Foi Stephane Sarrazin que deu início ao desenvolvimento do kit FIA R4 da Oreca para pisos de terra com o carro de desenvolvimento, o Toyota Etios R4-Kit, o primeiro carro construído de acordo com as regras da categoria. Depois de um primeiro shakedown a 18 de setembro, em Paul Ricard, o carro rodou em estradas de terra, perto do traçado francês.

O Manager do projeto Oreca Kit FIA R4, Matthieu Bassou disse ao AutoSport “não tivemos quais quer problemas neste nosso primeiro teste e isso dá-nos confiança” A equipa rodou 131 Km, e este é só o início do trabalho para tornar esta uma solução fiável e uma boa base para equipas-cliente.

Os testes prosseguem, e o ‘marketing’ do FIA R4 Kit deverá iniciar-se no fim deste ano, início de 2018. O conceito é simples, pois tendo como base um veículo de produção, o kit permite transformá-lo num carro de tração integral, com um motor 1.6 turbo, com uma potência a rondar os 300cv. Depois, são alterados a caixa de velocidades, travões, etc. A ideia é que o carro se fique em termos competitivos um pouco abaixo dos R5, sendo que desta forma a FIA pretende alargar o leque de carroçarias distintas a correr nos ralis. veja o vídeo do primeiro teste em pisos de terra.

[soliloquy id=”336578″]

VÍDEO: Oreca Kit FIA R4 continua a evoluir

Ralis

Destaques