208 T16, numa iniciativa que está em estudo e a qualquer momento pode ter desenvolvimentos.

Calendário
Rali Serras de Fafe
Rali Mortágua
Rali de Castelo Branco
Rali Terras D’Aboboreira
Rali Vidreiro Centro de Portugal
Rali Casinos Do Algarve

Finalmente os R4 começam a ‘mexer’…

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    3
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    1 Comment threads
    2 Thread replies
    2 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    2 Comment authors
    ScbJosé Luis Abreu Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    Scb
    Membro
    Scb

    Poucas marcas R5?
    Citroën DS3 R5
    Ford Fiesta R5
    Peugeot 208 T16 R5
    Škoda Fabia R5
    Hyundai i20 R5
    Citroën C3 R5
    Volkswagen Polo GTI R5
    Mitsubishi Mirage R5
    Toyota Etios R5
    Proton Iriz R5 (em fase homolgação)
    Opel Corsa R5

    Nos R4-Kit existem para já os 6 kits da Oreca (há para a Lada).
    Seria uma boa solução por ser bem mais económica que os R5 (para mim demasiado caros para serem o grosso do pelotão) não por existirem poucos marcas R5. Há depois pouca visibilidade da modalidade (na CS portuguesa, com excepção do Rali de Portugal) e então das categorias secundárias ainda pior.

    últimas Ralis
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png