Fórmula E: GEN 2, o novo Fórmula E

Por a 12 Dezembro 2018 13:37

Arranca no próximo fim de semana a quinta temporada da Fórmula E, numa competição que ressurge com muitas novidades. Mantendo o mesmo esquema de provas em pista citadinas, a maior novidade é mesmo o novo monolugar, o Spark SRT05e, que surge com diversos avanços tecnológicos importantes face ao anterior chassis Spark-Renault SRT_01E. A potência sobe de 200kW para 250kW, a velocidade máxima vai agora até aos 280 km/h.

Deixa de ser necessário trocar de carro a meio da corrida. O novo Gen2 tem mais performance e é mais eficiente. Também denominado ‘Spark Generation 2’ ou ‘Gen 2’, foi construído pela Spark Racing Technologies, tem chassis Dallara e bateria construída pela McLaren Applied Technologies.

A recuperação de energia passa de 150kW para 250kW, o que faz uma diferença gigantesca na travagem dos novos GEN 2.

O novo sistema brake-by-wire substituiu a travagem hidráulica e isto melhora imenso a eficiência da recuperação de energia.

O peso mínimo, incluindo piloto e bateria é 900kg, mais 100 kg que o carro do ano passado, e incluiu 18kg do Halo.

A bateria pesa aproximadamente 390 kg, o que fica 47 kg acima da bateria quer era fornecida pela Williams. O centro de gravidade é agora mais elevado.

As corridas passam a durar 45 minutos, mais uma volta. Bom para os adeptos, um ‘pesadelo’ para os engenheiros com a gestão de energia

O novo Attack Mode, que substitui o ‘Fanboost’, aumenta a potência do motor em corrida de 200kW para 225kW, quando os pilotos passam numa ‘zona de 7 – ativação’, aumentando as possibilidades estratégicas e de ultrapassagem.

Os novos pneus Michelin pesam menos 2kg à frente de 2.5kg, mas passam a ter que durar toda a corrida. Já não há troca de carro a meio…

Principais características

– Comprimento: 5200mm

– Largura: 1800mm

– Altura: 1050mm

– Potência: 250kW

– Modo Corrida: 200kW

– Aceleração: 0-100 Km/h em 2.8 seg.

– Velocidade Máxima: 280km/h

– Poder de regeneração: 250kW

– Peso mínimo (incluindo piloto e bateria): 900kg,

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado