WRC: Ordem de partida em discussão

Por a 12 Agosto 2018 00:22

Continua na ordem do dia a discussão da ordem de partida nos ralis, já que, mais do que nunca, com a competição cada vez mais equilibrada esta questão ganhou importância. Desta feita, o diretor de Prova do Rali da Grã-Bretanha, Ian Campbell, sugeriu que os WRC2 pudessem arrancar na frente dos P1 no primeiro dia de prova, esquecendo-se talvez que a única alteração é que o problema transitava dos WRC para os WRC2.

Como se sabe, esta é uma questão que tem tido várias tentativas de atenuar o problema, pois como se sabe, na essência está o facto dos pilotos nunca encontrarem a estrada igual, mesmo que rodem logo a seguir a outro concorrente. Que o diga por exemplo Ott Tanak que desistiu no Rali de Portugal depois do concorrente anterior lhe ter atirado uma enorme pedra para o meio da estrada.

Nos anos 60, quando os ralis eram autênticas maratonas, que muitas vezes se corriam dia e noite, não eram só pilotos e navegadores que ficavam cansados, mas também os comissários e cronometristas. E o que fizeram os organizadores? Convidavam celebridades e colocavam-nos a passar à frente dos concorrentes regulares para os comissários e cronometristas se manterem acordados.

Não é uma questão fácil. Em determinados ralis, o atraso dos que rodam na frente, primeiro e segundo, habitualmente, é tanto que no final do primeiro dia os homens que lideram os campeonato e os ‘runner-up’ já estão afastados da luta pelo triunfo. Antes, quando o líder do campeonato abria a estrada dois dias, essa pareceu uma regra feita especificamente para Sébastien Ogier. Como não havia ninguém que lhe desse luta, as regras atenuavam a questão. Mesmo assim, foi sempre campeão.

Inverter a ordem dos homens do WRC, é criar ainda maior clivagem do que a ‘natural’. Um piloto que é 10º ou 11º a meio do campeonato, partir na frente da estrada é sinónimo de continuar por essas posições. E por aí além. Não há uma solução que agrade a todos…

[rl_gallery id=”371726″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis