MEMÓRIA, Rali de Monte Carlo 1981: o dia em que o público ‘decidiu’ quem vencia o rali

Por a 30 Janeiro 2023 09:30


CASO:  Um dos problemas principais dos espetadores nos ralis é o tédio, e por isso, muitas vezes fazem o que não devem enquanto esperam pelos carros. Bebem… ou têm ideias idiotas. Faz hoje precisamente 42 anos que os espetadores ‘decidiram’ quem vencia um Rali de Monte Carlo…

Foi o que sucedeu no Rali de Monte Carlo de 1981, quando na sequência duma interessante luta pela liderança entre o Porsche 911 de Jean-Luc Therier e o Renault 5 Turbo de Jean Ragnotti, os espetadores decidiram intervir na luta fazendo pender a balança para um dos lados. Se é verdade que incomodaram um francês em prol de outro, o futuro vencedor corria numa marca francesa, face a um francês, num carro alemão. Hannu Mikkola liderou de início, impondo o seu Audi Quattro, mas duas saídas de estrada traíram-no. Na Etapa final, foi a vez de Jean Luc Therier liderar da PE11 à PE24, e quando tudo se parecia encaminhar para um triunfo da Porsche, os espetadores assim não o entenderam, colocando neve na estrada, que naturalmente surpreendeu Thérier, que se despistou no local. Uma vitória de grande importância na carreira do piloto ficava afastada pela inconsciência do público, e seria Jean Ragnotti a receber de mão beijada um triunfo completamente inesperado.

https://youtu.be/4J-UcTM44x4


Rali de Monte Carlo 1981


Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
rodríguezbrm
rodríguezbrm
6 anos atrás

Muito provavelmente o piloto mais dotado da sua geração, uma capacidade de improviso inigualável, demonstrada quando liderou o RAC com percurso secreto ou ficou em 3º na Suécia com as notas emprestadas do Jean-Pierre Nicolas, algo impensável então. Tremenda injustiça o que lhe aconteceu nesta edição de 81, teve uma actuação fabulosa, e já lá estava o Audi Quattro que ao fim de 10kms de troço já estava a ultrapassar o Stratos do Darniche que partira 1 min. antes, recorde-se

hellrun
hellrun
1 ano atrás

Os espectadores franceses fazem isso desde que sigo o Monte Carlo. Veja-se a ultima edição. E na mais completa impunidade. Não vou fazer aqui o choradinho do “ai se fosse em Portugal “, e até podia fazê-lo. Mas custa a aceitar estas diferenças de pesos e medidas. Aliás, não se aceita.

últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado