Tom Kristensen: O que pensa o Mr. Le Mans dos pilotos portugueses?

Por a 13 Junho 2018 10:26

O Eurosport prepara-se para a garantir a maior cobertura de sempre das 24 Horas de Le Mans. O canal desportivo emite 38 horas, em direto, de um total de 42 completamente dedicadas à mítica corrida que testa os limites da resistência. Em 2018, estrelas com Fernando Alonso, Jenson Button ou Juan Pablo Montoya dão ainda mais brilho à corrida que conta com três portugueses: Filipe Albuquerque, Pedro Lamy e António Félix da Costa. Tom Kristensen, 9 vezes vencedor de Le Mans, é o especialista do Eurosport e apresentador do programa ‘Le Mans Coach’ e disse-nos o que pensa dos pilotos portugueses

Estás entusiasmado de ver pilotos de outras disciplinas na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans?
Ao longo dos anos, foram muitos os pilotos de outras disciplinas, incluindo a Fórmula 1, que competiram em Le Mans e com bons resultados. Este ano vamos ter o colombiano Juan Pablo Montoya, que se estreia em Le Mans. Vão ter oportunidade de ver Jenson Button, o ex-campeão do mundo de Fórmula 1, que também se estreia. Um e outro não estão em carros favoritos à vitória na classificação geral, mas Le Mans é muito mais que isso. Juan Pablo Montoya, tem uma ambição, ou um sonho, similar ao de Fernando Alonso: vencer o GP do Mónaco de F1, vencer as 500 Milhas de Indianápolis e depois, a maior de todas, as 24 Horas de Le Mans. Têm a ambição de o fazer ao longo da carreira.

Como mede as chances de Filipe Albuquerque?
O Filipe é uma pessoa fantástica e um excelente piloto. Claro que tem hipóteses de vencer Le Mans no futuro. Este ano já ganhou as 24 Horas de Daytona. Conheço o Filipe há muitos anos. Até ajudei o ajudei quando foi contratado pela Audi. Nesses anos em que correu pela Audi, ajudei-o porque acredito ser um ser humano fantástico e um grande piloto. Este ano houve o fantástico sucesso português na Rolex 24 in Daytona com o Filipe, o João Barbosa e o Christian Fittipaldi, guiando o Cadillac da equipa Sampling Racing Team. Sem dúvida que no futuro ele tem enorme potencial. Um dos que pode perspetivar-se como vencedor das 24 Horas de Le Mans.

O que pensas de Pedro Lamy?
O Pedro é da minha geração. Teve uma carreira fantástica e continua a adorar competir. Como guia nos GTE AM tem uma boa hipótese de ganhar com a Aston Martin.

Quais as expectativas relativamente aos BMW?
Uma enorme expectativa, mas também um grande ponto de interrogação. Vamos ver como decorre o dia de testes. Todos devemos estar entusiasmados com esse dia de testes pois a categoria GTE PRO apresenta-se extremamente competitiva. Fantástico ver que a BMW se junta à Ford, Ferrari, Porsche, Corvette e Aston Martin. Com mais um construtor, vai ser extremamente animado. Será muito complicado fazer previsões. António Félix da Costa é um excelente piloto. Vi-o correr, especialmente no DTM, e tem grandes ligações à BMW. Não tenho dúvidas que fará a diferença quando o carro estiver ao melhor nível. Estou expectante para seguir a corrida nessa classe; perceber como tudo vai decidir-se.

O que representa Le Mans para si?
Para mim, é a prova mais difícil do mundo. Talvez não parece humilde dizer isso, mas as 24 Horas de Le Mans são mesmo a prova mais dura. Devemos sempre esperar… o inesperado. Uma corrida que se faz de dia e de noite, que pode ter muito calor quando o sol brilha. Muito dura para os carros, para pilotos, para os mecânicos. Por vezes, guiamos com variadas condições atmosféricas. E depois há a velocidade ao longo dos 13.626 km da pista. Velocidades incríveis. É o maior dos desafios do Desporto Motorizado nos dias de hoje. Só acontece uma vez por ano e requer um dia de preparação. Depois, só temos 24 Horas para demonstrar a velocidade, a fiabilidade e as tuas capacidades.

Fonte: Eurosport

Tom Kristensen fala sobre os três pilotos portugueses em Le Mans

Visualizou de 4 artigos abertos

O AutoSport limitou a 4, o número de artigos
que poderá ler sem fazer login
Para continuar a ler livremente
os artigos AutoSport,
por favor faça login aqui
Caso não esteja ainda registado,
faça agora aqui o seu
registo gratuito
  • Não é possível alterar o nome de utilizador.

    Deixe um comentário

    Please Login to comment
      Subscribe  
    Notify of
    últimas Motor24
    últimas Autosport
    AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png