N5 também no WRC

Por a 11 Outubro 2018 10:45

A lista de inscritos do Rally Catalunha, divulgada ontem, revela que pela primeira vez no Mundial de Ralis, quatro carros do Grupo N5 foram inscritos, um Peugeot 308, um Renault Clio e dois Ford Fiesta. O ano passado, estiveram dois no Rali da Catalunha, um deles para João Fernando Ramos.

A federação espanhola inspirou o Grupo N5, a mais recente categoria que contorna os tradicionais regulamentos do Apêndice J, que regem a elegibilidade de carros que podem ser utilizados em provas do Campeonato do Mundo de Ralis.

Esta fórmula segue o movimento já existente na Argentina, o Maxi Rally, e segue também a fórmula AP4 sa Australásia, aproveitando a utilização de regras nacionais para estes carros rodarem, sem marcar pontos no campeonato da FIA, nos eventos do WRC.

Estes permitem conjuntos de componentes localmente homologados, incluindo o motor e as transmissões, que são instalados num alargado leque de carros de produção, um conceito que foi aceite pela FIA, para uso em campeonatos internacionais em 2019, sob os novos regulamentos do R4-Kit.

Martin Holmes

Numa altura em que são cogitados para Portugal…

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    6
    Deixe um comentário

    Please Login to comment
    4 Comment threads
    2 Thread replies
    6 Followers
     
    Most reacted comment
    Hottest comment thread
    6 Comment authors
    quiqueportela@hotmail.comJosé Luis Abreuroiserraiol-ptINAU_1961Scb Recent comment authors
      Subscribe  
    Notify of
    jbmotores
    Membro
    jbmotores

    Já em 2017 participaram no Rali da Catalunha dois N5 (Ford Fiesta da RMC), um deles pilotado por João Fernando Ramos.

    Scb
    Membro
    Scb

    “Pela primeira vez…”
    Na edição do ano passado do rali da Catalunha participaram 2 pilotos com carros N5: Roberto Rozada e João Fernando Ramos, tendo sido publicado um artigo sobre a “estreia” deste piloto neste mesmo Autosport a 11 de Outubro de 2017 por…José Luis Abreu!

    INAU_1961
    Membro
    INAU_1961

    Sim, mas não percebo a excitação. Isso já aconteceu há um ano, e acontece apenas ao abrigo das regras nacionais espanholas, como acontece noutros países com outros carros permitidos nos campeonatos nacionais desses mesmos países. Por exemplo, o Diogo Salvi que recentemente se deslocou a Chipre com o seu Skoda R5, se tivesse um N5, ficava em casa, alugava um carro de categoria FIA, ou ia apenas como espectador. Com os R4 FIA já prontos e que poderão participar em qualquer prova FIA, não percebo qual é o interesse destes N5 para o nosso País, só serve para criar mais… Ler mais »

    roiserra
    Membro
    roiserra

    Boa tarde,
    O Autosport impresso da semana passada contém um artigo muito esclarecedor e extensivo sobre este tema. Aconselho-o a informar-se melhor antes de falar sem saber, até porque tudo o que diz e muito bem, é apoiado e esclarecido pelo próprio Autosport nas entrevistas que fez junto dos principais intervenientes em Portugal.
    No entanto concordo consigo no sentido do título do artigo não ser o mais esclarecedor e até enganador.

    QuiquePortela
    Membro
    QuiquePortela

    A FAVOR DOS N5 Son un aficionado ós ralís da Galiza, e vendo os comentarios de aficionados e preparadores nesta site que tanto gosto de visitar quero verter a minha opiniao. Eu sao totalmente a favor dos N5. Non venhen tirar nada dos ralís, máis sí a traer. Traer pilotos a disputar cun carro co que se pode vender facilmente un proxecto a un patrocinador, pois pode ser, a semelhanza dos kit R4 FIA, montado en calquera modelo que o piloto quiser, e com melhores prestaçoens e muito menor precio. Nao dubido da calidade do kit R4, pero esta categorua… Ler mais »

    últimas Ralis
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png