Camiões: Eduard Nikolaev vence o seu 4º Dakar

Por a 17 Janeiro 2019 17:17

Eduard Nikolaev (Kamaz) confirmou hoje a vitória no seu quarto Dakar, terceiro consecutivo, terminando a prova com uma vantagem de 25 minutos de avanço sobre o seu companheiro de equipa Dmitry Sotnikov (Kamaz). Van Genugten (Iveco) aproveitou para vencer a última etapa, naquele que é o seu segundo triunfo neste Dakar.

Desde a edição de 2000, a Kamaz alcança agora a sua 15ª vitória contra duas da Tatra, duas da Iveco e uma da MAN. Não é por acaso que lhes chamamos a ‘Armada Russa’

A Kamaz era dada como favorita antes do início da prova, mas também era referido insistentemente a possibilidade da Iveco fazer uma ‘gracinha’. Ora bem, os italianos não foram, mais uma vez, capazes de se impor aos russos, que gostam pouco de suspense.

Do lado dos Iveco, da equipa de Gerard De Rooy, esta deu poucos sinais positivos, sendo que a armada Kamaz foi novamente mais forte e só não tem tem três camiões no pódio devido à atitude de Andrei Karginov, que em luta direta com um dos seus companheiros de equipa numa zona da etapa 5, não se coibiu de virar o camião em direção a um grupo de cinco espetadores que tiveram que fugir pela vida. Um deles não conseguiu, e o Camião passou-lhe por cima duma perna, partindo-a.

De resto, nem Iveco, nem Tatra ou Maz puderam fazer alguma coisa contra a Kamaz, que quando não teve Nikolaev, teve Sotnikov, o que chegou e sobrou para levarem de vencida a prova, com Gerard de Rooy (Iveco) a terminara no lugar mais baixo do pódio, mas a hora e meia do vencedor.

Eduard Nikolaev e Dmitry Sotnikov, chchegaram ao meio da prova separados por 11m54s, com vantagem para o primeiro, Sotnikov passou para a frente na sexta etapa, passando a liderar por 18 minutos, mas na etapa seguinte, a 7ª foi a vez de Sotnikov ter problemas, com Nikolaev novamente na frente, mas desta feita com 32m54s de avanço. O jogo do gato e do rato prosseguiu com sotnikov a passar novamente para a frente na etapa 8, desta feita com 26m49s de avanço para Nikolaev, mas este recuperou a liderança e confirmou hoje o triunfo, com 25m36s de avanço para Sotnikov.

Gerard De Rooy (Iveco) não pode fazer melhor que o terceiro lugar, com Federico Villagra (Iveco) a terminar em quarto a quase seis horas do vencedor.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado