CRÓNICA: A penalização de Sébastien Ogier

Por a 14 Março 2018 15:41

A M-Sport está a preparar-se para apelar contra a que diz ser uma decisão arbitrária relativa aos dez segundos de penalização que foram atribuídos a Sébastien Ogier na Power Stage, que lhe retiraram quatro pontos que ganhou na estrada e uma fonte da comunidade do WRC disse-nos que o apelo faz todo o sentido: “Se a penalização se mantiver, vai mudar para sempre a ideia que os pilotos de ralis podem cometer erros. É óbvio que Ogier quis ganhar vantagem, mas olhando de fora, pode ter sido somente um acidente. Será que um piloto pode levar uma penalização por cometer um erro e ter um acidente?”

A juntar a isto está o facto da utilização de chicanes móveis é errática, e leva a que os pilotos não sigam as mesmas linhas, pois a posição dos obstáculos muda. Para além disso é um perigo pedir aos marshalls que recoloquem no lugar obstáculos no decorrer do troço. O acidente de Juho Hanninen no Rali da Grã-Bretanha mostrou os perigos de ter chicanes móveis nos troços.

No Rali da Finlândia os organizadores foram criticados por instalaram um elemento inamovível, um trator, em que nenhum piloto acertou. No México, ficou clara a insatisfação pelo facto de vários pilotos terem “feito das suas” no mesmo local, na passagem anterior, e só um deles ter sido penalizado. A penalização de Ogier não foi um ‘castigo’ equitativo para corrigir uma injustiça, que é o que deve ser feito, mas uma forma de prejudicar as hipóteses do francês no campeonato, e por isso deve ser analisada por autoridades mais ‘altas’.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ernie
ernie
6 anos atrás

…É óbvio que Ogier quis ganhar vantagem, mas olhando de fora, pode ter sido somente um acidente… Entâo?!… É óbvio que quis ganhar vantagem? É óbvio que pode ter sido um acidente? Ou é óbvio porra nenhuma, porque obviamente o “escriba” é trapalhão? Para mim o óbvio, é que Ogier sabendo que a coisa não faz grande mossa no carro, arriscou de mais a travagem, acabando por falhar a trajectória e acabando por fazer um “stryke” à boa maneira do bowling. Também é óbvio que a FIA se anda a baldar aos regulamentos, e estes casos são fáceis de regulamentar… Ler mais »

Billy Bob
Billy Bob
6 anos atrás

Tive oportunidade de ver a PS toda, e a penalização é a meu ver justa. Todos os outros perderam efectivamente velocidade para a contornar. Ele, Ogier que assista ao negociar da chicane por parte dos seus colegas e depois…Talvez aceite melhor os dez segundos de penalização…Digo eu.

ms-rt
ms-rt
6 anos atrás

Vem já o pessoal todo apoiar estas palavras, que de coerência não tem nada.
Para mim é justa a penalização e não há mais nada a dizer.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado