Rali de Portugal: A dureza (e não só) dos troços da 1ª Etapa

Por a 23 Maio 2018 12:55

A primeira etapa do Rali de Portugal está a tornar-se um sucesso! O ano passado, num dia em que a única diferença para este ano, foi mesmo a Braga Street Stage ter sido substituída pelo Porto Street Stage, tivemos cinco líderes distintos, enquanto este ano tivemos os mesmos cinco líderes, mas com o comando do rali a mudar sete vezes.

Houve pilotos a queixarem-se da dureza excessiva, mas a verdade é que são eles os próprios culpados. Nas primeiras passagens, Viana do Castelo e Caminha só foram um problema para os primeiros pilotos na estrada, pois nos arranjos feitos pelos municípios antes do rali, acrescenta-se uma camada de terra, as máquinas compactam o terreno, mas a passagem de nove dezenas de carros em competição estraga inevitavelmente os troços que na segunda passagem já não parecem os mesmos.

Em Ponte de Lima o troço já é, de si, duro, sempre o foi na sua história, e o que são hoje os quilómetros iniciais, em São Lourenço da Montaria, hoje em dia são uma auto estrada quando comparados ao passado. Na segunda passagem, sim, Ponte de Lima fica completamente ‘escavacado’ com pedras por todo o lado, e isto tudo junto redunda sempre em muita coisa para contar.

Infelizmente, este ano, ficaram lá Sébastien Ogier, Ott Tanak e Hayden Paddon e isso foi a única coisa de ‘mal’ que ali sucedeu, pois esses três pilotos fizeram falta ao resto do rali, já que Thierry Neuville deixou de ter grande oposição e entrou em velocidade de cruzeiro até ao fim da prova.

Os pilotos gostam muito de se queixar, e a verdade é que lhes metem o microfone e o gravador à frente e eles têm que dizer qualquer coisa, e quase sempre dizem que foi muito duro. Numa das últimas edições do AutoSport, publicámos uma história de Harri Rovenpera, pai do jovem Kalle, que agora é piloto oficial da Skoda, que no final da primeira classificativa da terceira etapa, do Rali de Portugal 1997, Alvôco das Várzeas, tinha acabado de deixar o Seat lbiza oficial #22, em pleno troço, e quando falou connosco, contou uma pequena história: “Adoro este rali, é fantástico. Alguns do troços são muito difíceis pois variam muito de ritmo, facto que a maioria dos finlandeses não estão habituados. É duro para as mecânicas mas quando falo nisso o Voitto diz sempre devia ter feito a prova dez anos antes ou mais, ‘então sim verias o que era dureza’. Se era assim não sei como os carros aguentavam…”

Pois é, sabemos que muita coisa mudou no WRC com o passar dos anos, e provavelmente a FIA não iria permitir hoje a dureza que tinha o Rali de Portugal nos anos 70 e 80. Para já nem falar do Rali da Grécia. Ou do Safari. Os carros de hoje são feitos para ser rápidos, não para aguentar provas duras. Sendo certo que é muito bom para o espetáculo ter carros tão rápidos, acredito que o WRC deveria ter pelo menos uma prova de endurance por ano, com o dobro dos dias de prova e extensão ‘à antiga’.

Até podia ser cá, os mesmos três dias no Norte com o que existe, dois dias em Arganil, parece verem o que é dureza, e depois para terminar em beleza, três passagens por Sintra…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis