TCR Europa: Mikel Azcona vence o título em casa

Por a 22 Outubro 2018 14:07

A última ronda do TCR Europe foi, no Circuito da Catalunha, corou Mikel Azcona como vencedor do título de uma competição onde não faltou emoção, toques e surpresas. Francisco Abreu também esteve presente com a Sports & You para concluir a participação internacional.

O TCR Europe, competição que veio substituir o ETCC, foi um sucesso a todos os níveis, com muitos inscritos, um calendário interessante, luta renhida até ao fim e alguma polémica. A competição que ficou ao cargo da WSC, juntou os ingredientes para revitalizar o europeu de turismos.

A sétima e última ronda da competição teve casa cheia. Além dos habituais inscritos, tivemos novos nomes como Petr Fulin, o último campeão do ETCC em 2017, Mike Halder (Honda) vindo do TCR Germany, Klim Gavrilov (VW Golf) um jovem russo de 18 anos em estreia a nível internacional e que compete no TCR Russia, Nikola Miljković outro jovem de 23 anos vindo da Sérvia (Cupra) e Ashley Sutton( VW Golf), campeão no BTCC em 2017, que tem apostado nos TCR. A juntar à já extensa lista tivemos Norbert Michelisz (Hyundai) e Nathanaël Berthon (Audi), dois pilotos do WTCR.

A estrutura portuguesa Sports & You teve 2 Peugeot 308 TCR ao seu encargo, com o habitual Francisco Abreu e a novidade, Enrique Hernando Alonso, piloto espanhol, que tem tido sucesso no CER e que fez em Barcelona a sua estreia internacional.

A luta pelo título estava em aberto, embora Mikel Azcona estivesse em posição privilegiada. O piloto espanhol liderava o campeonato com 19 pontos de vantagem sobre Jean-Karl Vernay. Duzan Borkovic era também um dos pilotos que tentava levar o título para casa, ocupando a terceira posição com 134 pontos, menos 30 que o líder. Attila Tassi na quarta posição tinha ainda uma ligeira hipótese, mas os 41 pontos de diferença eram já uma distância considerável, com 50 pontos em jogo. Também os lastros de compensação foram revistos e os Audi ficaram com 60 kg a mais, tornando-se no carro mais pesado da grelha (1315Kg). O Cupra TCR teve um aumento de peso, tal como o Hyundai e o VW Golf. Do outro lado da balança o Subaru WRX STI TCR, o Peugeot 308 TCR e o Honda Civic ficaram mais leves.

Na qualificação voltamos a ter um Tassi muito forte, conquistando a pole para a corrida 1, seguido de Files, seu colega de equipa, com Azcona a fazer o terceiro melhor tempo, à frente de Borkovic em quarto. O outro candidato ao título, Vernay, ficou de fora do top 10 e comprometia assim as suas aspirações. Kris Richard (Hyundai) era décimo e largaria assim da pole para a corrida 2 com grelha invertida. Abreu continuou a melhorar os seus registos, mas tal não era suficiente para melhor que 19º.

Corrida 1 ainda permitiu a Tassi sonhar

A corrida 1 decorreu de forma perfeita para Tassi. O húngaro largou bem e manteve a liderança durante toda a corrida, ajudado por Files que serviu de “tampão” a Borkovic que passou Azcona no arranque. Borkovic lutou muito para passar Files e conseguiu-o perto do fim, quando o carro do britânico começou a ceder (viria a desistir no final). O sérvio passou para segundo, seguido de Azcona que pouco depois foi ultrapassado por Michelisz e Sutton, ficando à mercê de um espetacular Vernay, que recuperou do 13º até ao sexto posto. O final da prova chegou rapidamente e Tassi conquistou a vitória, com Borkovic e Michelisz no pódio. Com estes resultados, o título seria decidido na última corrida. Para Abreu foi uma corrida curta. O piloto teve um bom arranque, mas um toque furou o intercooler do seu carro obrigando, infelizmente a uma desistência.

Azcona com via aberta para o título na corrida 2

A segunda corrida começava sem Richard. O piloto suíço viu o seu melhor tempo apagado após a qualificação, por exceder os limites de pista, caindo para 10º. Richard desabafou nas redes sociais de forma menos própria, o que levou à exclusão do piloto da Target. Peter Terting herdou o primeiro lugar do suíço.

A corrida 2 começou com a desistência de dois candidatos ao título na primeira volta. Borkovic perdeu o controlo do carro numa luta na última chicane do circuito e tocou violentamente em Tassi, atirando os dois para fora de prova, o que escancarou as portas do título a Azcona, pois Vernay tinha largado de 12º, embora iniciando uma boa recuperação. Na frente da corrida Mike Halder largou melhor que Terting e ficou com a liderança, de onde nunca mais saiu, seguido de Daniel Nagy. Ashley Sutton, um dos destaques do dia anterior, conseguiu subir para a terceira posição, enquanto Terting caiu para quinto, atrás de Michlelisz. Mas atrás Vernay chegou a traseira de Azcona e o espanhol não dificultou muito a tarefa do francês, ciente de que para ser uma ameaça, Vernay teria de recuperar ainda mais posições, algo improvável. A corrida chegou ao fim, Halder venceu a prova, com Nagy e Sutton no pódio e Azcona sagrou -se campeão do TCR Europe. Francisco Abreu fez uma excelente recuperação e acabou em 12º perto dos pontos, que seriam um prémio mais que merecido para a sua prestação nesta corrida.

Corrida 1

1 Attila Tassi Honda 12 voltas

2 Dušan Borkovic Hyundai +3.422

3 Norbert Michelisz Hyundai +3.899

4 Ashley Sutton Volkswagen +5.334

5 Mikel Azcona Cupra +6.093

6 Jean-Karl Vernay Audi +6.666

7 Dániel Nagy Hyundai +7.344

8 Kris Richard Hyundai +8.016

9 Julien Briché Peugeot +9.356

10 Reece Barr Hyundai +10.049

Corrida 2

1 Mike Halder Honda 12 voltas

2 Dániel Nagy Hyundai +0.408

3 Ashley Sutton Volkswagen +1.518

4 Norbert Michelisz Hyundai +1.869

5 Peter Terting Hyundai +6.484

6 Josh Files Honda +6.742

7 Jean-Karl Vernay Audi +6.870

8 Mikel Azcona Cupra +7.292

9 Stian Paulsen Cupra +13.916

10 Reece Barr Hyundai +14.236

Campeonato:

1 Mikel Azcona Cupra 181 pts

2 Jean-Karl Vernay Audi 159 pts

3 Dušan Borkovic Hyundai 154 pts

4 Attila Tassi Honda 153 pts

5 Dániel Nagy Hyundai 138 pts

6 Josh Files Honda 121 pts

7 Kris Richard Hyundai 84 pts

8 Maxime Potty Volkswagen 76 pts

9 Stian Paulsen Cupra 62 pts

10 Francisco Mora Hyundai 44 pts

21 Francisco Abreu Peugeot 14 pts

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo