AutoSport nas bancas: Entrevista a Didier Auriol…

Por a 17 Outubro 2018 12:50

O Nuno Branco continua o seu périplo pelos grandes campeões nacionais e internacionais de ralis e desta feita temos para lhe ‘dar’ Didier Auriol, e deixamos já o aviso que brevemente chegarão também a estas páginas Stig Blomqvist, Ari Vatanen e Walter Rohrl…

Quanto ao único Campeão do Mundial de Ralis francês que não se chama Sébastien, fizemos-lhe ‘algumas perguntas’…

No dia em que obtiveste a carta de condução, fizeste a tua primeira derrapagem controlada. O desejo de experimentar os ralis já se havia manifestado?

Como é que um motorista de ambulâncias se torna piloto profissional de ralis?

1988 foi um ano crucial para ti. Após venceres a Volta a Córsega, conseguiste um terceiro lugar nos 1000 Lagos. Como explicas essa surpreendente prestação de um não escandinavo na Finlândia, num rali em que participavas pela primeira vez?

Esse pódio nos 1000 lagos terá sido determinante para seres convidado a integrar a equipa oficial da Lancia em 1989?

Como foi a tua adaptação à equipa italiana?

Entramos na década de 90, uma das mais disputadas da história do Campeonato do Mundo. Quando olhas para trás, sentes-te um privilegiado por ter competido nessa época?

Nos últimos anos, tem sido raro vermos vários pilotos a lutar pelas vitórias ou com capacidade para discutir o campeonato. Pensas que poderá estar aí a justificação para o número de títulos consecutivos conquistados por Loeb e Ogier?

A história tem demonstrado que quando há dois pilotos franceses a lutar pela vitória, gera-se uma espécie de relação fria entre eles. São disso exemplo a relação entre ti e Delecour ou o caso de Loeb e Ogier. Na tua opinião porque é que isto acontece?

Como te descreves enquanto piloto?

Das vinte vitórias que obtiveste no WRC qual aquela que melhores recordações te traz?

Ao longo da tua carreira, correste contra um extraordinário leque de ases do volante como Sainz, Kankkunen, Biasion ou McRae. Quem foi, para ti, o mais talentoso dos pilotos com quem competiste?

No final de 1992 deixaste a Lancia e rumaste à Toyota. Que diferenças encontraste entre as filosofias de cada equipa?

Normalmente, os pilotos dizem que as vitórias são mais importantes que os títulos. Em 1994 tornaste-te o primeiro francês a sagrar-se campeão do mundo de ralis. Quão importante foi esta conquista para ti?

Depois de teres sido campeão do mundo, vives no ano seguinte aquilo a que podemos chamar a transição do sonho para o pesadelo já que, no final de 1995, a Toyota é banida do campeonato após terem sido detetadas irregularidade no turbo do Celica. Como reagiste quando soubeste do sucedido?

O episódio acabou por ter impacto no desenrolar da tua carreira…

Esta nova geração de carros mais potentes, aerodinâmicos e com novos dispositivos como a caixa de velocidades com joystick no volante, trouxe mudanças ao teu estilo de conduzir?

Ao mesmo tempo, os ralis também sofriam importantes alterações ficando mais compactos, mais curtos, disputados durante o dia, com menos treinos. Não achas que os ralis começaram aqui a perder a sua identidade?

Em 2000 assinaste pela Seat. Porque é que o projeto do Cordoba WRC não foi bem-sucedido?

Quais eram as tuas expectativas quando assinaste pela Skoda?

Disputaste, durante anos, o Rali de Portugal e venceste a prova uma única vez, em 2002, num ano em que, curiosamente, não contava para o WRC. Que memórias guardas de Portugal?

Queres partilhar algum episódio vivido durante um Rali de Portugal?

Como passas hoje os teus dias?

Como vês a evolução que os ralis sofreram nas últimas décadas?

Celebraste recentemente o teu 60º aniversário. Conduzir um dos novos WRC seria uma boa prenda de anos?

Desististe da ideia ou continuas a acreditar que é possível cumprir, um dia, esse desejo?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado