World RX: Tiro de partida é em Barcelona
A alcunha foi-lhe atribuída durante a era em que ‘mandava’ na casa do WRC. O alsaciano quer fazer o mesmo agora no World RX, contando com o fiel apoio da marca do leão, numa nova temporada 2018 que se inicia agora mais imprevisível do que nunca.
Sébastien Loeb é unanimemente considerado uma lenda viva do Automobilismo. Depois de ter deixado uma marca profunda nos troços dos ralis do WRC de todo o mundo, onde o seu estilo de condução harmonioso e a sua inteligente gestão das provas lhe valeram 10 títulos mundiais (1 Junior e 9 Absolutos), o francês decidiu abraçar novos desafios na sua carreira mostrando uma faceta eclética pouco habitual nos pilotos profissionais do Século XXI, isto depois de já ter sido 2º classificado nas 24 Horas de Le Mans em 2006.
Esta nova face de Loeb trouxe-lhe o reconhecimento e a admiração de milhares de novos fans, que antes não nutriam grande afinidade pelo piloto francês nos seus tempos do WRC, onde o menor carisma da sua personalidade e a menor espetacularidade das suas passagens não faziam vibrar tanto os adeptos do Mundial de Ralis como os rivais da altura Petter Solberg ou Marcus Gronholm. Loeb abraçou assim uma série de novos desafios tendo passado pela Porsche Supercup, International GT Open, Mundial FIA GT (fazendo equipa com o nosso Álvaro Parente), Pikes Peak (recordista da rampa), WTCC e Dakar até ter aterrado no Mundial de Ralicross em 2016, disciplina que o encantou desde a primeira prova, como faz questão de referir: “Do ponto de vista da condução, o Ralicross oferece provavelmente a experiência mais intensa que um piloto pode ter. As corridas são muito curtas, mas a sensação é realmente incrível: os carros são parecidos com os WRC mas com 600 cavalos de potência, o que os torna muito divertidos de conduzir. Estou ansioso pela nova temporada.”
Após ter sido 5º e 4º classificado nos anos de 2016 e 2017 com o Team Peugeot-Hansen, Loeb sabia que precisava de receber um maior apoio por parte da Peugeot Sport para ombrear com os VW e Audi e lutar assim pelo título mundial. O grupo PSA decidiu aceitar o repto do seu piloto de sempre e, aproveitando o final do programa oficial no Dakar, vai-se envolver diretamente este ano no campeonato com a sua própria equipa de fábrica, o Team Peugeot Total.
A equipa vai iniciar a época com três Peugeot 208 WRX para Loeb, Timmy Hansen e Kevin Hansen, antes de receber a entrega dos novos leões que entrarão em jogo mais a meio da temporada. Do lado da EKS há novidades, com a contratação do rápido e fogoso Andreas Bakkerud para companheiro de Mattias Ekstrom e a apresentação do novo Audi S1 quattro, projetado a partir das oficinas da Audi Sport. Tanto a Peugeot como a Audi querem destronar a Volkswagen do trono, equipa que mostrou uma competitividade superior em 2017 e que por isso apresenta-se este ano com um ligeiro favoritismo sobre a concorrência. Johan Kristoffersson e Petter Solberg mantêm-se ao volante do Volkswagen Polo R, revisto na aerodinâmica mas também a nível mecânico.
A ameaça Hyundai
A GRX Taneco Team é uma agradável novidade para esta nova temporada, contando com o apoio discreto da Hyundai Motorsport, que preparou os World Rally Car de 2016 para Ralicross, um carro que deu provas da sua competitividade naquele ano com duas vitórias obtidas nos Ralis da Argentina e Sardenha. Os Hyundai i20 N RX de Niclas Gronholm e Timur Timerzyanov estarão equipados com propulsores da conceituada empresa francesa Pipo Moteurs, que já havia preparado o motor do Citroen DS3 que deu dois títulos mundiais a Petter Solberg. Por outro lado, o diretor da equipa é Marcus Gronholm, um especialista no desenvolvimento de WRCs, que optou por uma abordagem cautelosa na conceção do carro. Ao contrário da VW, cujo sistema de refrigeração está alojado na frente do Polo, os Hyundai irão montar uma estrutura mais tradicional nesta área. Mesmo sem termos certezas absolutas, este novo Hyundai i20 parece no papel ter condições para mostrar o mesmo nível de performance apresentado pelo trio VW, Audi e Peugeot.
A GCK é talvez a nova equipa mais esperada do ano, com o duo francês Guerlain Chicherit / Jêrome Grosset-Janin a estrearem o novo Renault Mégane RS RX preparado pela famosa Prodrive, num projeto que iniciou a sua preparação ainda em 2016. Veremos se o Mégane é tecnicamente evoluído e capaz de ombrear com a concorrência, sendo discutível se Chicherit, o mentor da equipa, terá efetuado a melhor decisão para a contratação do segundo piloto, com as opções que tinha disponíveis no mercado. Outra novidade é a Olsbergs MSE, que regressa ao Mundial, com um novo Ford Fiesta de raiz entregue aos suecos Kevin Eriksson e Robin Larsson, ambos já vencedores de provas no passado. O plantel fica completo com o Team STARD, que preparou um Ford Fiesta mais evoluído face à versão 2017, tripulado por Janis Baumanis e nalgumas provas pelo chinês Ma Qing Hua, ex-piloto do WTCC, além da nova entrada da Sébastien Loeb Racing, com um Peugeot 208 WRX construído em colaboração com a ORECA, a ser conduzido pelo belga Grégoire Demoustier. Se Kristoffersson se sagrou Campeão com alguma antecedência em 2017, a nova época parece indicar que a luta pelo título promete ser a mais emocionante de todas.
Inscritos Supercars
Nº | Equipa | Piloto | Nac. | Carro |
1 | PSRX Volkswagen | Johan KRISTOFFERSSON | SWE | Volkswagen Polo R |
4 | Olsbergs MSE | Robin LARSSON | SWE | Ford Fiesta RXS |
5 | EKS Audi Sport | Mattias EKSTRÖM | SWE | Audi S1 quattro |
6 | Team STARD | Janis BAUMANIS | LVA | Ford Fiesta RXS |
7 | GRX Taneco Team | Timur TIMERZYANOV | RUS | Hyundai i20 N RX |
9 | Team Peugeot Total | Sébastien LOEB | FRA | Peugeot 208 WRX |
11 | PSRX Volkswagen | Petter SOLBERG | NOR | Volkswagen Polo R |
13 | EKS Audi Sport | Andreas BAKKERUD | NOR | Audi S1 quattro |
21 | Team Peugeot Total | Timmy HANSEN | SWE | Peugeot 208 WRX |
36 | GCK | Guerlain CHICHERIT | FRA | Renault Mégane RS RX |
66 | Sébastien Loeb Racing | Grégoire DEMOUSTIER | BEL | Peugeot 208 WRX |
68 | GRX Taneco Team | Niclas GRÖNHOLM | FIN | Hyundai i20 N RX |
71 | Team Peugeot Total | Kevin HANSEN | SWE | Peugeot 208 WRX |
74 | GCK | Jérôme GROSSET-JANIN | FRA | Renault Mégane RS RX |
96 | Olsbergs MSE | Kevin ERIKSSON | SWE | Ford Fiesta RXS |
42 | Oliver Bennett | Oliver BENNETT * | GBR | Mini John Cooper Works RX |
58 | Team STARD | Ma QUINGHUA * | CHN | Ford Fiesta RXS |
84 | Hervé Knapick | Hervé KNAPICK * | FRA | Citroën DS3 WRX |
- Wildcards em Barcelona
Inscritos Euro RX Barcelona
Nº | Piloto | Nac. | Carro |
8 | Peter HEDSTRÖM | SWE | Volkswagen Polo RX |
10 | CSUCSU | HUN | Skoda Fabia RS |
14 | Jere KALLIOKOSKI | FIN | Renault Clio RS |
15 | Reinis NITISS | LVA | Ford Fiesta RXS |
23 | Andréa DUBOURG | FRA | Peugeot 208 WRX |
39 | Florent BÉDUNEAU | FRA | Peugeot 208 WRX |
48 | Lukas WALFRIDSON | SWE | Renault Clio RS |
49 | Michael de KEERSMAECKER | BEL | Ford Fiesta RXS |
50 | Attila MÓZER | HUN | Audi A1 |
54 | Mats ÖHMAN | SWE | Ford Fiesta RXS |
55 | Paulius PLESKOVAS | LTU | Ford Fiesta RXS |
56 | Rodolphe AUDRAN | FRA | Peugeot 208 WRX |
64 | Kjetil LARSEN | NOR | Volkswagen Polo RX |
72 | Ulrik LINNEMANN | DNK | Volkswagen Polo RX |
75 | Mário BARBOSA | POR | Citroën DS3 WRX |
76 | Philip GEHRMAN | SWE | Volkswagen Beetle RX |
77 | René MÜNNICH | DEU | Seat Ibiza RX |
83 | Patrick GUILLERME | FRA | Peugeot 208 WRX |
86 | Anders BRÅTEN | NOR | Volkswagen Beetle RX |
87 | Jean-Baptiste DUBOURG | FRA | Renault Clio RS |
90 | Thomas BRYNTESSON | NOR | Ford Fiesta RXS |
91 | Ola FRÖSHAUG | NOR | Ford Fiesta RXS |
92 | Anton MARKLUND | SWE | Volkswagen Polo RX |
99 | Aleš FUCÍK | CZE | Skoda Fabia RS |
102 | Tamás KÁRAI | HUN | Audi A1 |
111 | Derek TOHILL | IRL | Ford Fiesta RXS |
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI