FIA quer troços de 10 Km no WRC

Por a 4 Dezembro 2017 18:35

O diretor da FIA para os ralis, Jarmo Mahonen revelou ao Autosport inglês que o elemento de endurance dos troços do WRC vai acabar. A ideia é ter troços apenas com cerca de 10 Km… mas muitos mais. Depois de um período em que foi pedido às organizações para testarem formatos de provas, ao que tudo indica a FIA vai agora impor um novo tipo de ralis, tornando-os ainda muito mais, de sprint: “Demos liberdade aos organizadores para fazerem as suas provas como queriam dentro de certos limites, mas devo dizer que falhámos nessa abordagem. Em alguns casos resultou, noutros não, mas precisamos de provas mais standardizadas”. A FIA não quer repetir troços de 80 Km como o que houve no Rali do México do ano passado: “A nossa ideia passar por ter mais troços, que têm se ser mais pequenos, pois dessa forma as notícias multiplicam-se por todo o lado. Quando tivemos o troços de 80 Km no México, o que é que aconteceu? Nada! As pessoas ficaram aborrecidas e ‘desligaram. Há quem pense que devemos ter troços de 750 km, mas eu digo que os ralis evoluíram e não é possível voltar aos velhos tempos. Os ralis como os conhecíamos, já não existem. Hoje em dia o que queremos ter é corridas em terra. Agora, se perdes 10 segundos num troço, acabou.  Dantes um piloto podia pensar, vou atacar no segundo dia. Isso já não existe. E estes carros não foram feitos para endurance” explicou Mahonen, que aparentemente não pretende mexer na quilometragem dos ralis, mas sim ter mais troços, para poder haver mais notícias a circular”

Mahonen entende também que o parque de assistência tem que ser visitado mais vezes pelos carros: “Não sou a favor de parques de assistência remotos.  Não nos podemos esquecer que estamos a construir este campeonato para construtores e estes investem milhões com as suas instalações de hospitalidade, por isso sair de manhã e voltar ao fim do dia não é bom. O que se faz com os convidados? Por isso é que a Hyundai construiu o ‘Terminal 5’ no parque de assistência. Os ralis têm que ser compactos e precisam de um coração e esse coração é o parque de assistência onde o entretenimento é oferecido”, disse, deixando também claro que a FIA não vai permitir que os troços ‘desçam’ dos 25% da quilometragem total do rali: “Há eventos com 20%, isso é turismo, não ralis…”

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mcrae
mcrae
6 anos atrás

Para ver se compreendo, muito mais troços, de 10 kms.. os carros mais vezes no Parque de Assistência e ainda aumentar a percentagem de kms percorridos em SE. Ou dividem um troço de 40 kms em 3 troços, ou não estou a ver como se vai conseguir tudo isto.. Até estava a pensar, ok, do ponto de vista do espectador que só vê 1 ou 2 kms, mas o essencial são aqueles 500 metros que vê ao vivo, até nem é mal pensado ter mais troços, e também imaginei que poderíamos ter mais troços e que o nosso rali ainda… Ler mais »

n_asa
n_asa
Reply to  mcrae
6 anos atrás

Eu até acho que se a ideia for bem pensada e implementada é capaz de ter sucesso não só ao nível online como presencialmente. O Rali de Portugal por exemplo, o ano passado cada dia tinha +/- 1 loop, 1 passagem de manha e outra a tarde, tendo em conta que no rali de Portugal não dá para andar a passear de um troço para outro só conseguíamos ver os carros 2/dia, com esta proposta em vez de um troço ter 2 passagens pode ter 3 ou até 4 ou haver mais dispersão de pessoas pelos diferentes troços do rali… Ler mais »

ernie
ernie
6 anos atrás

Pode ser boa ideia até para a cobertura televisiva, mas acho que um máximo de 10Km também é exagero (tanto como 80Km), no entanto concordo que um rali deve ter mais de 25% do seu percurso cronometrado. O interessante dos ralis do mundial para o público que segue a prova ao vivo, pelo menos entre as pessoas que conheço, sempre foi a variedade do percurso e das zonas a visitar, e concentrar o percurso, vai retirar essa atracção. Este senhor diz que os ralis não podem ser turismo, mas esquece-se que a maioria dos países e as suas regiões onde… Ler mais »

Cágado1
6 anos atrás

Não sou um apologista genérico do ‘tempos de outrora’. Não o defendo na F1, nem na Endurance, mas quanto aos ralis, sim. Querem ralis a sério, voltem a ter um Rali de Portugal com 45 troços, extensões por vezes de 40Km, em que 1 piloto perde uma roda no 2º troço, fá-lo de marcha-atrás e ainda vai ganhar. Façam ralis a sério, não brincadeiras em terra.

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