Fórmula E: GEN 2, o novo Fórmula E
Arranca no próximo fim de semana a quinta temporada da Fórmula E, numa competição que ressurge com muitas novidades. Mantendo o mesmo esquema de provas em pista citadinas, a maior novidade é mesmo o novo monolugar, o Spark SRT05e, que surge com diversos avanços tecnológicos importantes face ao anterior chassis Spark-Renault SRT_01E. A potência sobe de 200kW para 250kW, a velocidade máxima vai agora até aos 280 km/h.
Deixa de ser necessário trocar de carro a meio da corrida. O novo Gen2 tem mais performance e é mais eficiente. Também denominado ‘Spark Generation 2’ ou ‘Gen 2’, foi construído pela Spark Racing Technologies, tem chassis Dallara e bateria construída pela McLaren Applied Technologies.
A recuperação de energia passa de 150kW para 250kW, o que faz uma diferença gigantesca na travagem dos novos GEN 2.
O novo sistema brake-by-wire substituiu a travagem hidráulica e isto melhora imenso a eficiência da recuperação de energia.
O peso mínimo, incluindo piloto e bateria é 900kg, mais 100 kg que o carro do ano passado, e incluiu 18kg do Halo.
A bateria pesa aproximadamente 390 kg, o que fica 47 kg acima da bateria quer era fornecida pela Williams. O centro de gravidade é agora mais elevado.
As corridas passam a durar 45 minutos, mais uma volta. Bom para os adeptos, um ‘pesadelo’ para os engenheiros com a gestão de energia
O novo Attack Mode, que substitui o ‘Fanboost’, aumenta a potência do motor em corrida de 200kW para 225kW, quando os pilotos passam numa ‘zona de 7 – ativação’, aumentando as possibilidades estratégicas e de ultrapassagem.
Os novos pneus Michelin pesam menos 2kg à frente de 2.5kg, mas passam a ter que durar toda a corrida. Já não há troca de carro a meio…
Principais características
– Comprimento: 5200mm
– Largura: 1800mm
– Altura: 1050mm
– Potência: 250kW
– Modo Corrida: 200kW
– Aceleração: 0-100 Km/h em 2.8 seg.
– Velocidade Máxima: 280km/h
– Poder de regeneração: 250kW
– Peso mínimo (incluindo piloto e bateria): 900kg,
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI