Hugo Mesquita: “Tenho pena que alguns pilotos não possam fazer uma época inteira sem cheque de baixo do acelerador”

Por a 10 Fevereiro 2017 17:45

Hugo Mesquita vai este ano dar um salto grande na sua curta carreira dos ralis, já que vai disputar o Rali Serras de Fafe ao volante do Skoda Fabia S2000 de Manuel Castro, que como se sabe, vai correr de Hyundai i20 R5. O jovem piloto correu em 2016 com um Citroën C2 R2 em ralis da Taça FPAK de Ralis de terra, mas agora vem aí um novo desafio: “Não lhe poderia chamar outra coisa a não ser ‘desafio’, pois sempre tive curiosidade em evoluir para um carro de última geração. A oportunidade chegou e não consegui dizer que não, se é o momento certo ou não, nunca irei saber, mas como em tudo na vida, sempre gostei de arriscar, pelo que optei por dar o salto para o fascinante Skoda Fabia S2000”

AS: O ano de 2016 foi a tua primeira época completa nos ralis. No ano seguinte, um Fabia S2000 e o CNR, é um passo grande. Como chegaste tão rápido?
“Sim é verdade 2016 foi a minha primeira época completa de Ralis, foi uma época bastante produtiva em que adquiri bastante experiência acabando como vice campeão da Taça FPAK de Ralis de Terra, feito também que devo ao amigo e navegador Jorge Ribeiro que teve um papel muito importante na minha evolução como piloto! Para primeira época não pediria tanto, mas foi um ano em cheio! E ter chegado aqui deve-se aos meus pais que sempre me apoiaram por vezes contrariados mas sempre com orgulho nos meus projetos arriscados e irreverentes, juntando a isso a minha paixão por esta modalidade surge a ‘Mesquita Racing Team’.

AS: Faz um balanço do que tem sido a tua carreira até aqui…
“Iniciei a minha carreia ao volante de um FIAT Uno na Taça Nacional de Clássicos Pós Histórico, no ano seguinte o Desafio Único/FEUP num Alfa Romeo, tudo para chegar sempre ao meu objetivo ‘Ralis’, a modalidade que sempre me apaixonou… Acabei por conquistar pódios em todos os campeonatos que realizei o que é um ponto alto da minha curta carreira! Espero que continue a crescer, e se possível com sucessos…”

AS: Quais são os teus objetivos para 2017?
“Evoluir ao volante deste novo Skoda Fabia S2000, bem como ganhar a máxima confiança do meu novo navegador Valter Cardoso! Será um ano de aprendizagem e diversão, aprender para mais tarde surpreender…. “

AS: E para além deste ano, o que projetas para a tua carreira?
“A minha carreira passa pelo mundo do calçado e não pelo mundo dos ralis! Espero ser um excelente comerciante, que é a minha verdadeira profissão, e o meu principal objetivo de vida! Os ralis surgem como um ‘hobby’ apaixonante do qual desfruto ao máximo, é das coisas que mais prazer tenho a fazer por isso espero que dure por muitos anos. Por ser uma pessoa bastante atrevida sempre vivi a minha vida em constante rotação, nos ralis por exemplo isso foi o meu ‘Às de trunfo’!

AS: O que achas da competitividade dos ralis em Portugal, nomeadamente das competições que realizaste em 2016?
A competitividade é grande, só não é maior por ser um desporto extremamente caro, o que impossibilita diversos pilotos de mostrarem as suas capacidades ao volante! O campeonato que disputei na época passada foi a prova disso, pois só no último rali ficou decidida a classificação final! No Campeonato Nacional, temos excelente pilotos, mas com realidades muito diferentes, uns que fazem aquilo como vida, outros que usufruem dos ralis, como eu. Uns têm orçamentos enormes, outros que decidem prova a prova o que vão fazer. Tenho pena que alguns pilotos não possam fazer uma época inteira sem ‘cheque de baixo do acelerador’. Penso que iria ser interessante e revelador…”

AS: Já testaste o carro?
“Não infelizmente devido a minha vida profissional ainda não tive oportunidade, mas esta muito para breve, mal posso esperar!

AS: Em quê é que a adaptação será mais complicada no Skoda?
Na realidade tudo muda para o que estou habituado, o ser um tração total será a principal mudança, uma vez que nunca conduzi nenhum em terra, no entanto a potência e as distâncias de travagem serão o que mais irei notar diferença, mas espero ter uma rápida adaptação para poder desfrutar ao máximo deste novo carro…”

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport