Fórmula E: Félix da Costa é o nosso candidato!

Por a 14 Dezembro 2018 17:47

A quinta temporada da Fórmula E arranca amanhã e para um nome em especial é a mais aguardada de todas, António Félix da Costa. O português alinha pela equipa oficial da BMW e tem finalmente condições para almejar resultados ao nível do seu talento. Que a época comece!

As novas épocas trazem sempre alguma incerteza quanto aos vencedores. As apostas começam a fazer-se mediante a história e os dados dos testes. Mas esta época é como começar do zero. Com novos carros, novas equipas e novos pilotos, muito pode mudar, pelo que o passado, apesar de relevante, deixa de ter tanto peso.

Se olharmos para os dados das épocas anteriores, nomes como Sébastien Buemi, Lucas di Grassi, Sam Bird e Jean-Èric Vergne terão de ser apontados como fortes candidatos aos primeiros lugares. Há também a chegada dos experientes Felipe Massa e Gary Paffett e dos jovens vindos da F1, Pascal Wehrlein e Stoffel Vandoorne, entre outros nomes de peso. Há equipas novas, com fortes apoios, há mais marcas a chegar… um mundo novo, cheio de novas possibilidades.

Mas depois dos testes de Valência, há um nome que começa a ser cada vez mais apontado como um dos favoritos ao título… António Félix da Costa!

Depois de várias épocas a pilotar por equipas com menores aspirações, Félix da Costa parece finalmente ter uma máquina capaz de o fazer voar mais alto. Agora com o apoio da “sua” BMW, o piloto luso está numa equipa com capacidade para lutar pelos primeiros lugares. Nos testes de pré-época, o BMW iFE.18 foi sempre o mais rápido e Félix da Costa ficou com o melhor tempo dos três dias. A prudência leva a dizer que testes são apenas isso mesmo, mas os factos mostram que a BMW está forte e até Allan McNish, responsável pela equipa Audi, admitiu o favoritismo dos adversários.

Félix da Costa afirmou que a entrada da BMW era algo que desejava há muito tempo: “Ser piloto da BMW na Fórmula E era algo a que desejava desde o começo. Eu sempre tive esperança desde a primeira temporada que a BMW entrasse no campeonato e agora, na quinta temporada, isso aconteceu. É como se todas as peças do puzzle finalmente se juntassem. É muito bom quando temos um plano e dá certo. Estou realmente ansioso por esta temporada – espero que possamos ir longe.”

O português está presente na Fórmula E desde início e viu a competição crescer por dentro: “Estando lá desde o começo, tem sido impressionante ver o crescimento e as mudanças na Fórmula E. Isto começou como algo em que as pessoas não acreditavam muito, eu incluído, e agora é uma competição onde todos querem estar. Basta ver o profissionalismo, o número de fabricantes de topo que entraram, o número de fãs que assiste às corridas, e o nível dos patrocinadores envolvidos. Tem sido uma jornada impressionante para todos nós e agora é um campeonato que todos levam a sério. Tornou-se realmente muito grande”.

As sensações após o teste foram claramente positivas e o AutoSport sabe que o otimismo reina na BMW, o que é bom sinal. O piloto luso falou das sensações ao volante da sua nova máquina: “O novo carro portou-se bem desde o primeiro dia. Claro que no início estávamos preocupados com o nosso nível em comparação com os adversários, mas no teste de Valência mostrámos que temos um bom carro, com boa performance e fiável. Com o BMW iFE.18 criámos algo muito entusiasmante e mal posso esperar por começar.

Quanto às expectativas para este ano, apesar da onda de otimismo e do apoio crescente, a prudência é para já palavra de ordem: “O teste em Valência correu bem. Ficar sempre no topo da tabela de tempos deu-nos muita confiança, mas temos de manter a humildade. Os nossos concorrentes são extremamente fortes e por isso teremos uma abordagem cautelosa para Ad Diriyah. Não temos a certeza do que esperar do evento, mas vamos com a máxima força e motivação para definir os nossos objetivos e expectativas para a temporada a partir daí.”

Depois de uma época frustrante para o piloto, o seu bom trabalho, que era elogiado nos bastidores, mas que nem sempre deu os devidos frutos, muito pelas limitações da equipa, poderá agora ser recompensado. Félix da Costa tem a experiência, o talento e agora parece ter a máquina certa para regressar aos sucessos. Um dos pilotos mais acarinhados do campeonato e um dos grandes talentos nacionais, que se tornou numa peça importante para uma marca de topo, poderá ter este ano razões para sorrir.

Para isso precisa do apoio dos portugueses e o voto no fanboost terá de passar a ser um hábito. Que a sorte que por vezes se afastou do nosso compatriota possa desta vez acompanhar a sua caminhada em 2018/2019 e que esta época seja memorável para ele… e para nós!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Sapo
últimas Autosport
sapo
últimas Automais
sapo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado