ERC/Rali da Croácia: Armstrong reacende luta, mas Marczyk mais perto do título
O Campeonato Europeu de Ralis aproxima-se do seu desfecho com grande emoção, tendo Jon Armstrong assumido a liderança ao fim da primeira etapa do decisivo Rali da Croácia. O piloto irlandês, juntamente com Shane Byrne, reforçou o seu estatuto de candidato ao título ao vencer cinco das seis especiais em asfalto e segurando uma vantagem de 27,3 segundos sobre Robert Virves, vencedor de provas no WRC2, após o sexto troço.
Luta pelo título intensifica-se: Armstrong aproxima-se de Marczyk
À entrada desta última ronda, Armstrong partia com remotas hipóteses de conquistar o campeonato, encontrando-se a 20 pontos do polaco Miko Marczyk. Contudo, a performance sólida do piloto M-Sport-Ford coloca-o em destaque e totalmente lançado na corrida ao título, que se decidirá nas derradeiras quatro especiais de domingo.
Apesar disto, a liderança do campeonato continua sob controlo de Marczyk, que terminou o dia em sexto, beneficiando do abandono do seu rival direto Andrea Mabellini, depois de uma saída de estrada na SS4 que resultou numa fuga de óleo e forçou o italiano — que estava apenas dois pontos atrás do líder — a abandonar.
Armstrong: “Ainda falta muito e amanhã chega a chuva”
Armstrong explicou após a etapa: “Não pensei muito na luta pelo título hoje, mas ainda há um longo caminho a percorrer e amanhã prevê-se chuva. Tive isso em mente ao longo da tarde.”
Mads Østberg, em Citroën C3 Rally2, celebra o seu 300º rali e fecha o dia na terceira posição [+47,6s], depois de um revés para Romet Jürgenson (M-Sport-Ford), cuja progressão foi travada por um furo no último troço. Jürgenson destacou-se com o tempo mais rápido na SS4, garantindo o terceiro posto nesse momento, contudo, o furo na frente esquerda relegou-o para oitavo no final do dia.
Østberg, que se faz acompanhar por um novo navegador, Lorcan Moore, esteve durante toda a jornada em duelo com Mille Johansson. O sueco sofreu duas saídas de pista (SS4 e SS6), caindo para quarto à frente de Norbert Maior.
Marczyk resiste sob pressão após dificuldades
Marczyk, apesar de beneficiar do abandono de Mabellini, enfrentou uma etapa atribulada, terminando em sexto:
“Não foi um bom dia da minha parte. A manhã foi média, mas a tarde não correu como gostaria. As especiais são exigentes e há muitas oportunidades para errar. Resolvi ser prudente no primeiro troço da tarde, no segundo tentei melhorar, mas o tempo não apareceu. No último, foi muito complicado e para continuar na luta decidi ser ainda mais cauteloso. Preciso descansar bem e voltar amanhã ao ritmo que sei que consigo ter. As condições serão diferentes.”
Abandonos e classificação apertada nos dez primeiros
Mabellini viu o sonho do título ruir após o acidente, numa altura em que tinha acabado de ultrapassar Marczyk para a quinta posição. No top 10 destacam-se também Norbert Herczig, Jürgenson e os pilotos da MRF Tyres, Lauri Joona e Simone Tempestini — este último recuperou após um pião a alta velocidade na SS4.
Entre os abandonos, Jakub Matulka (terceiro na qualificação de sexta-feira) saiu de estrada na SS1 e Simon Wagner juntou-se à lista após um erro numa direita longa na SS2.
O Rali da Croácia retoma-se amanhã com quatro especiais derradeiras, num total de 55,7 km cronometrados, decidindo o campeão da temporada 2025 do ERC.
Classificação após SS6 (sábado):
1-J Armstrong / S Byrne (IRL) Ford Fiesta Rally2 – 1h 11m 42.6s
2-R Virves / J Viilo (EST) Škoda Fabia RS Rally2 +27.3s
3-M Østberg / L Moore (NOR) Citroën C3 Rally2 +47.6s
4-M Johansson / J Grönvall (SWE) Škoda Fabia RS Rally2 +50.4s
5-N Maior / F Maior (ROU) Citroën C3 Rally2 +1m 20.0s
6-M Marczyk / S Gospodarczyk (POL) Škoda Fabia RS Rally2 +1m 22.1s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






