Rali Rota da Seda, Stéphane Peterhansel: “O Sebastian pagou caro um pequeno erro”

Por a 17 Julho 2017 22:17

Cyril Després, em Peugeot 3008 DKR, lidera o Rali Rota da Seda ao cabo de uma semana de prova, e tem cerca de 44 minutos de avanço face a chinês Wei Han, numa prova em que dois dos pilotos da Peugeot Stéphane Peterhansel e Sébastian Loeb, já se atrasaram devido a acidentes. Os carros franceses têm dominado quase na íntegra uma prova em que não têm concorrência à altura, exceção feita às próprias armadilhas do traçado. O francês já recuperou para sétimo, mas com Loeb foi bem mais grave. A dupla do Peugeot DKR Maxi nº 104 tiveram uma saída de estrada ao km 82, após bater numa vala e cair num nas imediações de um oued, ou rio seco, se preferir. Apesar das várias reparações de emergência, demoraram muito a chegar ao bivouac, onde permanecem até se decidir se as reparações são possíveis dentro do tempo disponível. Para Bruno Famin, Diretor do Team Peugeot Total: “Na altura não tivemos muitas informações sobre a situação do Sébastien e do Daniel, exceto que estavam bem de saúde. O carro ficou muito danificado. Faz parte da corrida, sendo exatamente o tipo de coisas que acontecem num rali tão difícil quanto o Rali Rota da Seda. Positivo é o fato de continuarmos a ter um Peugeot na liderança, agora através do Cyril, e de termos conquistado mais uma vitória em etapas, através do Stéphane. O que aconteceu hoje é mais uma prova de que tudo é possível e nada está garantido. Com um único carro na liderança, a estrada até Xi’an vai-nos parecer muito mais longa e dado que as especiais desta semana são particularmente difíceis prefiro não fazer qualquer prognóstico.”

No lugar mais baixo do pódio provisório está Bryce Menzies, em Mini All4 Racing, com o norte americano a ganhar ‘calo’ nestas ‘andanças’. Numa prova tão difícil, com percursos tão variados, é fácil surgirem armadilhas e por isso a classificação no top 10 tem mexido um pouco.

Para Stéphane Peterhansel, vencedor da etapa que lhe assegura para já o sétimo lugar da Geral: “O percurso de hoje foi completamente diferente da que tínhamos visto na primeira parte da prova, com muito off-road e armadilhas muito semelhantes às que conheço de provas em África. Usei, por isso, as táticas que acumulei com a minha experiência. Foi pena ver o que aconteceu ao Sebastian, que pagou muito caro um pequeno erro. Mas é a realidade desta disciplina e não me surpreendeu nada. É só estranho, pois começámos o rali com três carros muito fortes e agora só temos um em posição de vencer a prova, a alguns dias do seu final. Mas a Peugeot mantêm-se na liderança e a equipa está focada num único objetivo: chegar a X’ian no 1º lugar. Agora há que ficar ao lado do Cyril e ajudá-lo a vencer” disse. Quanto a Cyril Despres, lidera agora a prova: “A Especial foi muito difícil, em todos os sentidos do termo, com valas, lombas e zonas muito frágeis no leito de um rio… Houve de tudo e estávamos sempre a ser sacudidos. À luz das circunstâncias, decidi, junto com o David, não correr riscos. É ainda mais difícil concentrarmo-nos quando vemos um dos nossos companheiros parados fruto de um acidente. Ainda conseguimos manter um bom ritmo, mesmo se nos perdemos numa parte da especial, tendo encontrado o Stéphane quando andávamos à procura da pista ideal. O fato de estarmos esta noite na liderança não muda a nossa estratégia. Nada está assegurado, pelo que vamos continuar a rolar de forma inteligente” disse Després.

Amanhã (terça-feira, dia 18 julho), os concorrentes saem de Hami rumo a Dunhuang, numa Etapa de 517 quilómetros, 360 dos quais da Especial. Se a parte inicial será extremamente rápida, a estrada torna-se depois mais lenta e técnica, com várias mudanças de direção. A navegação será muito difícil na última parte de uma Especial disputada ao longo de um lago salgado.

Classificação

1º DESPRES Cyril/CASTERA David Peugeot 3008 DKR 26h31m17s

2º HAN Wei/MIN Liao (CHN) GEELY SMG BUGGY a 44m12s

3º MENZIES Bryce/MORTENSEN Peter Mini John Cooper Works Rally a 51m23s

4º LAVIEILLE Christian/GARCIN Jean-Pierre Baicmotor BJ40L a 52m34s

5º AMOS Eugenio/DELAUNAY Sébastien Ford TRX08L a 1h45m33s

6º PELICHET Jérôme/DECRE Eugénie Toyota Hilux a 2h27m40s

7º PETERHANSEL Stéphane/COTTRET Jean-Paul Peugeot 3008 DKR a 2h29m51s

8º LU Binglong/SHA He Baicmotor BJ40L 2h36m50s

9º LIU Kun/FANG Mingji GEELY SMG BUGGY a 2h50m08s

10º LIU Yangui/PAN Hongyu Baicmotor BJ40L a 4h10m38s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado