Kia Picanto GT Cup animada em Portimão

Por a 29 Outubro 2018 07:39

Hugo Marcos, na categoria Pro e João Aguiar-Branco, na Júnior, estrearam-se a vencer na Kia Picanto GT Cup. Na sua primeira vez ao volante do Picanto, Paulo Oliveira festejou um surpreendente pódio na categoria Pro. Com tudo por decidir no Estoril Racing Festival, evento que será palco da última jornada da competição, a presença no Autódromo Internacional do Algarve confirmou que as diferenças entre os pilotos das duas categorias são cada vez menores, perspetivando-se um final de época repleto de dramatismo.

MARCOS E ARAÚJO REPARTEM LOUROS NA PRO

Obtendo a pole-position para as duas corridas, Hugo Araújo partia em vantagem para a ronda algarvia do Kia Picanto GT Cup. O piloto apoiado pela Cardan procurava assegurar mais um triunfo que lhe permitisse cimentar a liderança no campeonato, mas teve em Hugo Marcos um rival à altura.

Saindo do 5º lugar da grelha depois de uma qualificação à chuva, o YouTuber do CarOnline.TV fez uso das condições de piso seco para realizar uma prova notável, primeiro colando-se à traseira do carro nº 99 até finalmente desferir um ataque sem resposta até ao fim da corrida. A vitória ambicionada chegava em Portimão, mantendo intactas as suas aspirações ao título, mas a sorte de ambos inverteu-se numa segunda corrida em que os oito primeiros ficaram separados por menos de 10 segundos, provando a enorme competitividade do Troféu!

Enquanto Araújo triunfou à frente do rapidíssimo Mariano Pires, Hugo Marcos teve uma saída de estrada durante a travagem para a Curva 1. Apesar de forte, o piloto apoiado pela Tarkett saiu ileso do impacto, comprovando a rigidez do roll-bar e dos restantes elementos de segurança do Kia Picanto GT Cup: “À medida que os resultados foram aparecendo ao longo da época comecei a acreditar que era possível vencer uma prova, o que veio a acontecer na primeira corrida em Portimão. Tinha um bom feeling e achava que era possível repetir esse resultado, daí a minha tristeza com o que aconteceu”, justificou.

Já Hugo Araújo salientou a evolução dos seus adversários num fim-de-semana em que cumpriu o objetivo a que se tinha proposto: “Sabia que as coisas iam ser complicadas aqui e que íamos ter muitas lutas. Os carros são muito iguais e qualquer erro e cone de aspiração fazem toda a diferença. Saio de Portimão com a 5ª vitória em cinco provas e é com a ambição de conseguir a 6ª que vou para o Estoril”, reiterou.

PIRES E AGUIAR-BRANCO REINAM NA JÚNIOR

Satisfeito com a curva de aprendizagem proporcionada pelo Kia Picanto GT Cup, Mariano Pires confessa sentir-se cada vez mais à vontade com o carro. Em Portimão voltou a festejar um triunfo na categoria Júnior e a dar muita luta aos concorrentes da categoria Pro.

Partindo de último na primeira corrida, fez o que tinha prometido após a qualificação, realizando uma prova de trás para a frente até chegar ao 3º posto, então ocupado por Ni Amorim.

A animada luta entre ambos acabou por resultar num toque, felizmente sem consequências de maior para o jovem de 17 anos. A equipa recuperou o carro a tempo da segunda corrida, com Mariano a terminar no 1º posto da Júnior e 2º da geral, “muito próximo de tentar a ultrapassagem” a Hugo Araújo”, até que a entrada do safety-car após a saída de pista de Hugo Marcos acabou por deitar por terra essa aspiração. “Apesar de agridoce, o fim-de-semana foi positivo”, afirmou o piloto da Veloso Motorsport.

O vencedor da categoria Júnior na primeira corrida foi, assim, João Aguiar-Branco, “contente pelo resultado e pela aprendizagem de, por exemplo, conduzir à chuva”, até porque na segunda contenda o piloto da Speedy Motorsport voltou a repetir uma presença no pódio.

SILVA E VAN UDEN COM SORTES DISTINTAS

Habituados a realizar grandes desempenhos desde a estreia no Kia Picanto GT Cup, os produtos do Kia Racing Opportunity obtiveram resultados contrastantes. Enquanto Henrique van Uden teve de se contentar com o 5º lugar da categoria Pro na Corrida 1, Rui Silva terminou a Corrida 2 em 2º lugar da Júnior e 3º da geral ao volante do Picanto nº 77: “Estou a tentar assegurar o segundo lugar do campeonato, mas sinto que me falta treino com o carro e essa é uma situação que procurarei reverter no próximo ano”, referiu o açoriano Van Uden.

Rui Silva, por seu turno, destacou o arranque “fortíssimo”, passando de 7º para 4º. “Considerando que estava em 2º da Júnior, não quis arriscar mais para não estragar o fim de semana. O resultado é bom para o campeonato e vou para o Estoril ainda com hipóteses de chegar ao título”, salientou.

BATINA E ESPINHAL PROSSEGUEM APRENDIZAGEM

Depois da estreia em Braga, Orlando Batina continuou o seu processo de aprendizagem em Portimão, repetindo pódio na Júnior ao terminar na 3ª posição da categoria na Corrida 1. Já Leonor Espinhal teve um fim-de-semana difícil. A piloto apoiada pela Univex não conhecia a pista e teve dificuldades em tirar o melhor partido do carro.

DUPLAS COM FIM-DE-SEMANA POSITIVO

A partilhar o carro com Guilherme Dal Maso, Duarte Botelho teve o fim-de-semana mais positivo da sua terceira presença no Kia Picanto GT Cup. Garantiu o 3º lugar da categoria Pro na Corrida 2, enquanto o colega de equipa no Picanto nº 31 foi 2º da Júnior na Corrida 1.

Também a dividir o Picanto nº 27, Lourenço Raposo Magalhães e José Supico demonstraram que estão cada vez mais à vontade no Troféu. A velocidade habitual de Lourenço, 5º na Corrida 1, teve correspondência no parceiro Supico, que festejou em Portimão o melhor resultado da época após terminar a Corrida 2 no 4º lugar.

Contentes com a presença na pista do AIA, Nuno Caetano (8º na Corrida 1) e Afonso Vaz (5º na Corrida 2) saíram satisfeitos de Portimão, enquanto Miguel Abrantes festejou mais um pódio, depois de obter o 3º lugar da Pro na Corrida 1. Na mesma categoria, o colega de equipa Marco Saraiva saldou-se pelo 6º posto na Corrida 2.

No banco do Picanto nº 9 apoiado pela Auto Avenida, Francisco Esperto concluiu a Corrida 1 no 7º posto da geral, ao passo que Francisco Esperto Jr. terminou a segunda no 9º lugar.

Apoiado pela Corvauto, João Santos sai de Portimão com um 8º e 10º lugares, mas segue para o Estoril com tudo em aberto na luta que se encontra a travar pelo 5º lugar do campeonato.

Além de Lourenço Raposo Magalhães, José Supico, Nuno Caetano e Miguel Abrantes, encontra-se nesta luta Francisco Marrão, 10º da Pro na Corrida 2:

“De início foi um bocadinho complicado. As coisas melhoraram na qualificação e à terceira volta da Corrida 2, quando entra o safety-car, já estava confortável. Arranquei praticamente em último e ia começar a progredir. Foi uma corrida curtinha, mas quando se trata de segurança não se pode fazer nada contra isso”, vincou o piloto do carro nº 13, mantendo a sua satisfação com o que tem vivido no Troféu.

O tio e colega de equipa, Manuel Moura Teixeira, fez mais uma prova sólida, concluindo a corrida anterior no 11º lugar da categoria Pro.

Corrida 1

1 – #18 Hugo Marcos (1º PRO), 21:13.278s

2 – #99 Hugo Araújo (2º PRO), +1.692s

3 – #7 Ni Amorim (GUEST), +13.323s

4 – #8 Miguel Abrantes (3º PRO), +14.569s

5 – #27 Lourenço R. Magalhães (4º PRO), +15.663s

6 – #77 Henrique van Uden (5º PRO), +17.192s

7 – #12 João Aguiar-Branco (1º JÚNIOR), +17.905s

8 – #577 Paulo Oliveira (6º PRO), +23.544s

9 – #9 Francisco Esperto (7º PRO), +31.923s

10 – #55 Nuno Caetano (8º PRO), +32.213s

11 – #777 Sérgio Azevedo (9º PRO), +32.774s

12 – # 31 Guilherme Dal Maso (2º JÚNIOR), + 34.861s

13 – # 15 João Santos (10º PRO), +41.315s

14 – #16 Orlando Batina (3º JÚNIOR), +44.092s

15 – #13 Manuel Moura Teixeira (11º PRO), + 1m.08.039s

16 – #95 Leonor Espinhal (4º JÚNIOR), +1m.10.536s

17 – #33 Mariano Pires (5º JÚNIOR), + 4 voltas

Volta mais rápida: Hugo Araújo: 2:20.437s

Corrida 2

1 – #99 Hugo Araújo (1º PRO), 21m15.303s

2 – #33 Mariano Pires (1º JÚNIOR), +0.642s

3 – #77 Rui Silva (2º JÚNIOR), +1.517s

4 – #12 João Aguiar-Branco (3º JÚNIOR), +2.955s

5 – #577 Paulo Oliveira (2º PRO), +3.778s

6 – #31 Duarte Botelho (3º PRO), +4.532s

7 – #27 José Supico (4º PRO), +7.269s

8 – #55 Afonso Vaz (5º PRO), +8.594s

9 – #8 Marco Saraiva (6º PRO), +11.187s

10 – #777 Sérgio Azevedo (7º PRO), +12.470s

11 – #15 João Santos (8º PRO), +14.234s

12 – #7 João Seabra (GUEST), +15.723s

13 – #9 Francisco Esperto Jr. (9º PRO), +17.248s

14 – #16 Orlando Batina (4º JÚNIOR), +19.025s

15 – #13 Francisco Marrão (10º PRO), +21.106s

16 – #95 Leonor Espinhal (5º JÚNIOR), +22.174s

17 – #18 Hugo Marcos (11º PRO), +4 voltas

Volta mais rápida: Mariano Pires, 2:19.932s

Fotos Vasco Estrelado

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado